Gerard Butler post image

Gerard Butler

Programa de treinamento de Gerard Butler para o filme "300". Tudo sobre os métodos de preparação das estrelas para os personagens dos filmes — dietas especiais e segredos das filmagens.

  • Data de Nascimento: 13 de novembro, 1969
  • Altura: 1,88 m
  • Peso: 86 kg.
  • Melhores filmes: “Caçador de Recompensas”, “Código de Conduta”, “RocknRolla — A Grande Roubada”, “300”, “Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida”.

O esportista Butler

Gerard Butler pode realmente ser chamado de verdadeiro homem do esporte: ele pratica futebol, equitação, esqui aquático e convencional. Além disso, é detentor de uma medalha por bravura, que ganhou por salvar um menino que estava se afogando.

Apesar de o ator praticar ativamente esporte, fica difícil dizer que ele é um seguidor do estilo de vida saudável: só recentemente parou de fumar e limitou o consumo de álcool. Numa entrevista admitiu gostar de hambúrgueres, refrigerantes e fast-food em geral.

Por que o ator perdeu a forma?

Se compararmos as fotos de Butler antes do “300”, durante as filmagens, com as tiradas alguns meses após a sua conclusão, fica difícil acreditar com que rapidez ele passou de um guerreiro sarado e musculoso para um empregado de escritório com excesso de peso.

O ator se sentia tão envergonhado por haver ganho tanto peso tão rapidamente, que quando ia treinar na academia se disfarçava cuidadosamente com um boné de beisebol para não ser reconhecido(1). Aparentemente, o segredo da sua excelente forma física no filme não estava apenas no seu programa de treinos.

Veja também:

As perguntas mais frequentes sobre esteroides: são eficazes no ganho de massa muscular magra e existem anabolizantes legais?

Como treina Gerard Butler?

Gerard conta que para as filmagens do “300” ele treinou quatro meses seguindo um programa feito especialmente para ele por famoso personal trainer Michael Twite(2). O programa é composto por 300 repetições e é uma variação do treino cíclico.

Os exercícios do programa são executados em sucessão repetida sem qualquer interrupção entre eles e incluem 1-3 ciclos. O ator demorava cerca de 19 minutos para completar cada ciclo, mas depois que o programa se tornou conhecido, houve quem o conseguisse executar em apenas 12 minutos(3).

“Programa dos 300”

  • Barra fixa com pegada aberta — 25 repetições
  • Levantamento terra (50 kg) — 50 repetições
  • Flexões — 50 repetições
  • Saltar para uma base a 60 cm do chão — 50 repetições
  • Elevação de pernas deitado (para o abdominal) — 50 repetiçõess
  • Levantamento de Kettlebell (16 kg.) acima da cabeça — 25 repetições em cada braço
  • Barra fixa com pegada aberta — 25 repetições

Este programa funciona mesmo?

De acordo com Michael Twite, o criador do programa, ele está orientado para o aumento da força muscular e elaboração simultâneo de um corpo bem definido e com realce muscular à custa da atividade elevada. Executar um ciclo não é tão simples assim, para não falar em repeti-lo mais uma ou duas vezes.

Mas, apesar de o “Programa dos 300” realmente funcionar e de ter muita gente ligada nele, a perda brusca da forma física de Gerrard depois das filmagens leva a algumas reflexões. É provável que o segredo de seu bom físico não esteja apenas nos treinos.

Dieta para sessão de fotos

Uma das maneiras mais usadas para prepará-lo para uma sessão fotográfica é seguir uma dieta pobre em hidratos de carbono, com exclusão do sal e limitação de água quatro dias antes da sessão, e com um súbito carregamento de carboidratos simples imediatamente antes de ser fotografado.

Complementarmente, géis especiais que eliminam os líquidos do organismo tornam a figura ainda mais sarada e as definições mais fortes. Poucos carboidratos e um treino “pumping” direcionam todo o açúcar para os músculos, tornando-os muito maiores.

O segredo do físico ideal dos atores

Obviamente, este método só serve para soluções de curta duração. Adicione a isto um corpo previamente depilado – o que vai fazer com que os músculos sobressaiam ainda mais — a iluminação certa e até mesmo algum make-up (um músculo bem bombado pode facilmente estar a ser beneficiado pela pintura certa).

Depois disso, as fotos e o material gravado passa por processamento em computador e o resultado é um corpo perfeito. É evidente que esta dieta não consegue de modo algum transformar um homem muito magro ou muito gordo em um Apolo, mas o corpo do indivíduo comum pode levar um boa “melhorada”.

***

É bem provável que o segredo da boa forma física de Gerard Butler no filme “300” não seja o seu programa de treinamento, embora ele realmente funcione, mas sim uma preparação especial antes das filmagens e a ajuda dos retoques digitais.

Referências:

  1. Gerard Butler Cleanses, Works Out In Secret To Get Back In Shape, source
  2. Sequel to “300″ in the Works, source
  3. 300 Workout, source

Data da primeira edição:

  • 26 de dezembro de 2012

Adicionar novo comentário: