Por que você deve correr? post image

Por que você deve correr?

Confira a saúde dos habitantes de uma metrópole moderna em termos de evolução. Resposta exaustiva à pergunta, por que você deve gostar de correr faça sol ou chuva.

Evolução e corrida

Uma das vantagens mais importantes do ser humano em relação aos outros animais não é a força física, mas o sistema de transpiração que lhe permite correr distâncias suficientemente longas com temperaturas do meio ambientes elevadas.

Quando caça, o ser humano consegue perseguir o animal até o pegar no momento em que ele se cansa e baixa a guarda. Na situação inversa, a pessoa consegue salvar a sua própria vida escapando de um animal agressivo. Em qualquer situação, o indivíduo saudável deve ser capaz de correr bem.

A epidemia da obesidade e o sedentarismo

A medicina moderna tornou possível a vida saudável de pessoas que, apenas um século atrás, não teriam a menor chance de sobreviver. A indústria alimentar moderna produziu a comida mais barata da história da humanidade.

No entanto, precisamente as calorias baratas foram a causa da epidemia da obesidade — nunca antes o indivíduo comum poderia se dar ao luxo de comer tanto por tão pouco dinheiro. A realidade com a corrida e a carga física é inversa: elas se tornaram privilégio dos ricos.

A escravidão global do escritório

Um dia típico de um morador de São Paulo, Paris, Moscou ou Cidade do México é igual em todo lugar: acordar cedo, tentar comer qualquer coisa, uma hora na estrada, para depois ficar sete horas sentado em um escritório fechado, o regresso a casa, no carro ou no transporte público.

Se checarmos quantas vezes o cidadão comum pratica atividade física em uma semana, verificamos que apenas algumas horas. Você realmente acha que essa forma de vida não vai deixar sequelas negativas na sua saúde e bem-estar?

Estilo de vida sedentário

Sem dúvida que as pessoas são muito diferentes dos animais. Mas, em muitas coisas também somos parecidos com eles. Agora imagine que o seu gato ou cachorro querido deixa de se mover, resolve ficar deitado 20 horas por dia no mesmo local, caminhando lentamente apenas para chegar à tigela da comida e voltar.

O mais provável é você concluir que o seu companheiro de 4 patas está gravemente doente e tem que ser tratado. Então por que não tenta se tratar a você mesmo? Provavelmente porque você não se dá conta de que praticamente não se move. Você passa o dia sentado no escritório, sentado em casa, sentado na estrada.

Esporte: privilégio dos ricos

Se você não consegue correr nem 100 metros, então está na hora de refletir seriamente sobre seu estado de saúde. Se não quer chegar aos 50 anos se deslocando em uma cadeira de rodas e sofrendo de dor crônica, tem que pensar na prevenção: no exercício físico regular e na corrida.

Claro que você vai dizer que não tem tempo. Mas precisamente por isso dissemos antes que a atividade física está se tornando privilégio de rico. Assim como ter a possibilidade de não precisar ficar o dia todo sentado no mesmo local, de poder caminhar e praticar esporte durante horas.

Tem pena de gastar dinheiro com a sua saúde?

Pense em como começar a correr. Não economize na sua saúde e compre calçado apropriado (lembre-se que se você tem pé chato precisa mesmo de tênis especiais), comecem primeiro por caminhar 20 minutos por dia, depois 30, depois uma hora. Arranje tempo para isso!

Não tente resolver um problema global com 5 minutos de corrida na esteira de um aparelho em uma sala abafada (isso não lhe faz lembrar um hamster em uma gaiola?) – comece por caminhar e correr no parque. Com sol ou chuva. Como faziam as pessoas centenas e milhares de anos antes de nós.

Goste de você mesmo!

Pratique qualquer atividade física não porque isso esteja “na moda”, mas porque isso torna você realmente mais forte e saudável. Não escolha um tipo de esporte que só “turbine os músculos e dê aquela enxutada rápida” — pratique um que você realmente goste.

Comece a nadar, a correr, a caminhar. Verá com que rapidez o seu corpo vai reagir positivamente a esse esforço. Deixe os fones e o celular em casa, pelo menos de vez em quando pratique esporte em silêncio, apenas ao som dos seus pensamentos. Hoje em dia isso também é um privilégio.

***

O habitante da metrópole moderna precisa mudar a sua atitude em relação ao exercício regular ao ar livre – o fato é que hoje isso é um enorme privilégio que não está ao alcance de todos. Se você pode praticar esportes não perca a sua chance.

Data da primeira edição:

  • 25 de setembro de 2014

Adicionar novo comentário: