Joe Weider: o rei dos esteroides post image

Joe Weider: o rei dos esteroides

História da vida de Joe Weider, o fundador do império esportivo Weider, das revistas Muscle & Fitness e Shape, da competição de fisiculturismo "Mr. Olympia" e de um sistema de treinamento.

Pai do Bodybuilding e do Fitness

Josef Edwin Weider nasceu em uma família de imigrantes poloneses no dia 29 de novembro de 1919, em Montreal, no Canadá. Morreu de insuficiência cardíaca aos 93 anos de idade, em Los Angeles, Califórnia, no dia 23 de março de 2013.

Joe Weider pode ser chamado de pai do fisiculturismo e fitness modernos. Foi precisamente ele quem lançou as revistas Muscle & Fitness e Shape e a sua empresa de produção de suplementos esportivos foi uma das primeiras do mundo a surgir.

Revista Muscle & Fitness

Em 1936, com a idade de 17 anos, Joe prepara sozinho a primeira edição da sua revista Your Physique, dedicada ao bodybuilding e musculação. Em 1951 a revista passa a se chamar Muscle Builder Magazine e em 1981 — em Muscle & Fitness(1).

Para além da Muscle & Fitness, a editora Weider Publications lançou outras publicações como a Shape, Men’s Fitness e Flex, assim como vários livros sobre o programa de treinamentos de Weider. Em 2002 a editora foi vendida por 350 milhões dólares à American Media(2).

Schwarzenegger e Mr. Olympia

Em 1946 Joe fundou, junto com seu irmão Ben, a Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB, International Federation of BodyBuilding & Fitness), que em 1965 realizou o primeiro concurso para eleger o Mr. Olympia.

Entre as estrelas deste concurso podemos destacar Arnold Schwarzenegger. Na realidade, foi Weider que fez dele uma estrela, graças ao apoio que lhe deu em suas revistas. No início dos anos setenta Schwarzenegger se tornou o rosto dos suplementos esportivos Weider.

Veja também:

Pilates — disputas autorais e maiores empresas no mercado. Quais as principais diferenças entre pilates e yoga? História do Pilates.

Suplementos esportivos Weider

Fundada na década de trinta, a Weider Nutricional viria a se tornar em uma das primeiras empresas do mundo em produção de suplementos esportivos. Na década de sessenta a empresa começou a produzir barras de proteínas (Tiger’s Milk) e, posteriormente, proteína em pó.

A Weider Nutrition teve problemas com a lei mais do que uma vez por causa de declarações sobre as “propriedades mágicas” de seus suplementos esportivos. Por exemplo, uma das suas publicidades prometia “um crescimento de 0,5 kg de massa muscular por dia”. Mas é evidente que as revistas de Weider não faziam qualquer menção às críticas.

O boom dos esteroides

A maioria das substâncias para o crescimento muscular, isto é, substâncias que alteram o plano hormonal do organismo e afetam a produção de testosterona e outros hormônios esteroides (ou substituem esses hormônios) – os esteroides – era perfeitamente legais até meados de 1990.

Os imensos músculos das grandes estrelas do fisiculturismo dos anos setenta e oitenta (Arnold Schwarzenegger, Sergio Oliva, Frank Zane e outros) foram ganhos com a ajuda de esteroides. Até o próprio Schwarzenegger admitiu ter usado esteroides nessa altura(3).

Sistema de treinamento de Weider

O império fundado por Weider em suas publicações mostrava fisiculturistas bem bombados que tomavam esteroides dizendo que haviam ganho massa muscular somente apenas com o sistema de treinamento de Weider e os suprimentos esportivos de Weider.

A revista Muscle & Fitness e outras publicações de Weider se transformaram, no sentido literal da palavra, em catálogo de publicidade dos suplementos de Weider, vendidos sob diferentes marcas. É evidente que esta publicidade não se entregava à crítica ou opinião independente.

Multipower e Reckitt Benckiser

Em 1998, a Weider Nutricional comprou, por 50 milhões dólares, a alemã Haleko4, fabricante das marcas Multipower, Multaben, Champ, e Venice Beach. Sem ter conseguido tornar o negócio rentável, a empresa revendeu a Haleko em 2005 ao grupo croata Atlantic Grupa por US $ 15 milhões(5).

Em 2012, o ramo do império de Weider responsável pela produção de vitaminas, a Schiff Nutrition (marcas MegaRed, Move Free, Digestive Advantage, Schiff Vitamins e Tiger’s Milk) foi vendido por 1,4 bilhões de dólares à Reckitt Benckiser(6), que ultrapassou a oferta de US $ 1,2 bilhões da alemã Bayer.

***

Foi precisamente Joe Weider que popularizou aquilo a que atualmente chamamos de fitness e musculação e as estrelas lançadas pelo seu império brilham até hoje. Infelizmente, devemos também a Weider e à publicidade de suas revistas a moda dos corpos bombados à custa de esteroide.

Referências:

  1. Muscle & Fitness History, fonte
  2. American Media to Buy Weider for $350 Million, fonte
  3. Conan the Politician, fonte
  4. Weider Nutrition to buy Haleko, fonte
  5. Weider sells Haleko to Croatian group, fonte
  6. Reckitt Benckiser Signs Agreement to Acquire Schiff, fonte

Data da primeira edição:

  • 30 de julho de 2013

Adicionar novo comentário: