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Como melhorar sua postura?

Confira aqui dois dos exercícios mais eficazes para melhorar a postura. Tudo o que precisa saber para alcançar resultados visíveis em apenas 7 dias, com 15 minutos diários de exercícios em casa.

Moderna compreensão da anatomia

A postura atlética começa com a compreensão correta da sua lógica. É importante esquecer as noções ultrapassadas do esqueleto como um conjunto de ossos ao qual estão ligados algum músculo. No corpo de verdade os músculos não estão presos aos ossos mas não trabalham independentemente deles.

Tente fazer rosca direta sem pesos, apenas o movimento com os braços, imaginando ao mesmo que o movimento é ajudado pelos músculos abdominais. Bastarão alguns minutos de treinamento para você perceber que os seus braços estão, de fato, diretamente ligados aos músculos abdominais e à musculatura do tronco.

O corpo todo como um imenso músculo

Os músculos se entrelaçam literalmente nos ossos com a ajuda de processos do tecido conjuntivo que se enroscam, ao mesmo tempo, vários grupos musculares adjacentes. Esses pontos de junção, conhecidos como fáscia ou compartimento fascial, se unem nos meridianos que formam muitas vezes um padrão de emaranhado muscular parcialmente correspondente ao padrão da medicina oriental.

Na sua essência, toda a musculatura está unida por uma única rede com a ajuda não apenas dos meridianos fasciais, mas também do sistema nervoso e capilar. Os modernos livros de anatomia tendem a tratar o corpo humano como um músculo único grande com vários subsetores.

O esqueleto

A noção de esqueleto que nos ensinam na escola e exibem em variados filmes distorce a correta percepção do organismo. No corpo real tudo está intricadamente ligado — apenas com ácido e raspagem com um bisturi é que é possível separar o osso do tecido conjuntivo e dos músculos.

Tentar resolver o problema da má postura trabalhando exclusivamente os músculos pode não dar o resultado esperado. O músculo é um elemento elástico que facilmente se sujeita a modificações. Já o tempo necessário para mudar a estrutura miofascial se mede em meses.

Como corrigir a postura?

Se a pessoa tem tendência a andar curvada, o problema apenas parcialmente reside no fato de os músculos do peito estarem contraídos demais e a musculatura da cintura escapular — relaxada. Trabalhando com o exercício adequado é possível fazer retornar os músculos à sua posição normal, o difícil é conseguir manter essa posição.

A fixação da posição correta exige uma remodelação completa das fáscias de todo o tronco — o organismo tem que reaprender a segurar corretamente o corpo e respectivos músculos. Isso requer não apenas exercícios de força, mas a execução regular de exercícios estáticos especiais.

Estratégia de treinamento

O trabalho de melhoria da postura começa com a descoberta das fáscias fracas e músculos excessivamente esticados ou relaxados. Para isso é necessário um importante trabalho individual — se um especialista lhe disser que você está com os ombros caídos, por si só essa informação não irá ajudá-lo a entender como mantê-los corretamente.

Execute diariamente, por 10-15 minutos, os dois exercícios abaixo descritos. Ao fim de uma semana já poderá ser capaz de notar melhorias na coordenação dos movimentos e na sensação geral dos músculos, assim como um melhor entendimento de como deve segurar o corpo a fim de conseguir manter a postura correta.

Exercício “Pose de Montanha”

O primeiro exercício, Pose de Montanha, é conhecido na ioga com o nome de “Tadasana”. Fique de pé, com os pés paralelos um ao outro. Direcione o seu cóccix para baixo, comprimindo ao mesmo tempo os glúteos e músculos da coxa traseira. Mantenha os braços de lado, ao longo do tronco, com as palmas das mãos viradas para dentro.

Encolha a barriga e erga-a mais perto do diafragma. Abra o peito e mantenha o pescoço reto. Comece a respirar lentamente, sentindo como o ar vai enchendo os pulmões. Ao expirar, deixe a cabeça e a coluna subirem ligeiramente, sem levantar os ombros e tentando sempre manter as omoplatas juntas. Vídeo

Exercício “Pose do Guerreiro”

Partindo da pose de montanha, coloque a perna direita à frente, como se fosse dar um passo, até o quadril ficar paralelo ao chão, esticando ao mesmo tempo os braços acima da cabeça e juntando as mãos. Gire ligeiramente o pé esquerdo para melhor se equilibrar. Atire o peito para cima, endireitando a região lombar das costas o mais que conseguir.

Olhe lentamente para o teto e comece a esticar o seu corpo em direção às mãos, como se estivesse levantando os pés do chão. Sinta a tensão de todo o corpo. Preste atenção à respiração. Mantenha essa posição por 30-60 segundos, em seguida, retorne para a posição de montanha. Repita várias vezes. Vídeo

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A postura correta é garantida não tanto com a força muscular, quanto com a força do tecido conjuntivo e da “capacidade” do corpo em manter a posição ideal. O treinamento para melhorar a postura deve ser composto por exercícios estáticos realizados regularmente.

Data da última alteração:

  • 15 de dezembro de 2014

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