Tênis Nike post image

Tênis Nike

Como entender o que é o quê nas diferentes linhas de tênis da Nike: Qual a diferença dos Air Max em relação aos Free Run? Existem tênis similares da Adidas e outras marcas?

A maior empresa de esportes

Fundada em 1964 como distribuidora de calçado da japonesa ASICS no continente norte-americano, a Nike Inc. é líder de mercado em artigos esportivos – nos EUA, a empresa ocupa mais de metade do mercado dos tênis de corrida e detém 92% do mercado de tênis de basquete(1).

A receita da empresa em 2012 foi de mais de 25 bilhões de dólares e o valor direto da marca Nike está avaliada em 10 bilhões de dólares, tornando-a assim a marca esportiva mais cara do mundo. A empresa também é proprietária das marcas Converse e Hurley, e foi detentora por algum tempo da marca Umbro(2).

Nike Air Max

Graças à tecnologia Air Max, a empresa Nike conseguiu aumentar bastante o volume de vendas e se tornar a maior fabricante de calçado esportivo nos Estados Unidos. O primeiro modelo foi lançado em 1987 e até hoje ela já produziu mais de 30 variações destas sapatilhas clássicas.

A principal vantagem dos tênis Nike Air Max é a existência de cápsulas de ar (“wafers”) por baixo do calcanhar ou ao longo de toda a sola do pé. Graças a esta cápsula, se dá uma substancial amortização e suavização dos impactos sobre a superfície do pé durante a corrida.

Nike Shox versus Reebok E.R.S.

Em uma tentativa de manter a cota de mercado, a outra grande empresa fabricante de calçados, a Reebok, introduziu, em 1988, a tecnologia Energy Return System (E.R.S.), que se baseia na utilização de uns cilindros especiais na sola do tênis para amortecimento durante a corrida(3).

A tecnologia utilizada na produção dos tênis Reebok tem mais de 20 anos e foi substituída apenas quando surgiu a Reebok Hexalite. Por sua vez, em 2000, a Nike lançou o modelo Shox, com mecânica semelhante, no entanto, atualmente essa gama já não é mais produzida.

Nike versus Adidas

Depois da compra da empresa alemã Adidas-Solomon pela empresa americana Reebok, em 2009, as patentes e desenhos da Reebok foram para a sede. Poucos meses depois, a Nike processou a Adidas por copiar a sua tecnologia Shox e por violar 19 de suas patentes(4).

Em 2009 teve outro processo judicial entre a Nike e a Adidas devido à tecnologia Nike Flyknit e adiZero Primeknit. No entanto, neste caso o tribunal ficou do lado da Adidas e se recusou a reconhecer os artigos da empresa como cópia das criações desenvolvidas pela Nike(5).

Nike Flyknit

A tecnologia Flyknit é da última geração. O resultado das pesquisas da empresa Nike resultou na criação de um modelo que pesa apenas 159 gramas graças às mais recentes tecnologias de costura para conseguir obter um ajuste mais confortável ao pé.

Atualmente, a empresa produz os modelos Nike Free 4.0 Flyknit e Nike Flyknit Air Max (ver ilustração principal). A empresa Adidas, por sua vez, argumenta que, também ela desenvolveu, isoladamente da Nike, tecnologia semelhante à adiZero Primeknit, e a aplica em seus tênis.

Nike Free Run

Em resposta às críticas da corrida com tênis com amortecimento e à crescente popularidade da corrida com pé descalço, em 2004 a Nike lançou o modelo Free. Em uma escala proposta pela empresa de 0 (correr descalço) a 10 (correr com tênis), o modelo Free ocuparia a posição 5.

A principal vantagem da Nike Free são as ranhuras hexagonais flexíveis na sola, que proporcionam movimentos mais naturais durante a corrida. Como em outros casos, a Adidas também comercializa um modelo análogo a esse – o Adipure Trainer, e ao New Balance – o New Balance Minimus.

Por que os tênis Nike são caros?

Em 2003, a maior distribuidora de sapatos europeus e americanos, a “Foot Locker”, suspendeu a venda dos modelos topo de gama da Nike com base em seus preços elevados comparativamente aos seus concorrentes. Foram precisos vários meses de negociações para as empresas chegarem a um acordo.

É importante notar que a Nike não produz seu próprio calçado, mas apenas distribui as ordens para a sua produção em fábricas terceirizadas. O poder da empresa se foca exclusivamente na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, design e comercialização de calçado esportivo.

***

Apesar de a empresa Nike ter criado o primeiro sapatos de corrida com amortecimento (o modelo Air Max), o segundo maior player no mercado — a empresa alemã Adidas e sua unidade Reebok — apresenta muitas vezes modelos de tecnologia análoga a muitas criações da Nike.

Leia mais:

Fontes:

  1. Nike: The No. 1 Most Innovative Company Of 2013, fonte
  2. Nike, Inc., Wikipedia Article, fonte
  3. Energy Return System, Wikipedia Article, fonte
  4. Nike sues Adidas over shoe patent, fonte
  5. Adidas Won Against Nike Over Flyknit Patent Infringement Case, fonte

Data da primeira edição:

  • 30 de abril de 2014

Adicionar novo comentário: