Por que quando chegam aos 30 os homens começam a perder músculos e a armazenar gordura? Como evitar a desaceleração do metabolismo e a diminuição do nível de testosterona.
Metabolismo depois dos trinta
Fatores que afetam o metabolismo
De acordo com Pamela Peeke, doutora da Universidade de Medicina de Baltimore, o metabolismo propriamente dito e a permuta de substâncias são compostos de três fatores: 1) hereditariedade e genética; 2) funcionamento da tireoide; 3) quantidade de massa muscular(3).
A partir dos 30-35 anos, os homens começam a perder massa muscular a uma velocidade de 1-2% ao ano. Quanto menos músculos tiver, menos calorias são necessárias para sua manutenção — depois dos 30 a demanda calórica cai em 5-7% a cada dez anos(2).
Diminuição do nível de testosterona
A idade provoca ainda uma outra mudança nos homens: a diminuição do nível de testosterona. Apesar de a diminuição ser real, ela não é tão brusca como muitos pensam: aos 35 anos secreção de testosterona é só 5% mais baixa que aos 25.
Uma diminuição considerável do nível desse hormônio tão importante começa após os 40, e vai evoluindo a um ritmo de mais ou menos 10% a cada cinco anos. Perto dos 50, o nível de testosterona nos homens não é mais do que 60% daquilo que era aos 25 anos(3).
A importância das vitaminas e minerais
O mais importante é que perto do trinta anos se anuncia uma insuficiência crônica de vitaminas e minerais: se aos 20 anos o consumo deficitário de cálcio e magnésio passava desapercebido, com os anos as consequências negativas ficam mais acentuadas.
E apesar do cálcio, magnésio, zinco e outros minerais não serem capazes de aumentar os níveis hormonais ou a rapidez do metabolismo por si só, sua insuficiência crônica causa impactos negativos visíveis num grande número de processos orgânicos.
O organismo muda após os trinta?
Na sua essência, as mudanças fisiológicas do organismo masculino após os trinta são mínimas. A desaceleração do metabolismo, como tal, não é algo visível e os níveis hormonais, no geral, e da testosterona, em concreto, estão apenas um pouco mais baixos que nos garotos de vinte anos.
O motivo pelo qual o corpo realmente muda se deve exclusivamente ao modo de vida e hábitos alimentares. Na maioria dos casos, um homem perto dos trinta começa a comer mais e a se movimentar menos, ganhando como consequência gordura a mais e perdendo músculo.
Treinos de força depois dos trinta
Caso típico: Apercebendo-se de que a sua figura está arredondando, o homem começa a ir à academia. Tentando ganhar em um mês o que perdeu durante anos, ele se coloca dois objetivos: perder gordura e ganhar músculo. E o personal trainer contratado nem tenta argumentar.
E assim seguem muitos treinos de várias horas, que combinam corrida, exercícios de força e um sem-número de abdominais, juntamente com dietas de brusca redução calórica (chegando até 1200 kcal por dia), um pouco de BCAA e meia porção de proteína “para os músculos”.
Por que não dá para mudar o corpo?
É natural que esse treino não traga nenhum efeito e que se perca a motivação em algumas semanas. Vendo que esforços homéricos não trazem resultado, o indivíduo acaba por se desesperar e colocar toda a culpa nas “mudanças da idade” e no “metabolismo lento”.
Aqueles poucos que continuam pensam que não tentaram o suficiente. Eles reduzem a ingestão de gordura e calorias ainda mais, começam a treinar todos os dias, combinando esses treinos com corridas e uma hora diária de abdominais. O resultado é ainda do pior que no primeiro caso.
Como treinar corretamente?
Em primeiro lugar, se prepare para mudar os hábitos alimentares, pois é exatamente neles que se encontra a maioria dos problemas. Em segundo lugar, mantenha-se mais bem informado em material atual e confiáveis sobre fitness, não acredite em velhos mitos e não leve “ao pé da letra” tudo o que o treinador falar.
Em terceiro lugar, não tente mudar o mundo de uma só vez: o organismo não pode queimar gordura e construir músculos ao mesmo tempo. E, em quarto lugar, se prepare, o treino não é uma coisa para fazer duas semanas antes da praia, é um processo constante e um estilo de vida.
***
O principal erro do treino após os trinta é tentar atingir resultados rápidos demais. E não conseguindo o resultado desejado, muitos deitam a culpa na desaceleração do metabolismo, apesar de aos 35 anos isso não acontecer numa pessoas que tenha saúde e uma alimentação normal.
Referências: