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Robert Downey Jr.

O treino do super-herói: o programa de Robert Downey Jr. para a filmagem do Homem de Ferro. Tudo sobre como ele se alimentou e treinou para o ganhar massa muscular rapidamente.

Robert Downey Jr.

  • Data de nascimento: 4 de abril de 1965
  • Altura: 1,74m
  • Peso: 78 kg.
  • Filmes mais conhecidos: “Homem de Ferro”, “The Avengers – Os Vingadores”, “Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras”, “O Incrível Hulk”, “Na Companhia do Medo”.

Como as estrelas de Hollywood bombam?

Já se passaram mais de quatro anos desde que Robert Downey Jr. vestiu pela primeira vez a armadura do Homem de Ferro. No entanto, voltou a sair há pouco tempo nas telas o filme “Os Vingadores”, onde o ator continua a exibir a mesma boa forma física.

Também em “Os Vingadores” houve a participação de Chris Evans, que interpretou o papel de Capitão América – o FitSeven já falou com qual magnitude Chris treinou para a primeira filmagem nesse papel. E nessa matéria você saberá o que fez Robert Downey Jr. para se preparar para o seu papel.

Aprender a lutar como o Homem de Ferro

Desde 2003 que Robert Downey Jr. Pratica Wing Chun, a arte marcial adotada pelo próprio Bruce Lee. Os treinos começaram a fazer parte de sua rotina diária e, por isso, encarnar o Homem de Ferro acabou não sendo tão difícil assim.

É claro, nesses treinos se estuda a técnica correta de ataques e está antes mais relacionado a exercícios cardiovaculares – por conta deles é impossível ganhar massa muscular de verdade. Para fazer crescer os músculos são necessários treinos de força completos.

A dieta das estrelas para músculos

O personal trainer de Robert Downey Jr. conta que para a preparação para o papel do Homem de Ferro o principal foco dos treinos ficou em exercícios de força, já aeróbicos em dias de treino foram reduzidos o máximo possível.

Além disso, o valor calórico diário chegava a 5000 calorias: por volta de 300g de proteína, 150g de gordura (das quais a maior parte vinha de peixes gordurosos ou do ácidos graxos ômega 3) e cerca de 500g de carboidratos.

A verdade sobre o treino do super-herói

Em uma entrevista, Robert diz que não está próximo de esportistas profissionais e que a idade se deixa mostrar – o programa de treinos foi feito especialmente para ele, sabendo também que ele combina a luta com o treino de força.

Além disso, tendo em vista a estatura mediana do ator (1,74m), não foi muito difícil para ele aparentar “massudo” na tela. Como já se sabe, é mais difícil para pessoas mais altas, já que precisa-se ganhar mais músculo.

Parte inferior do corpo

  • Agachamento com elástico — 4×8-12
  • Flexão de perna — 4×8-12
  • Leg Press — 4×8-12
  • Lunge com Suspension Trainer* — 3×15-20 cada perna
  • Agachamento superman no Suspension Trainer* — 3×15
  • Levantamento terra romeno — 3×8-10
  • Agachamento com saco de areia — 3×8-10
  • Circuito abdominal** — 3 séries

*Todos os exercícios de Bose com suspension trainer foram realizados com um suspension trainer War Machine, **Escolha 4-6 exercícios; faça dois minutos de repetição para cada.

Parte superior do corpo

  • Barra com peso — 3×8-12
  • Flexão de braço em barra paralela com peso — 3×8-12
  • Supino na bola — 3×8-12
  • Remada baixa — 3×8-12
  • Desenvolvimento de tensão contínua com halter

    ***

    — 3×8-12

  • Flexão na bola Bosu — 3×15-20
  • Flexão no Suspension Trainer* — 3x Até exaustão
  • Remada no Suspension Trainer* — 3x Até exaustão
  • Elevação frontal/lateral — 3×8-12
  • Balanço com Kettlebell — 3×40
  • Circuito abdominal — 3 séries

***

Mantenha as duas mãos na posição superior e abaixe uma de cada vez.

Exercícios para o abdômen

Em primeiro lugar se lembre de que uma barriga reta significa um percentual baixo de gordura subcutânea, que só se perde com dieta. Nenhum treino para os músculos do abdômen é capaz de acabar com essa gordura. Por isso não tente atingir a definição com abdominais.

Robert Downey Jr. trabalhou atrás de massa, e esse treino não só leva ao aumento de músculos como também de gordura (principalmente se olhando a altíssimo valor calórico da alimentação). Os treinos para o abdômen foram só para o fortalecimento dos músculos, não para o visual.

***

Antes de pegar o programa da estrela para si, fique ligado nessa matéria, para entender se ele funcionará para você. Além disso, saiba que as estrelas treinam e se alimentam sobre observação constante de nutricionistas. Não veja esses programas como um guia de como fazer.

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Data da primeira edição:

  • 30 de maio de 2012

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