História do Pilates post image

História do Pilates

Pilates — disputas autorais e maiores empresas no mercado. Quais as principais diferenças entre pilates e yoga? É necessário algum equipamentos especial para a sua prática?

O que é o pilates?

O sistema de treinamento pilates é considerado a principal tendência da indústria de fitness na última década. Só nos Estados Unidos da América este sistema é praticado por mais de 11 milhões de pessoas, representando 20 % de todas as pessoas que de alguma forma praticam fitness(1).

O sistema pilates é utilizado nas rotinas normais para melhorar o tônus ​​muscular (principalmente abdominal e os músculos das costas) pelos dançarinos profissionais que se preparam para as apresentações e para acelerar a recuperação e reabilitação em fisioterapia.

Yoga ou pilates: qual é melhor?

Apesar de muitas academias “unirem” as aulas de yoga e pilates, fazendo as duas práticas com um mesmo professor, essas duas atividades são diferentes, tanto por sua lógica (o yoga tem profundas raízes energéticas), como por sua mecânica de execução.

Se na base do yoga clássico estão exercícios especiais, chamados “asanas”, que são executados na sua maioria em posição imóvel e que servem para desenvolver o alongamento estático, então a base do pilates assenta em movimentos emprestados das práticas de treinamento dos gregos e romanos da Antiguidade.

Orígenes del metodo pilates — Joseph Pilates

A autoria do programa de treinamento pertence ao norte-americano Josef Pilates, nascido na Alemanha, que durante a I Guerra Mundial desenvolveu um sistema especial de exercícios para os soldados britânicos em processo de reabilitação(2).

Em 1926, Joseph se mudou para Nova York e, passados alguns anos, o seu sistema de treinamento modificado se torna bastante popular entre os dançarinos. O primeiro estúdio de Joseph e sua esposa, Clara, ficava no mesmo prédio do New York City Ballet, 8th Avenue(3).

Veja também:

História da vida de Joe Weider, o fundador do império esportivo Weider, das revistas Muscle&Fitness e da competição de fisiculturismo “Mr. Olympia”.

Tudo sobre pilates: “Pilates®”

Em 1990, Sean Gallagher compra o estúdio de formação de pilates, que entretanto já havia falecido há vinte anos, e funda nele a sua empresa com base no programa pilates, a Pilates Inc., paralelamente, ele registra a palavra “Pilates” como marca registrada. Logo depois de obtido o registro, ele tentou proibir o uso livre do seu nome.

Gallagher insistia que detinha todos os direitos sobre o sistema de pilates e que qualquer uso desta palavra deveria ser pago. No entanto, depois de um moroso julgamento de vários anos, ele foi dado como vigarista e a palavra “Pilates” passou a ser considerada de uso livre(4).

Equipamentos de pilates

Já no início do século, ainda Inglaterra, Joseph Pilates desenvolvera aparelhos para melhorar o seu sistema de reabilitação, e já na altura estas máquinas usadas na prática de pilates faziam lembrar camas com vigas móveis e fitas elásticas.

Agora existem versões melhoradas dessas “camas” (como, por exemplo, a que surge na ilustração principal, a Pilates Allegro® 2 Reformer) e numerosos acessórios “menores” para a prática de pilates: tapetes, aros, rolos de massagem, etc.

Pilates em casa: aparelho ou bola?

Por um lado, o aparelho especial para a prática de pilates permite executar muitos mais exercícios, utilizando, para isso, resistência adicional mas, por outro, estes sistemas são bastante mais caros do que a esteira convencional para a prática de pilates.

Ter um aparelho de treinamento pilates, cujo preço ronda os 5.000 dólares, está longe de ser um luxo a que todas as academias se podem dar (já para não mencionar o fato de que, neste caso, será necessário utilizar uma sala especial). Por isso as aulas de pilates são muitas vezes feitas em esteiras.

As maiores empresas do mercado

Visto a palavra «pilates» ter sido reconhecida de uso geral e o autor não ter patenteado o sistema de treino, qualquer um que deseje pode usá-lo e modificá-lo. O mercado pilates se tornou, acima de tudo, em um mercado de equipamentos profissionais para prática do método.

O maior fabricante de equipamentos de pilates, a Balanced Body, Inc., fica na Califórnia. A empresa opera desde 1976 e fabrica tanto aparelhos, como material didático de formação e vídeos. A sua receita anual é estimada em US$ 2 milhões e o número de funcionários ronda uma centena.

***

Este sistema de exercícios especiais desenvolvido para a reabilitação de soldados pelo Dr. Pilates recebeu enorme popularidade depois de quase um século após o seu aparecimento. Originalmente, a sua prática requer aparelhos especiais e é por isso que as variações em esteiras são consideradas exercícios simplificados.

Fuentes literarias:

  1. The Pilates Phenomenon: Where Do We Go From Here?, source
  2. Pilates Origins, source
  3. 8th Avenue. New York City. The Pilates Studio, source
  4. Trademark Lawsuit — Court overturns Pilates Trademarks, source
  5. Balanced Body, Inc., Inside View, source

Data da primeira edição:

  • 14 de novembro de 2013

Adicionar novo comentário: