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Vin Diesel

Princípios básicos do programa de treinamento de força e da dieta do ator Vin Diesel, graças aos quais ele ganhou massa muscular para as filmagens da série de filmes do Riddick.

Vin Diesel

  • Data de Nascimento: 18 de julho de 1967
  • Altura: 182 cm
  • Peso: 95-105 Kg.
  • Filmes mais populares: “Velozes e Furiosos”, “xXx”, “A Batalha de Riddick”, “As Crônicas de Riddick — Eclipse Mortal”.

Primeiros anos

É curioso, mas Mark Sinclair Vincent, mais conhecido por Vin Diesel, nem sempre teve poderosos músculos de aço e no colegial o seu apelido era “minhoca” por causa de sua estatura alta e corpo magro.

O ator recebeu o apelido que viria a se tornar o seu nome artístico já quando trabalhava como segurança no ‘The Tunnel’, um clube noturno de Nova York, onde ele conseguiu um emprego aos 17 anos. Vin — o diminutivo de Vincent e Diesel — por causa da sua energia inesgotável.

Trabalhando como segurança em uma boate

Vin Diesel: “Eu trabalhei como segurança quase dez anos em Nova York, uma das cidades mais perigosas do mundo. Pode se dizer que os treinos de força diários e o ganho muscular eram uma ferramenta que eu necessitava para melhorar as minhas habilidades profissionais”(1).

“Malhei em academias normais de rua, usando a antiga e tradicional técnica com resultados já comprovados: uma barra comum e um banco para o supino. Eu tinha que ter um ar ‘massivo’ e até mesmo perigoso. Trabalhar como segurança para o ‘The Tunnel’ e o ‘Mars’ não era para os fracos”.

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Programa de treinamento de Vin Diesel

Vin Diesel: “Antigamente eu queria ganhar o máximo de massa muscular possível. Agora o meu programa de treinos assenta no trabalho individual de cada uma das partes do corpo, começo por carregar com exercícios pesados com 2-3 séries e depois acrescento exercícios isoladores em 10-12 repetições”.

Para aumentar a coordenação dos movimentos e melhorar o domínio sobre o seu corpo, o ator pratica yoga e pilates: “Essas técnicas são necessárias para criar uma carga atípica para os músculos e o corpo inteiro, o que realmente ajuda”(2).

Programa de treinamento

O programa de Vin Diesel para ganhar músculo envolve três treinos de força por semana, bem como diferentes exercícios cárdio (corrida, natação) e yoga ou pilates nos dias de descanso. O programa de força propriamente dito assenta nos exercícios básicos.

Joshua Kozak, o personal trainer do ator, afirma que Vin Diesel substitui periodicamente o treinamento de força por circuit training de alta intensidade, elaborado nos princípios do sistema de CrossFit. O objetivo é trabalhar a definição dos músculos(3).

Segunda-feira: peito e ombros

Quarta-feira: costas

Sexta-feira: pernas e braços

  • Rosca direta em banco inclinado com halteres — 3 x 8
  • Rosca martelo — 3 x 10-12
  • Extensão de trícep na polia — 3 x 8
  • Barra fixa com empunhadura fechada — 2 x max
  • Leg press — 3 x 10
  • Afundos — 2 x 8 (cada perna)
  • Elevação na ponta dos pés com barra — 2 x 13

Dieta de Vin Diesel

O ator segue uma dieta pobre em gordura, rica em proteína e carboidratos e com índice glicêmico médio. A norma de ingestão diária é 2500-2700 kcal, sendo que ele a divide em 6-8 refeições de 300-500 calorias por porção(3).

As principais fontes de proteína da dieta Vin Diesel são o frango e as carnes magras, as principais fontes de hidratos de carbono são as frutas, legumes e batatas assadas. Além disso, o ator dá preferência aos alimentos orgânicos.

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O sistema de treinamento de Vin Diesel, graças ao qual ele ganhou a musculatura definida que exibe, assenta nos princípios clássicos do programa básico: cargas pesadas e baixo número de repetições. Atualmente o ator também recorre ao circuit training.

Leia também:

Referências:

  1. MH UK interview: Vin Diesel, fonte
  2. Vin Diesel Talks About Working Out Lightbulbs and Actings, vídeo youTube
  3. Vin Diesel Workout, fonte

Data da primeira edição:

  • 10 de setembro de 2013

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