Dicas para cuidar do rosto post image

Dicas para cuidar do rosto

Por que o creme hidratante é o componente mais importante na preservação da juventude da pele masculina? Tudo sobre como escolher um creme para o rosto.

Por quê cuidar da pele?

Apesar de a pele do homem envelhecer mais lentamente do que a da mulher, se não for adequadamente cuidada (ou se não for cuidada de todo) o envelhecimento ocorrerá bruscamente e entre os 40 e 50 anos ela se tornará mais fina e seca, provocando o aparecimento de rugas profundas.

Ao se darem conta que a pele do rosto está envelhecendo, muitos tentam então fazer regressar a juventude e começam a usar cremes caros. Mas, infelizmente, a situação já não dá para inverter. A maneira mais eficaz para manter a saúde e o frescor da pele é cuidando dela com antecedência.

Como escolher o creme masculino para o rosto?

Atualmente, qualquer grande fabricante de produtos de cuidados com a pele oferece linhas masculinas com grande variedade de oferta. É importante experimentar diferentes produtos para comparar os seus efeitos e, desse modo, conseguir escolher o mais adequado para você.

Lembre-se que só dá para julgar a eficácia de um creme após um ciclo completo de renovação da pele, o que leva cerca de um mês aos 45 anos, e entre 3 a 4 meses depois dos 45-50 anos. Somente após este ciclo, você estará em condições de avaliar se determinado creme é ou não bom para a sua pele(3).

Os melhores cremes hidratantes para homem

Quando estiver lendo a composição do produto, lembre-se que um bom creme deve conter ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), óleos vegetais, vitaminas e minerais, bem como nutrientes, extratos vegetais e antioxidantes(1).

Na maioria dos casos, a densidade e a textura de creme refletem a sua eficácia: quando mais grosso, melhor ele costuma ser. Mas, infelizmente, esses produtos são mais difíceis de aplicar e fazem se sentir na pele, e para os homens é importante conseguir evitar o chamado “efeito de creme”.

Os componentes hidratantes do creme

A
glicerina está presente em todos os óleos naturais e sintéticos. É usada como componente hidratante, uma vez que é capaz de reter a umidade necessária nas diferentes camadas da pele e, assim, manter o equilíbrio.
A
silicone também é usada como uma substância que retém a umidade e cria uma barreira protetora na pele. A principal desvantagem está no fato de os produtos com muita silicone poderem deixar na pele um brilho gorduroso bem característico
(1).

Componentes nutricionais do creme

O extrato de cenoura (daucus carota) é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C e E, contém caroteno, óleos essenciais, bem como pectinas que impedem a perda de líquido da pele. Todos estes ingredientes são essenciais para uma pele saudável.
O óleo de jojoba (jojoba oil) ajuda a reter os nutrientes e a manter a pele hidratada, criando uma fina camada de óleo na superfície da mesma. É o ingrediente mais comum e relativamente barato
(1).

Como aplicar corretamente o creme?

O creme deve ser aplicado sobre as linhas de massagem para que a absorção seja mais eficaz e as fibras de colágeno mais protegidas. Comece por espalhar um pouco de creme em toda a testa e esfregue-o desde o centro em direção às têmporas.

Em seguida, aplique o produto na área debaixo dos olhos (desde as têmporas em direção ao nariz) e na área sob as sobrancelhas (do nariz em direção às têmporas). Depois, espalhe a partir do meio do queixo, pela parte inferior da mandíbula, em direção às orelhas. Passe suavemente os dedos sobre a pele desde as narinas em direção às têmporas e desde os cantos da boca em direção ao meio da orelha(3).

Ingredientes antienvelhecimento

O extrato de chá verde (green tea extract) é uma fonte de antioxidantes que, junto com o extrato de semente de uva, é um dos ingredientes mais utilizados na indústria de cosméticos
(1).
O retinol alimenta a pele com vitamina A e é um antioxidante. Graças a esta vitamina se neutralizam os radicais livres (moléculas instáveis ​​de oxigénio) que provocam a destruição das células e leva à formação de rugas
(2).

***

O uso diário de cremes hidratantes é uma das maneiras mais fáceis de manter a juventude da pele masculina por mais tempo e de prevenir o aparecimento de rugas. É importante aplicar o creme ao longo das linhas de massagem pois isso vai fazer com que seja absorvido de forma mais eficaz.

Referências:

  1. Keep Your Face Looking Great With Moisturizer, fonte
  2. Wrinkle creams: Your guide to younger looking skin, fonte
  3. Linhas faciais de massagem e equipamentos de aplicar o creme (em russo), fonte

Data da primeira edição:

  • 24 de abril de 2011

Adicionar novo comentário: