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5 suplementos novos

Selecionámos 5 suplementos ainda pouco conhecidos mas com resultados já mostrados e comprovados. Todo sobre teacrina, 5-HTP, spirulina, melatonina e raiz da maca.

5 suplementos pouco conhecidos

Os suplementos alimentares atualmente existentes no mercado, quer seja no âmbito do fitness ou não, tem aumentado a um ritmo alucinante, com as mais variadas apresentações, quer sejam em comprimido, cápsula, em pó ou líquido.

Todos os que estão ligados ao ganho de massa muscular ou perda de gordura, são ainda mais populares sendo os bestsellers e mais procurados durante, principalmente, os meses de Maio a Agosto. Isto quer dizer, que muitos outros suplementos, tão ou mais eficazes, acabam por ficar um pouco para trás, porque o foco do que resulta é mantido dentro dos que ganharam popularidade. Posto isto, selecionámos alguns suplementos ainda pouco conhecidos mas com resultados já mostrados e comprovados.

Teacrina

A teacrina é um suplemento natural, encontrado em várias plantas, capaz de fornecer energia, bom humor e aumentar o rendimento. Apresenta-se como uma alternativa à cafeína com efeitos anti-inflamatório e antioxidante. Mas também melhora a disposição e concentração.

A teacrina é um suplemento alimentar que melhora o teu desempenho. Pelo aumento de energia e redução da fadiga. Por outro lado, também te vai manter mais motivado e melhorar a tua capacidade cognitiva.

Artigos científicos apontam para os seus efeitos estimulantes, semelhantes aos efeitos da cafeína, no entanto, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais e secundários da cafeína, como a tolerância, irritabilidade ou ansiedade. As doses recomendadas situam-se entre os 50mg a 100mg/dia, 30min antes do treino.

5-HTP

Um suplemento alimentar, um aminoácido, bastante interessante que te ajuda indiretamente a emagrecer. Vamos perceber todo o processo. A serotonina é responsável pelo teu bom humor e disposição, mas também influencia o sono e o apetite. Os níveis de serotonina, por sua vez, dependem dos níveis de triptofano, um aminoácido essencial que é transformado em serotonina.

Como o triptofano depende da ingestão de hidratos de carbono, em dietas de perda de peso com níveis baixos de hidratos de carbono, os seus níveis estão diminuídos, o que diminui também os níveis de serotonina. Daqui Já consegues perceber porque é que quando estás em dieta tens ainda mais vontade de doces e mau humor. Ao contrário do triptofano, o 5-HTP, não depende da ingestão de hidratos de carbono para ser convertido em serotonina.

Esta é a origem das suas propriedades indutoras do sono, já que, o facto de dormires mal ou pouco faz subir os níveis de grelina e a vontade de fugir do plano. As doses podem ser de 200mg ou 400mg, 30min antes das refeições ou antes de dormir.

Spirulina

Um superalimento, que tem suscitado a curiosidade de muitos. Atualmente, existem inúmeros estudos que demonstram os efeitos benéficos da spirulina para o organismo. Como principais benefícios da spirulina, destacam-se:

  • Rica em nutrientes

A Spirulina contém quase todos os nutrientes que precisamos, em proporções diferentes. Com uma dose diária de spirulina, consegues obter uma boa parte da tua dose diária dos seguintes nutrientes, como proteína, vitaminas do complexo B, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Zinco, Cálcio, Selénio, Fósforo.

  • Fortalece o sistema Imunológico
  • Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
  • Alivia os sintomas de doenças respiratórias
  • Diminui os níveis de colesterol
  • Promove a perda de peso
  • Melhora a força muscular

A maioria das recomendações indica 3 tomas diárias às principais refeições, de 800mg cada, aproximadamente 2 a 3 cápsulas.

Melatonina

A Melatonina é uma hormona que o teu corpo produz naturalmente, responsável por controlar o ciclo do sono. A sua segregação inicia-se naturalmente na ausência de luz e uma das suas funções é a indução do sono. É uma hormona que está diretamente ligada ao ritmo circadiano, ou seja, quando o dia fica mais escuro, a produção de melatonina aumenta e quando a luz do dia volta, a produção de melatonina diminui e nós acordamos.

Apesar de produzires melatonina naturalmente, não significa que tenhas uma boa noite de sono. Ao ingerires a melatonina sob a forma de suplemento vais ter a oportunidade de potenciar os seus efeitos e atingir um estado mais profundo do sono, dormir mais tempo e reduzir a quantidade de vezes que acordas durante a noite.

Se descansares melhor, se dormires melhor, a glândula hipófise vai estimular a produção da hormona do crescimento (GH) e testosterona, que aumentam significativamente de forma natural. Logo, vão queimar mais gordura e promover a hipertrofia muscular, através de uma noite descansada e anabólica.

A melatonina pode ser encontrada em diversas dosagens, consoante os diferentes fabricantes: 1mg, 2mg, 3mg, 5mg ou 10mg. A dosagem recomendada é de 1mg a 5mg, 30 minutos antes de dormir. Apesar de alguns estudos referirem que doses de 0,3 a 0,5 mg por dia já são capazes de simular a produção natural de melatonina. Doses acima de 5mg não apresentam qualquer beneficio.

Maca

A raiz da maca peruana é muito rica em nutrientes e é cada vez mais utilizada, quer em pó quer em cápsulas, como suplemento alimentar.

Tem propriedades afrodisíacas e estimulantes da atividade física e mental, o que a torna ótima para estados de cansaço, franqueza, stress ou depressão, mas também como condutor do aumento da energia e melhoramento da performance.

É rica em:

  • Proteína
  • Aminoácidos
  • Cálcio
  • Ferro
  • Ácidos gordos
  • Ómega 3
  • Hidratos de carbono
  • Fibras
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Zinco
  • Vitaminas do complexo B, vitamina C e Vitamina E.

A maca peruana pode ser usada em cápsulas ou em pó, diluído em água ou outro liquido. Não é aconselhado o seu uso na forma crua, pelo risco de toxicidade, ainda desconhecida. Até porque, a sua comercialização em forma de tubérculo é rara.

A dosagem segura e recomendada é de 1,5g a 3g por dia, sendo interessante consumir em sopas, sumos, batidos, mousses, sobretudo se associada a citrinos, pelo facto de potencializar os seus benefícios.

Todos suplementos que mencionamos acima são disponíveis nas lojas desportivas online. A Myprotein é uma delas, onde poderás encontrar uma vasta gama de suplementos desportivos e alimentares online aos melhores preços.

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