Postura Correta post image

Postura Correta

Quatro características-chave para uma boa postura. Tudo sobre as principais causas da perda de postura: treino de força incorreto, estilo de vida sedentário e enfraquecimento dos músculos.

Causas de lesão da postura

O corpo humano é um complexo mecanismo inter-relacionado: a perturbação de um único elemento leva à perturbação de todo o sistema. Até mesmo um defeito aparentemente pequeno como um incorreto posicionamento das pernas prejudica gravemente a mecânica do corpo.

Um ângulo de rotação do pé muito grande, causado, por exemplo, por pés chatos, leva a uma deslocação dos joelhos, aumentando a carga sobre os músculos dos quadris e provocando a inclinação da pélvis. Isto, por sua vez, leva à curvatura da coluna vertebral, à descida dos ombros e “enterramento” do tórax.

Como manter a postura?

É importante compreender que uma postura correta não é apenas recomendação banal para apertar o estômago, endireite os ombros e colocar o peito para a frente. Na realidade, uma postura correta é a posição do corpo mais natural e confortável no plano vertical.

O ponto importante para desenvolver uma boa postura é mantê-lo sem qualquer memória de vícios anteriores e sem constante tensão muscular. Apenas nesse caso será possível atingir a eficiência máxima do envolvimento do músculo com o mínimo de energia.

Musculação e quebra da postura correta

O treinamento de força pode ampliar os defeitos de postura já existentes, causando doenças crônicas nas articulações e provocando dores constantes. E quanto maior a idade da pessoa, mais acentuado será o impacto negativo desses fatores sobre a saúde em geral.

O trabalho de melhoria e normalização da postura deve fazer parte do programa de treinamento de qualquer pessoa que trabalhe com pesos complementares. Em seguida analisaremos os momentos-chave para uma postura correta e as condições que podem levar o esporte a ter um papel negativo.

1: Joelhos e pés

Em posição vertical, com os pés paralelos e separados um do outro em cerca de 15 cm, as pernas devem ficar direitas e sem qualquer tensão sobre elas, os joelhos virados exatamente para a frente. A linha da força da gravidade do corpo deve passar por uma linha absolutamente vertical.

O levantamento terra (especialmente o levantamento terra em posição de ‘sumô’) e o agachamento podem levar à rotação do joelho para fora. Por essa razão, é importante efetuar tanto os agachamentos convencionais, como os agachamentos frontais, com os pés mais juntos.

2: O quadril e os músculos do abdômen inferior

Uma vez que o quadril é suportado simultaneamente por dois grupos musculares antagonistas – os músculos das costas e os músculos abdominais – a sua posição natural se caracteriza por um leve desvio na região da cintura e pela barriga lisa.

Uma pessoa que esteja permanentemente sentada pode diminuir a curvatura no quadril, tornando as costas muito direitas, o que aumenta substancialmente o risco de lesão. A prevenção está na execução de exercícios de hiperextensão e na execução correta do levantamento terra.

3: Coluna vertebral e tórax

Um elemento essencial para uma postura atlética é ter uma grande capacidade pulmonar, alcançada com o ‘lançamento’ do tórax para fora e para cima e com a preservação da curva natural em forma de S da coluna vertebral. Além disso, a coluna deve ser verticalmente reta.

Andar sempre com mochilas e passar os dias em frente do computador leva a que a coluna comece a curvar e o tórax a descair. Além disso, o treinamento excessivo das costas com utilização de remada curvada também provoca encurvamento do tronco ao virar os ombros para a frente.

4: Músculos dos ombros, trapézio e pescoço

Na posição correta, as clavículas devem ficar em uma linha horizontal, os músculos do trapézio devem permitir manter uma ligeira abdução dos ombros para trás e a cabeça não deve ficar demasiadamente exposta para a frente. As palmas das mãos devem ficar paralelas uma à outra.

A rotação da articulação do ombro até a posição na qual as palmas ficam em uma mesma linha e as costas das mãos ficam viradas para frente (“postura de Neanderthal”), é um erro frequentemente detectado na postura dos fisiculturistas. Um dos motivos é o trabalho constante com a barra.

***

Fique em frente do espelho e analise a sua postura – provavelmente você vai encontrar erros descritos neste artigo. Lembre-se que quanto mais cedo você começar a corrigir esses problemas de postura, menos dificuldade terá e menos dores sentirá quando for mais velho.

Data da primeira edição:

  • 18 de junho de 2014

Adicionar novo comentário: