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Monitores de Frequência Cardíaca

Como medir a frequência cardíaca durante o treino de força ou enquanto corre? O que é um monitor de frequência cardíaca, que tipos de monitores existem e qual é o melhor?

Por que serve um monitor de frequência cardíaca?

Conhecer a sua frequência cardíaca (FC) durante o treinamento de força, cardio ou aeróbico permite a você escolher o ritmo correto dos exercícios e determinar a duração das pausas necessárias para restaurar o nível normal do batimento cardíaco.

A frequência cardíaca máxima nos homens (FCHmax) se determina subtraindo a sua idade ao número 220. Por exemplo, se você tem 25 anos, a sua frequência cardíaca máxima será de 195 batimentos por minuto. Este valor é tomada como 100% e os restantes valores são calculados a partir dele(1).

Zonas de Treinamento

A zona de manutenção (50-60% FCHmax) é a frequência do batimento cardíaco seguro para as operações diárias e para esforços físicos leves. A zona aeróbia lipolítica  (60-70% FCHmax) é a frequência cardíaca ideal para a cardio em queima de gordura(1).

A zona do limiar aeróbio (70-80% FCHmax) é o treino de resistência que desenvolve a força do músculo cardíaco. A zona anaeróbica ou zona mista (80-90% FCHmax) tem como benefício o desenvolvimento do sistema respiratório devido à respiração muito rápida. A zona de esforço máximo (90-95%) é usada apenas por curtos intervalos.

Como medir a frequência cardíaca?

Alguns aparelhos de cardio têm sensores especiais que, ao pousarmos as mãos neles, determinam a nossa batida cardíaca. Infelizmente, os dados apresentados nem sempre são exatos e é impossível usar este método de medição até mesmo em atividades como corrida na esteira.

A única maneira exata para determinar a frequência cardíaca durante o exercício é recorrendo a um aparelho especial chamado “monitor de frequência cardíaca” (heart rate monitor). Atualmente existem dois tipos de monitor de frequência cardíaca: em cinta peitoral e de enfiar no dedo.

Monitor de frequência cardíaca com cinta peitoral

A medição da frequência cardíaca através da cinta peitoral se considera atualmente a mais precisa. O elétrodo da cinta lê os dados e em seguida transmite-os para um receptor em forma de relógio ou diretamente para o display do aparelho de cárdio.

A maioria destes monitores de frequência cardíaca pode ser usado não só para treino em interiores e no exterior, mas até mesmo durante a prática da natação, já que a cinta peitoral e o relógio-receptor são ambos à prova de água.

Relógio com indicação da frequência cardíaca

Embora pareçam simples e óbvios, até agora ainda não existem dispositivos que consigam dar leituras precisas da frequência cardíaca medida no pulso. Se o fabricante diz que o seu relógio de pulso possui a função de monitor de frequência cardíaca ele está trapaceando você.

É claro que esse dispositivo vai ler e exibir alguns dados mas, infelizmente, o erro neste caso será muito alto e o valor apresentado irá ser bastante diferente da frequência cardíaca real. Em poucas palavras, comprar um dispositivo destes é jogar o seu dinheiro fora.

Monitores de frequência cardíaca sem cinta peitoral

A leitura dos dados a partir do dedo é um método de determinação da batida do coração que não requer o uso da cinta. Regra geral, esse método se usa apenas para medições periódicas, já que há sempre um atraso de alguns segundos no recebimento de dados.

Alguns anos atrás, o fabricante alemão Beurer propôs um dispositivo em forma de ‘relógio de dedo’ combinado com uma espécie de luva para medir a frequência cardíaca. Mas, em nossa opinião, este gadget é mais um brinquedo do que uma necessidade(2).

As funcionalidades do monitor de frequência cardíaca

Os monitores de frequência cardíaca comuns podem funcionar como relógio, cronômetro, timer, despertador, e também mostram a data e o dia da semana. Os modelos mais complexos calculam a frequência cardíaca média durante o exercício e a quantidade de calorias perdidas(3).

Os modelos mais avançados e caros podem ter um receptor de GPS, que permite determinar a distância percorrida (no caso de correr na rua), mas também pode elaborar bonitos gráficos de esforço. Cabe a você decidir se precisa ou não de todas essas funcionalidades.

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O monitor de frequência cardíaca é uma ferramenta indispensável para quem gosta de correr e de praticar qualquer outra atividade cardio. A melhor escolha é um monitor de frequência cardíaca simples com cinta peitoral. Os aparelhos de pulso com formato de relógio são ineficazes e muitas das suas funcionalidades são por vezes desnecessárias.

Referências:

  1. Your target heart rate, source
  2. Heart rate monitor without a chest strap, source
  3. Strapless Heart Rate Monitor Watches vs Wireless Heart Rate Monitor Watches,source

Data da primeira edição:

  • 23 de outubro de 2013

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