Musculação do futuro post image

Musculação do futuro

Principais conquistas da musculação moderna, formas inovadoras para ganhar massa muscular e criação daquele corpo atlético e enxuto que daria inveja ao seu bisavô.

1: Calorias baratas

A busca constante de alimentos e a batalha contra a fome, os principais problemas da humanidade por milênios, são hoje resolvidos com sucesso na maioria dos países. As novas tecnologias agrícolas permitiram melhorar significativamente a produtividade e reduzir o custo dos alimentos.

Para proporcionar as 3000 calorias diárias necessárias para aumentar a massa corporal magra, o seu bisavô teria, em primeiro lugar, que gastar um bom dinheiro e, em segundo lugar, que levar o dia comendo, de manhã até a noite, enormes quantidades de alimento.

2: Whey proteín isolada

Tendo começado a ser produzido em massa algumas décadas atrás, os suplementos esportivos e os coquetéis proteicos simplificam grandemente o principal problema dos atletas que treinam para ganhar músculos – fornecer facilmente ao corpo grandes quantidades de proteína facilmente digerível.

Antes do aparecimento da proteína isolada era praticamente impossível consumir centenas de gramas de proteína com a ingestão do alimento normal e respeitando ao mesmo tempo o nível moderado de gordura na dieta. Já para não falar que, para ingerir carboidratos na janela metabólica depois de uma sessão de treinamento, a pessoa tinha que comer ovos crus.

3: Possibilidade de calcular os nutrientes

O crescimento muscular requer não apenas uma grande quantidade de calorias, mas também determinadas proporções de macronutrientes na dieta diária: 3,2 g de proteína por kg de peso corporal, 7,5 g de hidratos de carbono por kg de peso corporal e cerca de 30% da ingestão calórica total sob a forma de diversos tipos de gorduras.

Se dez anos atrás não se indicava na embalagem dos alimentos a quantidade de calorias, proteínas, gorduras e hidratos de carbono e o cálculo dos nutrientes exigia o processamento manual de dados em papel, atualmente a contagem dos nutrientes não representa qualquer dificuldade.

4: Academias na cidade

A existência de centros esportivos de qualidade com piscina e em áreas de acessibilidade de transportes daria inveja não só ao seu bisavô, mas a muitos dos leitores da FitSeven. Mesmo na moderna Paris não é fácil encontrar uma academia com pesos livres, barras e halteres.

É extremamente difícil realizar em condições caseiras ou em aparelhos comuns os exercícios mais importante para o crescimento muscular — o levantamento terra, os agachamentos e o supino. Caso haja perto de sua casa uma academia equipada com a tradicional barra convencional e uma boa coleção de pesos, considere-se uma pessoa muito sortuda.

5: Aparelhos

Os trabalhos de criação de aparelhos esportivos que permitissem otimizar o trabalho dos músculos começou mais de três séculos atrás – ao longo deste tempo surgiram muitos aparelhos de fato bons e úteis (aparelhos para fazer pull over ou aparelhos com polia), mas também surgiram muitos sem sentido.

Os iniciantes, que não sentem o trabalho dos músculos do peito no supino e do músculo grande dorsal na barra fixa, devem evitar quaisquer aparelhos que imitem o supino ou a puxada na polia alta. No entanto, para os atletas profissionais estes aparelhos são extremamente úteis.

6: Possibilidade de automassagem

Durante décadas a massagem desportiva, que acelera muito o processo de recuperação e crescimento musculares, era acessível apenas a atletas de alta competição. No entanto, o surgimento dos rolos de liberação Foam Roller permite agora que você realize uma massagem a si mesmo.

Este típico rolo de massagem é um cilindro de 30 ou 90 cm de comprimento e com 15 cm de diâmetro que se coloca debaixo do grupo muscular, se procura o “ponto de tensão”, onde os músculos estão mais tensos e, em seguida, fazendo uma ligeira pressão sobre o rolo, essa tensão acaba por desaparecer.

7: Pilates

Uma compleição atlética não significa apenas músculos grandes, mas também pontos de fixação corretos desses músculos aos ossos e a capacidade de saber manter o corpo da melhor forma possível (a chamada postura atlética). Você provavelmente não sabe, mas a técnica de melhoramento da compleição física existe já há muito tempo.

Joseph Pilates dedicou a maioria de sua ao desenvolvimento de aparelhos para melhorar a mecânica dos músculos. Se na sua academia esportiva existe um aparelho profissional Pilates Allegro Reformer, corra a se inscrever imediatamente e sinta a diferença.

***

As conquistas da musculação moderna – a disponibilização fácil de equipamentos esportivos, calorias baratas e proteína de fácil digestão – simplificaram grandemente o processo de ganho de massa muscular. Aproveite essas conquistas que deixariam seguramente o seu bisavô morrendo de inveja.

Data da primeira edição:

  • 28 de julho de 2014

Adicionar novo comentário: