Sensualidade masculina post image

Sensualidade masculina

Existirá ligação entre o look ‘barba por fazer’ e sexualidade: que tipo de rosto masculino e físico corporal atrai mais as mulheres? Por que todo mundo gosta dos bonitos?

Como agradar a ela?

O objetivo do estudo da Northumbria University foi procurar uma ligação entre os pelos no rosto masculino e o seu grau de sensualidade do ponto de vista das mulheres(1). Determinou-se existir efeito de causa direta nos seguintes parâmetros: capacidade de atração, masculinidade, desejo de dominar.

Foram graficamente criados vários modelos de rostos masculinos medianos e depois cada um dos deles foi apresentado nas seguintes versões: rosto barbeado, com barba ‘por fazer’, com barba sombreada, com cavanhaque e com barba farta e espessa.

Rosto masculino: barba assumida vs. barba por fazer

De acordo com os resultados, um homem com barba fica com um ar mais ‘macho’, adulto e inspira mais confiança para uma relação séria. Homens sem qualquer pelo no rosto transmitem a sensação de serem mais jovens e muito menos másculos.

A preferência delas vai para os rostos masculinos com look de ‘barba por fazer’: as mulheres acham esta barba mais atraente e acreditam que o homem que a usa é ideal tanto para relações curtas, como para um relacionamento mais longo.

Estudos de percepção da aparência física

Alguns anos atrás, a universidade alemã de Ratisbona (Regensburg) fez um estudo ainda mais abrangente sobre a percepção da aparência física. Mais de 500 participantes classificaram 50 modelos de rosto masculino graficamente modelados no computador(2).

Se lhes pedia que avaliassem, em uma escala de 1 a 7, os seguintes parâmetros dos homens com base em sua aparência física: grau de confiança, honestidade, capacidade de atração, cultura/educação, profissionalismo e competência, cordialidade. Em seguida, buscou-se o valor médio.

Quais os homens mais sensuais?

Apresentamos em baixo os dois tipos de rosto mais e menos sexy (o rosto da esquerda e da direita, respectivamente). Aos traços mais sensuais são atributos do tom de pele mais escuro, de rosto mais triangular e, o que não causa nenhum espanto, com menos gordura.

Além disso, os rostos mais atraentes foram considerados aqueles com lábios mais carnudos e simétricos, sem rugas entre o nariz e os cantos da boca, com sobrancelhas e pestanas escuras, com maçãs elevadas e queixo proeminente, bem como, com um contorno pronunciado da mandíbula inferior.

Por que todo mundo gosta dos bonitos?

Os homens, cujos rostos foram consideradas atraentes e sensuais, receberam maior pontuação também em outros parâmetros: eles foram considerados homens mais confiantes neles mesmos, de sucesso, sociáveis, simpáticos e cultos.

A conclusão é óbvia: nos dias de hoje se acredita que uma pessoa deve transmitir um ar sarado e sexy, sem rugas no rosto como sinais de ansiedade e tristeza, e deve sorrir sempre.

Rosto masculino perfeito

O terceiro estudo foi feito através de uma enquete realizada a mais de 2.000 mulheres(3), a quem foi pedido que indicassem as características que consideravam mais atraentes em um homem. Além das características já indicadas acima, se considerava aqui também a compleição física e o corpo em si.

A grande maioria – 82% das jovens – consideraram que o corpo sarado e esportivo era o mais atraente, 8% disse gostar dos fisiculturistas bombeados e 5% preferiu homens magros e “caseiramente ternos”.

Existe ou não a beleza ideal?

A conclusão mais interessante do estudo da Universidade de Ratisbona foi que não mais do que 9% das inquiridas que consideravam atraente um rosto “melhorado” no computador concordava em dizer que esse mesmo rosto, mas no seu original (sem retoque), era igualmente atraente(4).

Estamos tão acostumados à imagem perfeita que a TV e a publicidade nos transmitem, que esquecemos que existem diferenças entre a realidade e a computação gráfica. O aspeto das estrelas de cinema nos filmes e o seu aspeto na vida real são duas coisas essencialmente diferentes.

***

A barba por fazer dá ao homem traços de sensualidade e masculinidade. Mais atraentes são os rostos com traços bem definidos e menos atraentes são os rostos arredondados. A grande maioria das mulheres não considera sensuais os fisiculturistas bombeados.

Fontes de informação:

  1. The effects of facial hair manipulation on female perceptions of attractiveness, masculinity, and dominance in male faces, Division of Psychology, School of Psychology and Sport Sciences, Northumbria University, fonte
  2. Beauty Check: research project on ‘facial attractiveness’, Universities of Regensburg and Rostock, Germany, 2001, fonte
  3. Men’s Roles and Social Pressures, Attractive Men Survey, fonte
  4. Beautycheck – Causes and Consequences of Human Facial Attractiveness (Summary), fonte

Data da última edição:

  • 17 de abril de 2015

Adicionar novo comentário: