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Bicicleta ergométrica

Tudo sobre o que tem de bom na bicicleta ergométrica — tipos possíveis de treino e quantidade de calorias queimadas. Dicas práticas sobre como escolher o melhor modelo para pedalar em casa.

História da bicicleta estacionaria

A bicicleta ergométrica é um dos aparelhos de exercício mais antigos que se conhece. A sua primeira variante, o dispositivo Gymnasticon, apareceu na Grã-Bretanha, no distante ano de 1796(1). A partir daí a ideia de ter uma bicicleta fixa para prática esportiva em áreas limitadas apenas evoluiu.

A popularidade das bicicletas ergométrica vem da sua simplicidade de sua construção, do tamanho relativamente compacto e do grande leque de aplicações práticas: começando na terapia de reabilitação e terminando para uso dos astronautas em gravidade zero.

Quantas calorias queima a bicicleta?

Uma das aplicações mais comuns de uso da bicicleta é o exercício físico para se livrar do excesso de gordura. Tal como na bicicleta convencional, a bicicleta ergométrica permite uma queima entre 300 e 600 kcal por hora(2), depende muito da duração da intensidade do exercício e do peso corporal da pessoa.

O valor mais aproximado irá depender do peso da pessoa que treina e da velocidade de rotação dos pedais: quanto mais rápido você girar, maior é a carga e mais calorias são queimadas. Além disso, parte das calorias são gastas na recuperação do corpo após o treino.

Tipos de bicicletas ergométricas

Existem três tipos principais de bicicletas em academias: as bicicletas ergométricaa clássicas, as horizontais com apoio nas costas, e as bicicletas de velocidade (speed bike ou spinning). Existem também os rolos especiais que permitem fixar uma bicicleta comum.

O tipo de roda de inércia utilizada é o principal fator a afetar o preço do modelo. Comparado com bicicletas ergométricas de correia, que são baratas, as bicicletas ergométricas magnéticas têm uma rotação mais suave. Além disso, são bem mais silenciosas.

Qual bicicleta ergométrica é melhor?

Os modelos horizontais com elementos que envolvem o trabalho dos braços são bastante pesados e, por isso, raramente são usados como bicicletas ergométricas de treino em casa. Na maioria das vezes, a escolha é feita a favor dos modelos clássicos verticais de preço médio.

Ao escolher uma bicicleta ergométrica, preste atenção à qualidade do corpo do aparelho, veja se o assento é confortável, ao sistema de fixação para as pernas, à fluidez da roda de inércia e ao nível de ruído, e não aos recursos do display ou às funções adicionais inclusas, como a medição da frequência cardíaca.

Técnica dos treinos para emagrecer

Lembre-se que 15 minutos de alternância de rotação rápida dos pedais e intervalos de rotação lenta — usando as técnicas do HIIT — são bem mais eficazes para a queima de gordura do que a monótona ‘rotação de pedais’ num ritmo médio durante uma hora.

Também não se esqueça que depois de cada 10-15 minutos passados na bicicleta, se recomenda fazer um pequeno aquecimento, combinado com exercícios como agachamentos, flexões e abdominais.

Como escolher a bicicleta para pedalar em casa?

A primeira coisa quando começa a escolher uma bicicleta ergométrica para treinar em casa é definir o principal objetivo do treino. Se você quer desenvolver o sistema cardiovascular, tornando, ao mesmo tempo, os músculos mais torneamento, então preste particular atenção às spinnings.

Se estiver escolhendo modelos clássicos, dê preferência aos aparelhos com roda de inércia magnética, visto eles serem confortáveis para treinar. Além disso, não procure o modelo mais barato – são grandes as chances de serem desconfortáveis.

Bicicleta estacionaria ou esteira?

Por um lado, correr na esteira permite um treino mais intensivo do que pedalar na bicicleta. Por outro lado, em virtude de suas dimensões grandes e preços elevados, a esteira não é muito adequada para uso doméstico. Além disso, tenha em mente que correr ao ar livre é muito mais agradável.

Antes de comprar uma esteira para a sua casa, comece a treinar com jogging regular ao ar livre. Para atingir o objetivo de perder de peso, é importante notar que a intensidade do exercício deve atingir o limiar aeróbio e que a frequência semanal de exercícios deve ser de pelo menos 3 sessões.

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A bicicleta ergométrica é um dos aparelhos mais populares para exercícios e casa. A FitSeven recomenda os aparelhos de velocidade (“spinning”, “bicicletas trek” — bicicletas de velocidade), que permitem malhar pelo método de treinamento de alta intensidade HIIT.

Leia mais:

Fontes:

  1. Stationary bicycle, Wikipedia Article, fonte
  2. Calories Burned Cycling or Riding a Bike, fonte

Data da primeira edição:

  • 1 de abril de 2014

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