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7 segredos da juventude

Sete dicas sobre como se manter jovem por mais tempo possível. Tudo sobre a importância das cargas físicas, dicas sobre como cuidar da pele e sobre as horas que deve dormir por noite.

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1. Coma menos e mais devagar

De acordo com o British Medical Journal, cerca de 84 % das pessoas com problemas com excesso de peso comem bem mais rápido(1) que as outras pessoas: em média, elas mastigam uma porção de alimento em 3 segundos, enquanto as pessoas mais magras gastam na mesma ação cerca de 9 segundos.

Além disso, muitos nutricionistas acreditam que a obesidade reduz de forma inequívoca os hormônios masculinos, especialmente a testosterona. Há estudos que mostram que a 15 kg. de excesso de peso é equivalente a 10 anos de envelhecimento.

2. Jogue no computador

Estudos da American Psychological Association mostraram que os médicos-cirurgiões que nas gostam de jogos de computador foram 27% mais rápidos e fizeram 37% menos erros durante as operações do que seus colegas que não pegam nunca na console do jogo(2).

Ao que tudo indica, a capacidade lógicas de desenvolvimento dos jogos faz o cérebro envelhecer mais lentamente, uma vez que o obrigam a se ocupar de um trabalho bastante complexo. Quanto às palavras cruzadas, a realidade é que não existe nenhuma opinião consensual ainda.

3. Pratique treinamento de força

O processo de perda de massa muscular com a idade é uma das principais desvantagens do envelhecimento. Muitas vezes, o local que perde músculo acaba sendo preenchido com gordura, já que ela é a forma predominante de conservação da energia e de fornecimento energético ao corpo.

Neste caso, devido ao fato de que o tecido adiposo ser mais leve do que o músculo e de um quilo de gordura ocupar cerca de 18% mais espaço do que um quilo de músculo, um homem envelhecido parece muito mais ‘cheio’ mesmo tendo o mesmo peso que tinha na juventude.

Veja também:

Princípios básicos do programa de treinamento de força e da dieta do ator Vin Diesel, graças aos quais ele ganhou massa muscular.

4. Quanto deve durar uma noite de sono saudável?

Um estudo científico de larga escala, que durou 22 anos e acompanhou o estado de saúde de mais de 21 mil pessoas, mostrou que os homens que reservam para o sono menos de 7 horas por noite têm uma probabilidade de 26% maior de morrer antes(3).

É interessante notar que este mesmo estudo descobriu que aqueles que dormem mais de oito horas por dia, também têm uma probabilidade 24% maior de morte prematura. É por isso que é importante dormir pelo menos 7 horas, mas não mais do que 8, sem esquecer nunca a qualidade do do sono.

5. Corra

Estudos longitudinais da Universidade de Stanford efetuados ao longo de mais de 20 anos mostraram que as pessoas de meia e terceira idade que fazem jogging com frequência têm um risco 40% menor de doenças cardíacas.

Além disso, estudos mostraram que aquelas pessoas que correm já há muito tempo começarão muito mais tarde a sentir dificuldades de agilidade física: em média, estas pessoas mantêm a boa forma por mais 16 anos(4)

6. Cuide da pele do seu rosto

Passe esfoliante no rosto pelo menos uma vez por semana porque é importante ajudar a pele a se renovar, removendo as partículas já mortas. Tente utilizar não apenas esfoliantes abrasivos, mas também aqueles com ácidos fracos (por exemplo, ácido glicólico).

Crie uma regra de se submeter a uma massagem de rosto profissional uma vez a cada vários meses. É um fato interessante que a maioria dos homens nunca na vida experimentou este modo simplíssimo de restaurar o tônus ​​e a pele jovem.

7. Como evitar rugas?

A pele do homem, ao contrário da pele das mulheres, é, na maioria das vezes, oleosa ou mista, graças ao que a maioria dos homens jovens não tem necessidade de hidratação adicional na pele do rosto.

No entanto, com a idade, o tipo da pele sofre alterações e torna-se mais seca e fina – a pele em torno dos olhos pode chegar a ter uma espessura de apenas 0,02 mm – e sem o uso de cremes hidratantes, os homens a partir dos 40-50 anos irá notar um aumento súbito e significativo das rugas.

***

Uma das regras mais importantes para a preservação da juventude é ter as cargas físicas e intelectuais constantes, uma alimentação adequada com uma taxa reduzida de até 5-10 % de calorias, bem como um cuidado permanente da pele do rosto.

Leia também:

Referências:

  1. Speed of eating ‘key to obesity’, source
  2. Playing Video Games Offers Learning Across Life Span, source
  3. How Much Sleep Do Adults Need?, source
  4. Running slows the aging clock, Stanford researchers find, source

Data da primeira edição:

  • 30 de augusto de 2013

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