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Henry Cavill: O Homem de Aço

Programa de treinamento e as dicas nutricionais para ganhar massa de Henry Cavill, o ator que protagonizou o mais recente sucesso de bilheteria do super-homem, "O Homem de Aço".

Henry Cavill

  • Data de nascimento: 5 maio de 1983.
  • Altura: 185 cm
  • Peso: 85 kg.
  • Filmes mais conhecidos: “Tristão e Isolda”, “The Tudors”, “Stardust – O Mistério da Estrela”, “O Homem de Aço”.

Fat Cavill

Como confessa na entrevista concedida, na infância ele sofria de excesso de peso. Os colegas de classe tiravam sarro dele e rapidamente lhe puseram o apelido de “Fat Cavill” (Gordo Cavill)(1). Aparentemente, o ator se enquadrava no tipo estrutural endomórfico, com tendência para ganhar peso.

Mas em 2002, em processo de preparação para o seu primeiro grande filme, “O Conde de Monte Cristo”, Henry Cavill perdeu mais de 10 quilos com a ajuda de dieta e treinamento ativo, passando de um adolescente gordo a um jovem de corpo esportivo.

Como obter o corpo ideal?

Falando sobre seu primeiro encontro com Russell Crowe, que neste novo filme, “O Homem de Aço”, faz o papel do pai de Henry , o ator diz que “ele se sentiu como aquele mesmo adolescente gordo, com vergonha de se aproximar da estrela e pedir um autógrafo”.

Henry Cavill: “Para ser honesto, eu não culpo os meus colegas por zombarem de mim quando eu era criança. Tudo aquilo me fez uma pessoa agradecida pelos resultados obtidos com a ajuda de treinos de força. O meu corpo é inteiramente mérito meu”(1).

Como se tornar um símbolo sexual?

Henry iniciou os primeiros treinos sérios para bombar músculos só em 2004, quando se preparava para as filmagens de “Tristão e Isolda”. Em 2006, no início das filmagens da série “The Tudors”, ele estava em excelente forma física, digno de inveja.

É curioso ver que Stephenie Meyer, autora da famosa série de livros “Crepúsculo”, havia imaginado originalmente Henry Cavill no papel de Edward, mas quando se iniciou finalmente a produção do filme, o ator tinha 25 anos e já não estava apto a fazer o papel de um garoto de 17 anos.

Rotina para ganhar massa muscular

A rotina de exercícios para se preparar para o filme “O Homem de Aço” durou mais de 11 meses: o ator dedicou os primeiros meses ao treinamento preparatório, seguindo com seis semanas de ciclo ativo e, depois disso, com mais dois meses de treinos de manutenção.

Henry Cavill: “Estou treinando duas horas e meia por dia e forço o corpo a trabalhar no limite das suas capacidades. Ter conseguido ganhar uma quantidade tão grande de músculos foi extremamente importante para poder convencer na pele do Super-Homem”.

O programa do Super-Homem

Para se preparar para as filmagens e dar vida ao famoso super-herói, o ator seguiu uma dieta de alto teor calórico, consumindo 5000 calorias por dia: “O primeiro a fazer é comer proteínas e em seguida um pouco de carboidratos. É necessário manter a sensação de fome, caso contrário você não conseguirá comer tanto quanto precisa”.

Ao consumir uma quantidade tão grande de calorias, é importante treinar bastante, ou o corpo começará a criar não apenas músculos, mas também a acumular gordura corporal. A melhor rotina para esta dieta é a chamada treinamento cíclico (circuit training).

Programa de queima ativa de gordura

O personal trainer do ator, Mark Twight, promove um plano de treinamento denominado «Tailpipe» (“tubo de escape”): “Os treinos circulares com rotinas de 100 repetições enxugam você por completo sem deixarem rastro de gordura subcutânea”(4).

Execute este programa em uma ou duas rotinas completas após o treino principal, com um um peso de 16 kg. Execute 25 repetições para cada um dos quatro exercícios (total da rotina – 100 repetições), com um intervalo mínimo entre os exercícios de 8 inspirações/expirações lentas.

Treino com kettlebell (peso de bola com alça)

  • Agachamento “Copa” (Globet Squat). Posição inicial: de pé, com as pernas ligeiramente afastadas, os pés ligeiramente mais abertos que a amplitude dos ombros e jogados para fora. Pegue no kettlebell com ambas as mãos e, em seguida, faça agachamentos, ao mesmo tempo que dobra os joelhos para fora. No ponto mais baixo, os cotovelos devem estar entre os joelhos.
  • Arremesso de kettlebell para a frente (Kettlebell Swing). Posição inicial: De pé, direito, com o peso no chão na frente de você. Dobrando os joelhos, mas sem dar nenhum passo, pegue no kettlebell, “atire-o” ligeiramente para cima, esticando os músculos das pernas e nádegas. O ponto mais alto será ao nível do tórax.
  • Burpees (Burpees). Posição inicial: De pé, direito, com os pés afastados à largura dos ombros. Comece o agachamento com os braços colocados à frente para tocar o chão. Assumir a posição como se fosse fazer flexões e, em seguida, leve rapidamente as pernas à região do peito. Levante-se. Esta é uma repetição completa.
  • Jack saltitante (Jumping Jack). Posição inicial: De pé, direito, com os pés juntos. Dê um salto, ao mesmo tempo que afasta as pernas e levanta os braços acima da cabeça. Nesse mesmo salto baixe os braços e volte à posição inicial. Esta é uma repetição completa.

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Antes de tentar seguir qualquer programa dos famosos, informe-se melhor sobre o material em questão para saber que ele serve ou não para você. Não esqueça que os famosos treinam e comem sob a supervisão de especialistas. Não veja este programa como um guia de treinamento.

Referências:

  1. I was a fat kid — reveals new Superman star Henry Cavill, fonte
  2. Henry Cavill talks Man Of Steel and James Bond, fonte
  3. Henry Cavill: Now I’m Superman, fonte
  4. Henry Cavill Workout Routine, fonte

Data da primeira edição:

  • 12 de junho de 2013

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