Corte de cabelo masculino post image

Corte de cabelo masculino

Quais as regras e os segredos de um corte de cabelo masculino da moda? O que é mais importante: o corte em si ou o penteado? Como criar uma ‘bagunça’ criativa na sua cabeça.

Cortes de cabelo masculino na moda

Começo por dizer que todos os cabelos que vemos nos atores de cinema e nas fotos profissionais das revistas são mais depressa resultado do penteado do que do corte. Seria ingênuo acreditar que os cabelos podem ficar assim por eles mesmos.

O mais importante para um bom penteado masculino está no segredo de não ser notado, ele deve parecer o mais natural possível. E independentemente daquilo que lhe prometeu o cabeleireiro, aquele efeito de ‘vedeta de Hollywood’ não pode ser obtido apenas com o formato do corte. É necessário criar um penteado.

Estilo de penteado ou corte de cabelo?

Será o tipo do seu cabelo a determinar em grande parte o grau de dificuldade que você terá para obter o estilo de penteado que deseja. Se o seu cabelo é fino e suave, então você precisa usar uma laca que não deixe o cabelo pesado. Mas se o seu cabelo é forte, nesse caso aplique gel.

Como já dissemos, não espere nenhum milagre do corte – ele apenas dá a base para o penteado. Lembre-se que se um corte de cabelo ruim pode ser disfarçado por um bom styling, mas que não há nada que ajude a disfarçar um penteado ruim. Mesmo que o seu cabelo tenha sido cortado por um mestre da tesoura.

Como secar o cabelo com secador?

A primeira coisa para obter um penteado é secar o cabelo com secador. É importante não apenas apontar o fluxo de ar para o cabelo, mas criar a orientação do penteado com este fluxo. Experimente isso, pois só assim conseguirá obter um cabelo volumoso.

Se usar o secador sempre apontado para o mesmo lado, com o tempo o seu cabelo acabará por nascer nessa mesma direção da secagem. Não segure o secador muito perto porque o ar quente pode danificar o couro cabeludo ou até mesmo queimar as raízes do cabelo.

Como formar o estilo do penteado com gel?

A segunda etapa é o styling. Infelizmente, para esta etapa não existe nenhum conselho universal sobre que produto escolher: terá que experimentar por você mesmo diferentes produtos para o cabelo (géis, pastas, ceras, etc.), até encontrar o que mais lhe convém.

Este produto é aplicado no cabelo já depois de seco e enquanto ainda está em pé por causa do ar do secador. Coloque um pouco do produto na palma da mão, espalhe em ambas as mãos e em seguida, com uma única passagem da mão direita, aplique-o no lado direito da cabeça e, com uma única passagem da mão esquerda – no lado esquerdo da cabeça.

Como fazer um penteado que esteja na moda?

Durante o styling aprenda a criar o penteado com apenas esses dois movimentos. Quanto mais você tocar no cabelo, mais você irá embaraçá-lo e menos natural ele vai ficar. Pode se permitir apenas pequenos ajustes de mechas depois de o volume de base ter sido criado.

A etapa da aplicação do produto é a mais difícil e, por isso, nos primeiros tempos será mesmo obrigado a praticar. Não desespere quando não conseguir logo à primeira: volte a lavar a cabeça para retirar o produto e tente de novo dar-lhe a forma que deseja. Isto não é tão difícil como parece inicialmente.

É ou não preciso usar laca no cabelo?

A terceira etapa da criação do seu penteado é útil para quem tenha o cabelo muito fino. Apesar de muitos estarem acostumados a fixar o penteado com a ajuda de um montão de gel, isso é uma coisa errada para se fazer: o cabelo fica com aspeto oleoso e ceder sob o peso do gel.

A maneira mais fácil para fixar os cabelos macios é usando laca. Claro que também aqui é importante saber quando parar: nunca encha a cabeça de laca, mas apenas aplique suavemente um pouco de spray no cabelo. Use uma laca de fixação forte, que é absolutamente perceptível.

Regras de higiene a ter com o cabelo

Lembre-se que é importante lavar o cabelo antes de ir se deitar, a fim de eliminar todos os produtos de styling ou, caso contrário, eles acabarão passando para a sua almofada e, daí, para o seu rosto, provocando sujeira nos poros e até mesmo causando acne em alguns casos.

Além disso, a ducha noturna é um importante procedimento de higiene, que o liberta de todo o suor e sujeira que se acumularam na sua pele ao longo do dia. Não seja um preguiçoso que se contenta apenas com o banho matinal – tome ducha sempre antes de ir se deitar.

***

O segredo de um corte masculino como os das revistas está no estilo do penteado escolhido. Seja qual for o seu corte, você simplesmente não conseguirá notá-lo depois que o lava e antes que o seca. Até porque o mais importante na criação do penteado masculino é fazer com que ele não se note, fazer com que o cabelo pareça o mais natural possível.

Data da primeira edição:

  • 20 de outubro de 2012

Adicionar novo comentário: