Aparelhos de musculação post image

Aparelhos de musculação

História e evolução dos aparelhos das academias desde o século 18 até o Titanic e Joe Weider. Saiba por quê os aparelhos de força não são adequados para bombar músculos.

Gymnasticon

Se considera que o primeiro aparelho para a prática esportiva se chamava Gymnasticon e que foi inventado pelo fisiologista e ortopédico francês Nicolas Andry em 1741(1). A “avó” das modernas bicicletas ergonômicas permitia girar, com a ajuda das mãos e dos pés, uma espécie de discos.

A etapa seguinte na evolução do equipamento para a prática de esporte é o ano de 1876, quando o cientista sueco Gustav Zander apresentou um sistema de treinamento físico com a ajuda de aparelhos(2). Em poucos anos os seus aparelhos estavam sendo vendidos em 140 países, mas representavam um investimento muito caro.

A academia do Titanic

Os passageiros da primeira classe do famoso transatlântico Titanic tinham à sua disposição, na sua primeira e única viagem em abril de 1912, um ginásio equipado com os então mais modernos aparelhos para a prática esportiva.

O Gymnasium disponibilizava aos passageiros aparelhos de vários tipos, desde aparelho de remos a bicicletas ergonômicas, bem como dispositivos para simular passeios a cavalo ou a camelo. O acesso ao ginásio estava dividido em dois horários: das 9:00 ao meio-dia para mulheres e das 14:00 às 18:00 para homens.

Os primeiros aparelhos esportivos

No início do século 20, a ideia do treinamento em máquinas especiais para manter a forma física era algo que parecia mais do que estranho para a pessoa comum. O problema do combate ao excesso de peso, tal como a criação do “peito trincado” era coisa que preocupava muito pouca gente.

Os aparelhos preparados manualmente à base de materiais caros foram inicialmente utilizados nas primeiras classes dos transatlânticos, bem como em SPAs de luxo, frequentados apenas pelas classes mais abastadas da sociedade. De modo algum havia a noção de utilização caseira em massa.

Renascimento do fitness

Se considera que o primeiro fabricante dos modernos aparelhos de força foi o norte-americano Arthur Jones, fundador da empresa Nautilus. No início dos anos 1970, ele apresentou ao mundo o seu aparelho Blue Monster, que permitia executar nele exercícios básicos de musculação(3).

Foram precisamente os aparelhos da empresa Nautilus que ajudaram a que os exercícios de força se tornassem parte da cultura popular do fitness e da aeróbica, que começava na altura a se formar com Jane Fonda lançando o seu primeiro curso por vídeo e Arnold Schwarzenegger se mudando da Áustria para os EUA.

Vantagens dos aparelhos de força

Em suas entrevistas, Arthur Jones menciona que veio a saber da existência das máquinas de Gustav Zander só muitos anos depois de inventar os seus aparelhos. Segundo ele, ao projetar os aparelhos ele se colocou como principal tarefa a de simplificar e otimizar o treinamento de força.

O sistema de blocos apresentado pela empresa Nautilus permitia, de fato, manter o músculo em tensão durante toda a amplitude do movimento, fato que foi revolucionário. Além disso, a empresa inventou um aparelho para exercícios de pullover para turbinar o tórax.

Academias caseiras

Joe Weider foi o homem que adaptou os aparelhos para uso doméstico. A empresa fundada por ele, a Weider, publicitava amplamente esses aparelhos através de suas próprias revistas dedicadas ao fitness e musculação: Muscle & Fitness, Flex, Fitness Masculina e Shape.

As publicações tinham um fim exclusivamente publicitário e serviam de plataforma de promoção para os artigos e produtos da empresa. Precisamente Weider foi o primeiro empregador americano de Schwarzenegger, pagando-lhe US$ 100 por semana para ele escrever artigos sobre os benefícios dos suplementos esportivos Weider.

É possível ganhar músculo nos aparelhos?

Para os fabricantes, os aparelhos para a prática de exercícios de força são uma excelente fonte de lucro. Ao contrário dos halteres e barras, o aparelho pode ser patenteado e, em seguida, vendido por qualquer preço, bastando para isso que o fabricante se apoie em pesquisas científicas e novos métodos de treinamento.

No entanto, uma vez que os aparelhos não conseguem substituir o treinamento básico com pesos livres, só aquele a quem pagam para falar sobre a construção muscular com máquina de treinamento é que o pode fazer. Por exemplo, como fez Arnold Schwarzenegger no início de sua carreira.

***

Os aparelhos de treino esportivo foram inventados no século 18 na Europa, mas passaram a ser amplamente utilizados apenas na década de 1970, nos Estados Unidos. É importante compreender que a indústria dos aparelhos pensa principalmente no lucro do fabricante e não na eficácia do treinamento efetuado com essas máquinas.

Fontes:

  1. Nicolas Andry, Wikipedia Article, fonte
  2. Gustav Zander, Wikipedia Article, fonte
  3. Titanic’s 1st Class Gym, fonte
  4. The Rise of the Machines, The New York Times, fonte
  5. Joe Weider, Creator of Bodybuilding Empire, Dies at 93, fonte

Data da primeira edição:

  • 16 de maio de 2014

Adicionar novo comentário: