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O melhor material de 2013

Aqui está o nosso presente de Ano Novo para os nossos leitores: o material da FitSeven mais popular no ano passado, os sete artigos mais interessantes e as colunas mais solicitadas.

Guia do iniciante

Inicialmente, esta série de material sobre como iniciar o treinamento de força com o objetivo de ganhar mais rapidamente músculo, estava planejada para durar 12 semanas. No entanto, ao nos darmos conta do grande interesse por parte dos leitores, o “Guia do Iniciante” foi alargado e o programa para 30 semanas.

No material desta série temática publicado ao longo de 8 meses a FitSeven explicou como construir, com apoio no programa básico para a hipertrofia, um sistema de rotinas de treinamento individual. Além disso, demos importantes dicas para ajudar a criar uma figura atlética.

Levantamento terra

A rubrica atualizada “Exercícios básicos” se tornou uma das mais populares em 2013. A razão é óbvia: nela nós explicamos não apenas como executar corretamente os exercícios mais importantes, mas tentamos também transmitir a sua lógica.

O artigo mais popular foi aquele que abordou o levantamento terra, isto é, o exercício-chave da musculação, que engaja na sua execução quase todos os músculos do corpo. Não é por acaso que precisamente o levantamento terra seja considerado por muitos como o exercício número 1 da musculação.

Musculação na Antiguidade

O material mais popular da seção “Indústria do fitness” foi o artigo que expôs a atitude da Grécia Antiga em relação ao esporte e ao corpo atlético. Precisamente esse país pode ser considerado o berço do fitness moderno e da cultura física como tal.

Muitas línguas modernas carregam até hoje as raízes gregas dos termos esportivos (nomeadamente a palavra “ginásio”, bem como a nomenclatura dos músculos), os nomes dos deuses gregos do esporte são familiares a todo mundo e os Jogos Olímpicos continuam atuais e de interesse do público.

Fato curioso:

A marca Nike deve o seu nome à antiga deusa grega Nike, a padroeira das vitórias, mais conhecida sob o nome romano de Victória.

Tipos de fibras musculares

Compreender as diferenças entre a mecânica das fibras musculares rápidas e lentas é de crítica importância para elaborar um treinamento de força eficaz. Diferentes tipos de fibras exigem estratégias diferentes de treino, diferentes pesos e número de repetições.

O tipo mais comum de treino para trabalhar as fibras de contração lenta é a corrida de maratona, para as fibras de contração rápida – é o levantamento único de um peso elevado. É importante ressaltar que a alternância de ação sobre os diferentes tipos de músculo está na base das técnicas de periodização do treino.

Luta contra a gordura

A série de materiais dedicados à luta contra a obesidade foi uma das mais populares em 2013. A FitSeven explicou quais os tipos de célula adiposa existem no organismo e como combater mais eficazmente cada um desses tipos.

Nós explicamos que a dieta pode ajudar apenas a se livrar da gordura dos órgãos internos (a gordura visceral) e da camada média de gordura, mas que a gordura “difícil” do abdômen exige uma atuação sobre o fundo hormonal, através da combinação de uma alimentação correta e de cargas de cárdio adequadas.

Circuit Training

Este treinamento de força, formado por uma execução sequencial de conjuntos de exercícios com pesos operacionais médios, se tornou uma das principais tendências da malhação de 2013. Ao circuit training se remete precisamente a CrossFit — uma tendência popular do fitness.

O circuit training é uma das melhores maneiras de trabalhar a definição dos músculos e de melhorar a sua força e resistência naturais. Aqueles que malham segundo os princípios da CrossFit possuem não tanto músculos maciços, quanto uma figura seca e atlética.

Ryan Gosling

O material mais popular da seção “Famosos na academia” foi aquele que abordou o programa de rotinas de treino de Ryan Gosling. E a razão é simples: o artigo fala sobre a técnica de treino de praia para criar uma figura com costas em V, com braços fortes e ombros largos.

A FitSeven contou como o ator, que por natureza tem uma disposição física genética bem mediana, se transformou em poucos anos no símbolo sexual número 1 de Hollywood. O segredo do seu sucesso é simples: treinamento de força persistente e respeito pelas regras de alimentação que estimulam o crescimento muscular.

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A redação da FitSeven deseja a todos os seus leitores Boas Festas e Feliz Ano Novo! Agradecemos por terem acompanhado o nosso projeto em 2013 e esperamos continuar na companhia de todos vocês no próximo ano. Boa sorte nos treinos e na vida!

Data da primeira edição:

  • 30 de dezembro de 2013

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