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Colin Farrell

Como Colin Farrell se preparou para as filmagens do remake do clássico de Arnold Schwarzenegger "Total Recall": programa de treino e dieta. Quem é o melhor: Arnold ou Colin?

Colin Farrell

  • Data de Nascimento: 21 de maio de 1976
  • Altura: 178 cm
  • Peso: 75 kg
  • Melhores filmes: “Total Recall” (O Vingador do Futuro), “Minority Report”, “Phone Booth” (Por um Fio), “In Bruges” (Na Mira do Chefe).

Schwarzenegger ou Farrell?

Na verdade, seria mais correto considerar o novo filme de “O Vingador do Futuro” como uma reinterpretação do clássico de Philip K. Dick, escrito em 1966, do que um remake do filme com o mesmo nome, protagonizado por Arnold Schwarzenegger e lançado nos cinemas em 1990.

Não será muito correto comparar o trabalho de atuação de Colin com o de Arnold, visto eles serem tão diferentes, quer como atores, quer na própria personagem que interpretam. Mas sem dúvida que a personagem de Farrell acabou ficando muito mais emotiva e viva.

Colin sobre as filmagens de “O Vingador do Futuro”

“Eu nunca tinha sido capaz de me manter em forma durante as filmagens. No processo do trabalho toda a sua atenção se altera, você se fecha dentro de você mesmo e acaba não reparando muitas vezes no que se passa ao seu redor. Afinal você trabalha 15 horas por dia”.

“No final de um longo dia de filmagens, a única coisa que você quer é voltar para o seu quarto de hotel, comer e ir para a cama. Mas dessa vez eu fiz as coisas de maneira diferente. Depois das filmagens me dirigia para a academia. Eu sei que soa ridículo, mas tive que me forçar a isso e, no final, valeu a pena”(1).

Drogas ou esporte?

Na entrevista, Colin admitiu ter levado um estilo de vida nada saudável, quando consumia álcool e até drogas. Ele batizou esse período de sua vida como “morte do corpo” e se arrepende sinceramente de ter sido tão irresponsável em relação à própria saúde.

Segundo ele, o consumo de drogas era uma espécie de ritual e interesse que determinava e mantinha o círculo social. Agora esse papel na vida de Colin foi assumido pelo esporte e pelo estilo de vida saudável, uma nova experiência que lhe permite se conhecer melhor a si mesmo e ao seu corpo.

Ioga para homens de verdade

Ainda na entrevista, o ator comenta, rindo, que se dez anos atrás alguém tivesse lhe dito que ele iria praticar seriamente ioga, ele teria tido um ataque de riso. Mas agora o ioga se tornou para ele uma importante ferramenta de autoconhecimento, de conhecimento da sua mente e corpo.

Agora Colin segue um estilo de vida saudável, come direito, toma vitaminas e bebe muito chá verde. Segundo ele, quer viver o máximo possível, para poder ver seus filhos crescerem e se tornarem adultos.

A dieta de Colin Farrell

Para se preparar para o papel no filme “O Vingador do Futuro” Colin não teve que seguir nenhuma dieta especial; ele já há muito que deixou de comer doces, pasteis, refrigerantes, fast food e toda essa junk food. A única coisa que fez foi limitar ainda mais o consumo de açúcar(2).

É importante notar que em treinamento de força não dá para abandonar completamente os carboidratos, pois eles são a principal fonte de energia para este tipo de esforço físico. Além disso, os carboidratos são um elemento importantíssimo para a fabricação de tecido muscular.

O treino de Colin Farrell

A preparação para o papel neste filme começou três meses antes do início das filmagens. Toda manhã Colin fazia um jogging de 3 km e de tarde malhava na academia durante 90 minutos – começou com quatro sessões por semana mas aumentou gradualmente até chegar às seis(3).

O programa era composto de treinos alternados entre a parte superior e inferior do corpo – um programa direcionado para os músculos. Nos primeiros meses, ele seguiu o programa clássico, mas depois, com o aumento do número de treinos semanais, foram adicionados exercícios secundários de isolamento.

O programa de Colin Farrell

Colin utilizava pirâmides de peso (começando pelo peso mais e diminuindo a partir daí) e costumava também trabalhar com pouco peso mas até conseguir aguentar numa última série. Os treinamentos se alternavam da seguinte forma: superior-inferior-superior-descanso-inferior-superior-inferior.

Exemplo de um dia de treinamento

  • Aquecimento – 2 km de corrida na esteira ou 15 minutos de box leve
  • Cárdio dinâmico (agachamentos, flexões, barra fixa, levantamentos laterais) – 15 repetições de cada exercício.
  • Supino reto com alteres – 5 séries de 12 repetições.
  • Rosca martelo – 5 séries de 12 repetições.
  • Abdominais com a bola.
  • Flexões com a bola.
  • Prancha.
  • Arrefecimento – 5 minutos de caminhada lenta.

***

O programa de treinamento de Colin Farrell para o filme “O Vingador do Futuro” foi dividido em seis dias num programa para os músculos. O FitSeven recomenda que comece com os clássicos quatro dias e só posteriormente aumentar a frequência das sessões de treino.

Referências:

  1. Colin Farrell: «Acima de tudo me interesso por uma história boa» (em russo), link
  2. Q&A With Colin Farrell for “Total Recall”, fonte
  3. Colin Farrell Covers Men’s Health UK September 2012, fonte

Data da primeira edição:

  • 23 de augusto de 2012

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