Esteira de correr post image

Esteira de correr

As dicas mais importantes para escolher a melhor esteira de corrida para o seu treinamento em casa. Mecânica ou elétrica — tudo sobre como encontrar a melhor relação preço/qualidade.

História do aparecimento

O primeiro exemplar de uma esteira de corrida de que há notícia foi em meados de 1960, fabricada pelo engenheiro americano William Staub, juntamente com o criador do atual conceito da aeróbica, o Dr. Kenneth Cooper.

Cooper notou que as pessoas que praticavam regularmente 8 minutos de corrida 4 ou 5 vezes por semana, apresentavam melhor condição física do que as que não corriam(1). Staub desenvolveu então a ideia e propôs um aparelho para que as pessoas pudessem correr em espaços fechados, o PaceMaster 600.

Esteira de treinamento

Este aparelho é basicamente uma passadeira rolante para corrida ligada a uma fonte de carga ou a um motor. Os modelos mais baratos usam um sistema de carga mecânica (na maioria das vezes, magnética), nos modelos mais caros, a passadeira é impulsionada por um motor.

As esteiras modernas são utilizadas para a prática de cárdio tanto em academias, centros esportivos e condições caseiras, como para fins médicos e testes clínicos. Além disso, as esteiras de corrida são utilizadas com sucesso na terapia de reabilitação.

Mecânica ou elétrica?

É importante referir que as esteiras mecânicas já praticamente não se fabricam, uma vez que elas são bem menos práticas quando comparadas com os modelos impulsionados com motor elétrico, nos quais a deslocação da passadeira é visivelmente “mais suave”.

Entre outras coisas, as esteiras modernas nos permitem ajustar o nível de inclinação e alguns modelos já controlam de forma autônoma a velocidade da deslocação da passadeira dependendo da frequência do batimento cardíaco, mantendo a batida do coração constante.

Esteira barata para malhar em casa

Ao escolher uma esteira não vale a pena poupar e comprar um modelo mecânico mais barato. Apesar de essas esteiras serem mais compactas, eles são boas apenas para caminhar e não para correr. Treinamento de verdade não resulta em esteira mecânica.

Além disso, ao tentar comprar o modelo mais compacto, você está complicando o seu treinamento futuro. Lembre-se que quanto menor for o tamanho da área de corrida, mais difícil será correr nela. Se as suas finanças permitirem, escolha uma esteira com a superfície de corrida maior.

Sistema de amortização

Um dos principais critérios na escolha de uma esteira é a avaliação do sistema de amortização da superfície de corrida. É importante não esquecer que quanto maior a qualidade da amortização, mais confortável e seguro para suas articulações será correr nessa esteira.

Nas esteiras para nível iniciante são utilizadas faixas de borracha; nos aparelhos de nível médio – elastômeros mutáveis ​​(no meio da passadeira fica mais suave, enquanto mais à frente e atrás fica um pouco mais duro). As esteiras para níveis superiores de treinamento vêm equipadas com um sofisticado sistema de suspensão.

Como escolher a melhor esteira para correr?

Em primeiro lugar, você precisa definir o seu objetivo ao comprar o aparelho. Um modelo que deverá comprar vai depender se você pretende desenvolver capacidades atléticas de corrida ou se pretende apenas fazer caminhadas mais lentas.

Em segundo lugar, a escolha (e preço) da esteira são influenciadas pelas medidas e peso do atleta. Um homem alto que pese 100 kg necessitará de uma esteira com superfície de corrida maior e com um sistema de amortização mais sofisticado do que uma garota de 45 quilos, para quem um modelo médio já serve.

Técnica de treinamento para queimar gordura

Para otimizar a queima de gordura, a FitSeven recomenda o exercício prolongado alternado (40-45 minutos a 140-160 batimentos do pulso; corrida lenta e caminhar rápido) com treinos curtos no sistema HIIT — com 2 treinamentos de cada tipo por semana.

Por sua vez, o treinamento HIIT deve consistir na alternância de 60 segundo de carga máxima (corrida rápida) com 60-75 segundos com carga de baixa intensidade (caminhar devagar). No total deve executar entre 8 a 12 ciclos desses; duração total – não mais do que 20 minutos.

***

Uma vez que a esteira de corrida foi inicialmente criada para o treinamento cárdio em condições caseiras, os treinos nela são, de fato, úteis para o bem-estar e saúde geral. A condição principal é obedecer à técnica correta de corrida.

Leia mais:

Fontes de informação:

  1. Treadmill, Wikipedia Article, fonte

Data da primeira edição:

  • 16 de abril de 2014

Adicionar novo comentário: