Tom Hardy post image

Tom Hardy

Programa de treinamento e dieta graças ao qual o ator ganhou uma impressionante massa muscular para as filmagens de "Guerreiro" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

  • Altura: 175 cm
  • Peso: 86 kg
  • Data de Nascimento: 15 de setembro de 1977
  • Filmes mais populares: ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, ‘A Origem’, ‘Guerreiro’

Como Tom Hardy ficou bombado?

Para participar do filme ‘Bronson’, lançado em 2008, Tom Hardy ganhou mais de 20 quilos de músculo em apenas alguns meses. Tendo em conta que na época das filmagens o ator estava com quase 30 anos, não é difícil imaginar o quanto isso terá sido difícil para ele.

Em sua entrevista, Tom diz que não usou quaisquer esteroides e que apenas malhou duro com um programa de base e comeu tudo o que via, incluindo pizza, refrigerante com açúcar e sorvete. Ao mesmo tempo, a base da sua alimentação era geralmente frango e arroz.

Malhar para o relevo do músculo

Se o seu personagem no filme ‘Bronson’ exigia um corpo mais maciço, sem a ênfase do músculo propriamente dito, já o seu papel no filme ‘Guerreiro’, onde Tom interpreta um lutador de MMA (artes marciais mistas) e um ex-soldado, forçou o ator essencialmente a “enxugar”.

O programa de treinamento para as filmagens implicava não apenas treinamento de força, mas também vários tipos de aulas diárias de artes marciais: boxe, kickboxing e Muay Thai. A dieta também melhorou significativamente, tendo ele abandonado todo tipo de fast food e calorias ruins.

Dieta para o filme ‘Guerreiro’

Tom Hardy: “Eu segui uma dieta sem carboidratos. As refeições eram divididas em 5 ou 6 porções ao dia. Comia um montão de frango e brócolis. Praticamente nada mais. Este tipo de alimento não permite que o corpo armazene gordura, mas treinar sem carboidratos é bem duro”.

Como suplemento esportivo Tom tomava proteína durante o dia e BCAA durante o exercício, o que é particularmente usado nos treinamentos com recurso às artes marciais. No final, o resultado de tal alimentação extremamente rica em calorias deu ao ator 12 Kg músculo.

Treinando para o filme ‘O Cavaleiro das Trevas’

Nos três meses de pré-produção do filme ‘O cavaleiro das Trevas Ressurge’, Tom ganhou 15 kg, tendo mais uma vez voltado ao tamanho e volume que já se lhe conhecia no filme ‘Guerreiro’. O seu personal trainer, como sempre, foi Patrick P-nut Monroe.

Muitas fontes publicaram variações do programa de treinamento desse filme, no entanto, uma versão oficial nunca foi apresentada. A maioria das fontes concorda que os treinos devem ter se baseado nos princípios do programa de base, ou melhor, em uma de suas variações: o programa 5×5.

Os princípios básicos do programa 5×5

  1. Cada exercício do programa é realizado em cinco séries de cinco repetições cada (daí o nome 5×5). Os intervalos entre as séries são grandes – pelo menos 2-4 minutos.
  2. Esse programa pede treinamento três vezes por semana, como no programa de base. Se recomenda dedicar os restantes dias ao restabelecimento muscular, evitando por isso correr, jogar futebol ou atividades similares e dando preferência ao Pilates ou ioga.
  3. O programa inclui um total de quatro exercícios de base: levantamento terra, agachamentos, supino e press militar. Os agachamentos e o levantamento terra devem ser alternados entre sessões de treino, o supino e press militar são executados em cada treino.
  4. Se você sente que consegue executar mais de cinco repetições tecnicamente corretas de um mesmo exercício, então aumente o peso na barra. Mas não descuide da segurança e recorra à ajuda de um professor ou colega.

Nota final

Podemos afirmar com segurança que na criação do “volume” de Tom Hardy no personagem de Bane houve dedo da computação gráfica. Prova disso é o fato de as tatuagens do ator terem desaparecido nas cenas do filme. Além disso, também os profissionais da luz e figurinista se esforçaram.

Se até nas fotos do Instagram é possível alterar significativamente a aparência, imagine as maravilhas que uma equipe de centenas de profissionais que se dedicam a “melhorar a realidade” no cinema não consegue fazer. Os atores nunca têm na vida real o mesmo aspeto que têm no cinema.

***

O treinamento de Tom Hardy para bombar massa muscular em seus filmes ‘O Cavaleiro das Trevas’ e ‘Guerreiro’ foi elaborado nos princípios do programa de base (quatro exercícios principais com poucas repetições) e em uma dieta rica em calorias mas pobre em carboidratos.

Fontes:

  1. Tom Hardy Workout, fonte
  2. Rumors and Facts: Tom Hardy’s Bane Workout, fonte

Data da primeira edição:

  • 6 de setembro de 2014

Adicionar novo comentário: