História do aparecimento do CrossFit, modelo empresarial e principais indicadores financeiros. O perigo dos treinos – opinião dos profissionais e avaliações críticas.
CrossFit: treinamento perigoso
Como funciona isto do CrossFit
CrossFit é um dos sistemas de treinamento mais populares e se baseia nos princípios do treinamento do circuit training com recorrência a exercícios funcionais, isto é, exercícios o mais próximo possível dos movimentos naturais (flexões, fundos nas paralelas, etc).
O sistema de treinamento do CrossFit combina atividades como corrida intervalada, remo, pular e subir corda, exercícios nas argolas e barra fixa, exercícios de força com fitas de treinamento suspenso TRX, halteres, kettlebells, barra e objetos pesados.
Como são elaborados os treinos no CrossFit
Cada sessão é uma combinação das atividades acima enunciadas e ganha o nome de Workout of the Day (WOD). É possível fazer centenas destas combinações diferentes e, na sua essência, os treinos diários de CrossFit não se repetem nem existe nenhum sistema exato.
Uma das características distintivas do CrossFit é ser praticado em grupos de 10-15 pessoas, o que ajuda a treinar de forma mais eficiente, já que os membros mais experientes do grupo puxam pelos iniciantes, assim como acabam competindo mais entre si pelo melhor resultado.
História da Empresa
O criador do CrossFit, Greg Glassman, nasceu em 28 de outubro de 1956, nos arredores de Los Angeles, Califórnia. Iniciou a sua carreira de personal trainer quando tinha 18 anos e logo nos primeiros anos de trabalho começou a utilizar o nome CrossFit para o seu sistema de treinamento(1).
Inicialmente, o sistema servia de programa personalizado para queima de gordura e os treinos decorriam em uma academia convencional. Aos poucos, porém, o modelo de negócio foi mudando e em 1995 apareceu a primeira academia de CrossFit. E em 2000 foi criada a empresa CrossFit, Inc.
Veja também:
Elementos mais importantes para um treino integral em condições caseiras. Ideias para montar a sua própria academia em casa.
Modelo empresarial CrossFit
Os centros de formação de CrossFit são obrigados a pagar uma taxa anual pela utilização de suas técnicas e marca e os treinadores destes centros são obrigados a fazer um curso anual de formação com a duração de dois dias nos centros de CrossFit por um preço que ronda os mil dólares.
Em 2012 o lucro da empres CrossFit, Inc. foi de 50 milhões de dólares e em 2013, de acordo com estimativas preliminares, será de 100 milhões(2). No final de 2012, o número de locais com habilitação para dar CrossFit era de 6775. O número de pessoas treinando segundo este sistema era de mais de meio milhão.
CrossFit e Reebok
No início de 2000, a empresa Reebok começou a sentir sérias dificuldades com as vendas, tendo perdido um contrato com a National Football League NFL. Em 2006, a Adidas comprou a Reebok por 3,8 bilhões dólares e em 2010 encontrou um substituto para a NFL – uma parceria de 10 anos com CrossFit(3).
O valor do negócio não foi divulgado, mas apenas para o fundo de premiação Reebok CrossFit Games em 2011 a empresa disponibilizou 1 bilhão de dólares. Além do apoio dos jogos acima referidos, foram lançadas coleções de calçado e roupa esportiva para a prática de CrossFit.
Crítica ao sistema de CrossFit
Em 2005, surgiu no The New York Times um artigo extremamente crítico em relação ao sistema CrossFit – “Getting Fit, Even If It Kills You” (“Ficar em forma, mesmo que isso mate você”)(4). O artigo fala de pessoas que sofreram sérias lesões durante o treinamento por este sistema.
Teve então um julgamento nos Estados Unidos cuja sentença determinou a indenização de 300 mil dólares por parte da empresa CrossFit, Inc. a um homem que sofrera ferimentos durante o treinamento. No entanto, mesmo a lógica do sistema e a abordagem às cargas são muitas vezes alvo de críticas.
A opinião dos profissionais
Dr. Stuart McGraw, da Universidade de Waterloo: «As vantagens que pode obter a partir do CrossFit são anuladas pelo risco ao qual você se expõe ao realizar exercícios na sua essência perigosos, tecnicamente mal executados e em ritmo acelerado”.
Chris Shugart, profissional de fitness: “Na verdade, a estrutura dos programas de CrossFit é extremamente caótico e eu não vejo nenhuma lógica na escolha dos exercícios e suas sequências. O sistema pode ser extremamente perigoso para as pessoas mais inexperientes”(5).
***
Os comerciais da Reebok, que dão literalmente à CrossFit o rótulo de “esporte para todos” se esquecem de mencionar o perigo de tal treinamento para os novatos inexperientes. Sem mencionar o fato de o sistema CrossFit de modo algum servir para quem quer ganhar massa magra.
Leia também:
- Classificação dos melhores suplementos pré-treino
- Mercado mundial do fitness
- Como crescem os músculos: explicação científica
Referências:
- Greg Glassman Biography, fonte
- Do Not Cross CrossFit, fonte
- Reebok embraces personal fitness trend, fonte
- Getting Fit, Even if It Kills You, fonte
- The Truth About CrossFit, fonte
Data da primeira edição:
- 8 de outubro de 2013