Como lavar o rosto post image

Como lavar o rosto

Qual a diferença entre os produtos de cuidado da pele para homens e para mulheres e por que a lavagem inadequada leva ao rápido envelhecimento? Dicas eficientes de cuidados com a pele.

Qual a diferença entre a pele masculina e feminina?

Graças à sua estrutura mais densa (a pele dos homens é 30% mais grossa do que a das mulheres) e à maior quantidade de oleosidade, a pele masculina envelhece mais lentamente. Mas, infelizmente, em comparação com a pele feminina, a pele dos homens produz menos substâncias de defesa contra o envelhecimento(1).

Quando o homem chega aos 40 ou 50 anos, a sua pele sofre alterações, tornando-se mais fina e menos oleosa, o que leva a uma ativação brusca dos seus processos de envelhecimento. Literalmente em poucos anos, as rugas se aprofundam e o homem começa a envelhecer a olhos vistos.

Como abrandar o processo de envelhecimento?

Para fazer a pele masculina envelhecer mais devagar é importante mantê-la sempre limpa e hidratada. O excesso de gordura causa a acumulação de sujeira e bactérias, o que leva ao aparecimento de espinhas e outros problemas cutâneos.

O simples hábito de lavar o rosto duas vezes por dia com um produto sem sabão irá melhorar significativamente o estado da pele. Além disso, a hidratação é o fator mais importante na manutenção de uma pele jovem, mais importante do que a lavagem em si.

Como lavar corretamente a sua pele?

Ao esfregar a pele com sabão comum, você acaba alterando o equilíbrio natural do pH dela – o sabão seca a pele, fazendo com que ela comece a produzir mais gordura que, por sua vez, leva à obstrução dos poros e a uma acumulação mais rápida da sujeira causadora das espinhas e pontos negros.

Por isso os homens precisam, na sua higiene pessoal, de produtos que eliminem a oleosidade e a sujeira, sem com isso deixarem a pele excessivamente seca. Teoricamente, tão aptas estão as linhas de produtos femininos, como masculinos – o importante aqui é que lave a sua pele duas vezes ao dia: de manhã e à noite.

Os produtos pós-barba hidratam a pele?

Os after shaves são necessários para a desinfeção e cicatrização mais rápida de pequenas feridas decorrentes do barbear, mas, infelizmente, a maioria deles é feito à base de álcool, e o álcool, somo se sabe, seca bastante a pele.

Recomendamos que use depois do barbear bálsamos sem álcool e ricos em vitamina E, glicerina, azeite de oliva, óleo de jojoba ou outros elementos de cicatrização e desinfecção.

Os homens necessitam de esfoliante?

Os produtos femininos de higiene pessoal contêm partículas que removem as células mortas da pele. Os homens não necessitam desses produtos, uma vez que o barbear diário remove por si as células velhas da pele, agindo como um esfoliante e permitindo à pele se renovar mais rapidamente.

A esfoliação é recomendada para aqueles homens cuja pele é mais oleosa do que a média ou para aqueles que fazem a barba não com a lâmina mas com aparador de barba ou barbeador elétrico. Além disso, o esfoliante para a pele feminina é mais “suave” e acaba não sendo eficaz na pele masculina.

Cremes de rosto para homens e mulheres: quais as diferenças?

Os cremes hidratantes podem se dividir em dois tipos: os que criam uma película de gordura e mantêm a umidade na superfície da pele e aqueles que hidratam fisicamente com a ação do glicerol ou de outra substância.

A maioria dos cremes faciais femininos é feita com à base de gorduras ou óleos, uma vez que muitas mulheres têm a pele fina e seca. Estes cremes não são apropriados para a pele masculina porque acabam tornando as peles já por si oleosas ainda mais oleosas e causam uma sensação de tensão na pele do rosto.

Hidratantes e raios UV

Depois de lavar o rosto aplique sempre um hidratante. Tendo em conta que a pele dos homens tem tendência a ser mais oleosa e que necessita de produtos de cuidado especiais que não aumentem ainda mais o seu teor de oleosidade, a maioria dos produtos das gamas femininas não serve para eles.

Além disso, grande parte do envelhecimento da pele se deve à ação dos raios UV – se você deseja manter a aparência jovem tanto quanto possível, use cremes hidratantes que contenham proteção contra os raios UV.

***

Os produtos femininos de cuidado da pele são diferentes dos produtos masculinos – uma vez que a pele dos homens é mais oleosa, ela exige uma abordagem diferente. A simples lavagem duas vezes ao dia, combinada com a aplicação de um creme hidratante, prolonga significativamente a juventude no rosto masculino.

Referências:

  1. Men’s Skin More Sun-Sensitive, Daniel J. DeNoon, source

Data da primeira edição:

  • 7 de julho de 2012

Adicionar novo comentário: