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CKD: Dieta Para Emagrecer

A maneira mais eficaz para se livrar do excesso de gordura sem perder músculo: alternância de dias pobres em carboidratos e dias de carga. Princípios básicos da dieta cetogênica cíclica.

Por que é que a gordura é importante?

A gordura é um elemento essencial do metabolismo e fonte de energia de reserva para o corpo. Um nível baixo de gordura corporal faz com que seja impossível a síntese de hormônios e sem reservas de gordura, o indivíduo simplesmente morre em poucos dias.

Cerca de 3-4 dias após a redução na ingestão calórica ou de forte restrição no consumo das gorduras, o corpo ativa mecanismos de defesa adicional, diminuindo o metabolismo e começando a destruir o tecido muscular, uma vez que o considera secundário, preservando assim as reservas de gordura.

Pior estratégia de emagrecimento

Ao se esforçarem por perder rapidamente peso, muitos iniciam dietas “selvagens” (repentina redução calórica) ou mono-dietas (a recusa de certos nutrientes), combinando-as com longas cargas de cárdio ou até mesmo com treinamento de força.

Esse regime fará o seu corpo entrar em estresse, em resultado do quê o metabolismo abranda, o nível de testosterona e outras hormonas sexuais diminuem abruptamente, enquanto os níveis de cortisol e leptina aumentam significativamente. É o corpo tentando sobreviver.

O que é a dieta cíclica?

A maneira mais fácil de “enganar” o corpo é o retomar a ingestão normal de alimentos após os já mencionados 3 ou 4 dias de dieta. Na maioria dos casos, bastam 60-70 horas para fazer o metabolismo voltar ao seu estado normal.

Na sua essência a dieta cíclica (do inglês cyclic diet) é uma repetição alimentar diária que segue o seguinte princípio: de segunda até quinta à noite – dias de dieta rigorosa, quinta-feira à noite, sexta e sábado – dias de alto teor calórico, domingo – dia de transição.

Fato curioso:

Como a primeira etapa pressupões a redução de hidratos de carbono, esta dieta é frequentemente chamada de CKD (do inglês cyclic ketogenic diet).

Primeira etapa: dieta rigorosa

Nos primeiros três dias e meio de dieta calórica cíclica a ingestão de alimento reduz em cerca de 30-40% em comparação com o nível normal, a quantidade de gordura deve ser mantida a um mínimo de 30-40 gramas diárias e a maior parte das calorias são fornecidas pelas proteínas.

A estratégia de treinamento nesse período deve se centrar na queima máxima de gordura, enquanto o corpo ainda não entende que está em uma dieta e, portanto, opera em potência máxima. O mais eficaz é a combinação de exercícios de cárdio com com circuit training.

Segunda etapa: carga

Na segunda metade de quinta-feira começa o ciclo de carga – depois de jantar bem deverá, algumas horas depois, fazer um treinamento de força noturno. Grande parte das calorias obtidas no jantar serão imediatamente gastas no trabalho muscular.

A sexta-feira é o dia de carga mais importante, quando o nível calórico dos alimentos é aumentado em cerca de 30-40 % acima do normal. Sábado à noite deverá fazer um treinamento de força bem puxado para obrigar o corpo a ativar o crescimento muscular.

Terceira etapa: transição

No último dia da semana a quantidade de calorias consumidas é reduzida para o nível de base, sendo que a maioria dos alimentos devem ser consumidos na primeira metade do dia. No domingo ao final do dia o ideal é fazer uma sessão de cárdio de esforço médio.

É importante notar que em caso de dieta cíclica, a ingestão calórica semanal está dentro dos limites de base, sem deixar por isso o organismo diminuir a velocidade do metabolismo – é errado acreditar que o corpo zera o contador de calorias à meia-noite em ponto e que começa uma nova conta com o novo dia.

Contraindicações

As principais contraindicações das dietas cíclicas são problemas cardíacos, pressão alta e vários tipos de diabetes e, tanto os treinos de força, como os de cárdio executados em dias de nível baixo de glicose, são especialmente perigosos neste tipo de doenças.

Além disso, esta dieta de modo algum se recomenda para pessoas com doenças do fígado, rins e aparelho digestivo, grávidas e mães lactantes. Se você tem alguma dúvida quanto a saber se a dieta cíclica serve ou não para você, consulte obrigatoriamente o seu médico.

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A dieta cetogênica cíclica, ou dieta keto cíclica é a maneira mais eficaz de “enganar” os mecanismos metabólicos do nosso corpo, proporcionando a queima de gordura sem perda de músculo. Leia nos próximos artigos a estratégia alimentar detalhada e o treino de cada uma das etapas.

Data da primeira edição:

  • 15 de janeiro de 2014

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