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David Beckham

Regras de vida e de treinamento de um dos mais famosos jogadores de futebol do planeta. O programa de treino de alto rendimento de Beckham para desenvolvimento a resistência física.

David Beckham

  • Data de nascimento: 2 de maio de 1975.
  • Altura: 185 cm
  • Peso: 77 kg.
  • Meio-campista do Los Angeles Galaxy. Atuou anteriormente no Manchester United, Preston, Real Madrid, Milão e defendeu as cores da seleção inglesa.

O segredo do sucesso de Beckham

“Você nunca vai conseguir jogar na seleção da Inglaterra, é pequeno e fraco demais para isso” – foram estas as palavras que o então jovem David Beckham, de apenas 13 anos de idade, escutou do seu professor de educação física(1), e foram precisamente elas que fizeram David malhar como um louco para alcançar o sucesso.

Assim é a natureza de Beckham: caso aceite um desafio, fará de tudo para alcançar o seu objetivo. Duas coisas o ajudam a atingir esse objetivo: a sua forma física e a ênfase no sucesso. É importante entender exatamente como você alcançar este sucesso.

“Pense o que fazer para ser o melhor”

De acordo com Chris Neville, preparador físico do L.A. Galaxy, a forma física de um jogador de futebol circunscreve apenas 90% do seu sucesso. “A verdade é que todos os jogadores se encontram ao mesmo nível de preparação e que o segredo do sucesso dos melhores está precisamente naqueles 10% que não têm a ver com a forma física”(1).

Todas as pessoas que nos cercam têm aproximadamente a mesma base e por isso é tão importante encontrar os tais 10% adicionais de sucesso que vai poder distingui-lo dos demais. Basta se perguntar a si mesmo: o que posso fazer para melhorar? O que é que os outros não fazem?

“O importante é a qualidade, não a quantidade”

Beckham fala muitas vezes da importância de um treino correto e não apenas intensivo: “Antes, nos treinos, eu fazia 30 cobranças de falta de uma só vez. À medida que o tempo foi passando, eu fui percebendo que bastavam 10 e que o importante é que estas 10 cobranças fossem bem pensadas e elaboradas”.

“Não é assim tão difícil passar de 30 para 40 chutes por sessão de treinos – você só precisa repeti-los mecanicamente e pensar cada vez menos na técnica de execução. Mas quando se permite fazer apenas 10, aí você se entrega de verdade em cada um deles. É precisamente isto que dá o resultado desejado”.

“É importante saber quando parar”

David diz que é importante analisar os seus objetivos para saber quando parar: “Na sua essência, o futebol é apenas uma corrida no gramado. Alguns anos atrás, quando comecei a malhar em treinos de força, acabei ganhando 7 quilos de músculo, mas comecei a sentir dificuldade em correr no campo”.

“Pergunte a si mesmo se precisa mesmo de dois cursos superiores e de dois anos em um trabalho que você odeia para conseguir ter uma vida melhor depois. Você precisa mesmo fazer supinos de 120 quilos para se sentir um homem de verdade? ‘.

“Estou melhor agora do que quando tinha 18 anos”

“Mesmo com 36 anos de idade eu corro em média 20 quilômetros por jogo. Sim, sem dúvida que agora conheço melhor o campo e conheço bem os limites da minha capacidade, o que consigo e não consigo fazer. Com a idade ganhei mais experiência. Gosto muito de ter a idade que tenho”(3).

Não pense que a vida termina depois de 25 anos e que você se transforma em uma ruína andante. Tudo depende de você: se quiser ficar velho, aí você acaba mesmo envelhecendo. Mas se quiser continuar a ter uma vida ativa, ela está em suas mãos. Leia a seção do FitSeven “Homens 30 +”.

Como malha David Beckham?

O futebol é considerado um dos esportes mais exigentes em relação à forma física. Abaixo você encontrará o programa de treinamento de David Beckham, elaborado por Chris Neville, treinador do L.A. Galaxy. Além disso, poderá também ler as suas recomendações para os ‘comuns dos mortais’.

Execute este treino duas vezes por semana, além do treino de força. Durante os exercícios fique de olho na frequência cardíaca máxima (FCmax) recomendada para cada idade. A FCmax é calculada subtraindo o número de anos de 220.

Primeira semana
Programa de treinamento de Beckham

  • Corrida: 5 minutos
  • Intensidade: 85% da FCmax
  • Descanso: 4 minutos
  • Repetições: 3 séries

Recomendação do treinador

  • Corrida: 5 minutos
  • Intensidade: 75% da FCmax
  • Descanso: para restabelecer 60% da FCmax
  • Repetições: tantas quanto conseguir fazer em 30 minutos

Segunda semana
Programa de treinamento de Beckham

  • Corrida: 2 minutos
  • Intensidade: 90% da FCmax
  • Descanso: 2 minutos
  • Repetições: 7 séries

Recomendação do treinador

  • Corrida: 3 minutos
  • Intensidade: 90% da FCmax
  • Descanso: para restabelecer 60% da FCmax
  • Repetições: tantas quanto conseguir fazer em 20 minutos

Terceira semana 
Programa de treinamento de Beckham

  • Corrida: 1 minuto
  • Intensidade: 95% da FCmax
  • Descanso: 1 minuto
  • Repetições: 15 séries

Recomendação do treinador

  • Corrida: 1 minuto
  • Intensidade: 85% da FCmax
  • Descanso: 1 minuto
  • Repetições: de 4 a 6 séries

Quarta semana
Programa de treinamento de Beckham

  • Corrida: 50 metros em uma direção e, em seguida, voltar
  • Intensidade: 20 segundos de corrida para trás e para frente
  • Descanso: 1 minuto
  • Repetições: de 8 a 10 séries

Recomendação do treinador

  • Correr: 50 metros em uma direção e, em seguida, voltar
  • Intensidade: 30 segundos de corrida para trás e para frente
  • Descanso: 2 minuto 30 segundo
  • Repetições: entre 3 a 4 séries

Quinta semana 
Programa de treinamento de Beckham

  • Corrida: 50 metros em uma direção e, em seguida, voltar
  • Intensidade: o mais rápido que conseguir
  • Descanso: 10 segundo
  • Repetições: de 8 a 10 séries

Recomendação do treinador

  • Correr: 50 metros em uma direção e, em seguida, voltar
  • Intensidade: o mais rápido que conseguir
  • Descanso: 20 segundo
  • Repetições: entre 3 a 4 séries

***

Os textos da seção “Famosos na academia” são de caráter pessoal. Antes de adotar qualquer programa de famosos, consulte o seu médico ou treinador para entender se aquele é ou não adequado para você.

Referências:

  1. Live it Like Beckham by Mike Zimmerman, source
  2. David Beckham’s fitness workout, source
  3. A man in his prime by Michael Easter, source

Data da primeira edição:

  • 8 de outubro de 2012

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