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Operação Biquíni: 4ª Semana

Corpo enxuto para garotas: 7 dicas para combater o excesso de peso. Tudo o que precisa saber para se livra rápida e efetivamente da gordura corporal e criar um corpo flexível.

1: Não tente perder peso jejuando

Apesar de as dietas com um nível reduzido de hidratos de carbono (50-70 gramas por dia) funcionarem bem para as mulheres, a ingestão calórica no geral não deve baixar muito. Dietas de fome só prejudicam o metabolismo, fazendo o corpo acumular cada vez mais gordura.

Em nenhuma circunstância ingira menos do que 1.500 calorias por dia e nunca siga nenhuma daquelas monodietas tão discutidas nas revistas femininas. Em vez disso, aprenda a lidar com a sua sensação de fome para comer apenas o seu organismo realmente precisa.

2: Esqueça os produtos com baixo teor de gordura

O principal inimigo da esbelta figura feminina não é de modo algum a gordura que se come, mas o açúcar que se ingere (em todas as suas variações, inclusive nos sucos). A passagem para uma dieta pouco calórica com baixo teor de gordura e rica em carboidratos é a pior coisa que pode fazer uma garota que queira perder peso.

É importante lembrar que, se o corpo masculino precisa de carboidratos para os músculos, o corpo feminino prefere trabalhar com os ácidos graxos livres. Uma limitação sensata de carboidratos, moderação na gordura e nível elevado de proteína – eis a base da dieta para mulheres.

3: Caminhe, não corra

A FitSeven já antes mencionou que a única estratégia correta para as garotas conseguirem queimar gordura é, em primeiro lugar, fazerem treinamento de força para aumentar o consumo de açúcares por parte dos músculos e, por outro, fazerem cárdio moderado para aumentar o metabolismo de carboidratos em geral.

Na maioria dos casos, uma caminhada de 40 minutos a pé será mais eficaz para a queima de gordura do que 20 minutos correndo a 10 km/h ou até mesmo 30 minutos de exercício aeróbico. De fato, o corpo da mulher prefere se liberar da gordura em “modo lento”.

4: Pratique esporte na primeira semana do ciclo menstrual

Os níveis hormonais variam consideravelmente nas diferentes semanas do ciclo menstrual. Na primeira semana de menstruação, quando o corpo está com um nível reduzido de estrogênio, o metabolismo feminino fica bem próximo do metabolismo do homem, o que torna bem mais eficaz o processo de quebra das reservas de gordura.

Se a condição física permitir, use a vantagem hormonal da primeira semana do ciclo menstrual com treinamento de alta intensidade – corrida intervalada ou circuit training. Eduque o seu corpo a trabalhar com carboidratos.

5: Tonifique os músculos do tronco

Na maioria das vezes, a massa muscular da metade inferior do corpo das mulheres excede significativamente a massa muscular da metade superior. A musculatura das pernas e glúteos, que se desenvolve ativamente durante o processo da caminhada, difere bastante da musculatura das costas, ombros e braços, que raramente são expostos a cargas.

Mesmo que a garota não sonhe em ter uns bíceps torneados e bombados, ela, mesmo assim, deverá ‘lembrar’ o seu organismo que na parte superior do corpo também existem músculos que requerem energia. Um treinamento com peso elevado e com 5-7 repetições é a melhor solução.

6: Melhore as proporções do corpo

Outra tarefa também muito importante a ser resolvida com o treino da parte superior do corpo é a de melhorar as proporções. Quadris demasiado largos se tornam visualmente menores com um pequeno aumento do tamanho das costas, enquanto um desenvolvimento moderado dos músculos dos braços os tornam mais esticados.

Outro componente das proporções de uma figura atlética é a postura correta. Passar o tempo sentada ou andar sempre de salto alto faz com que o tórax encolha e os ombros descaiam, tornando as já estreitas costas das mulheres ainda mais estreitas.

7: Combata o estresse

Apesar de o ioga ou o pilates não serem atividades que consumam muitas calorias, eles não deixam de ser igualmente importantes para a criação de um corpo enxuto. Em primeiro lugar, eles ajudam a melhorar a postura e, em segundo lugar, normalizam o nível dos hormônios do estresse e do cortisol.

Para as garotas é particularmente importante monitorar os níveis de cortisol, uma vez que o aumento da segregação deste hormônio no corpo provoca mau humor, letargia e apatia – e tudo isto pode levar ao consumo descontrolado de alimentos doces na tentativa de superar a depressão.

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A partir da próxima semana da “Operação Biquíni” vamos disponibilizar às nossas leituras programas de treinamento e dar as principais dicas para uma alimentação em concordância com as diferentes semanas do ciclo menstrual, com base na lógica descrita nos artigos das primeiras semanas.

Data da primeira edição:

  • 9 de julho de 2014

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