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Como melhorar a postura

Sete coisas e ações típicas estragam a postura e tornam a figura encurvada e nada atlética. Tudo o que você precisa saber para reduzir o risco de curvatura da coluna vertebral.

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1. Mochila

Carregar mochila pesada é uma das causas mais frequentes de postura incorreta e curvatura da coluna vertebral(1). O peso da mochila faz os ombros caírem para a frente, criando uma curva nas costas. Se, ainda por cima, levar a mochila pesa apenas por uma alça, a coluna acabará por encurvar também para o lado.

O ideal recomendado é que não se usem mochilas clássicas (e muito menos usá-las penduradas em apenas uma alça), preferindo mochilas triangulares com alça transversal. Neste caso, o peso vai recair sobre a parte inferior, mais forte, do trapézio.

2. Sapatos incorretos

Se as mulheres estão muitas vezes cientes de que os sapatos de salto alto têm um impacto negativo sobre a coluna vertebral, poucos são os homens que acham que calçado sem absolutamente nenhum salto (tênis, sandálias e chinelas) também seja prejudicial, podendo causar pé chato e distúrbios no caminhar.

Especialistas acreditam que sandálias de praia são a pior das opções para se calçar. O seu uso constante não só leva à formação de um andar arrastado e ao aumento do ângulo de rotação do pé, como também aumenta significativamente o risco de dor de costas(2).

3. Trabalho em frente do computador

Mesmo o trabalho em frente do computador com a posição mais correta possível, com os pés bem firmes pousados no chão, um ângulo de 90-120o entre os quadris e o tronco, com ângulo do cotovelo perto dos 90° e a tela ao mesmo nível dos olhos (um pouco acima da mesa), leva à má postura.

A causa disso é a inconsciente inclinação do pescoço para a frente, a sua aproximação à tela. Se analisarmos a situação real de uma pessoa sentada em frente do seu laptop, então a maioria dos pontos acima não se verificam. O resultado são dores crônicas nos pulsos, pescoço, costas e cintura.

4. Telefone celular

Você se recorda como se comportou a sua avó ao ver um smartphone pela primeira vez? – O mais provável é que ela o tenha levantado ao nível da vista e aí o tenha analisado. Agora preste atenção às pessoas ao seu redor: a maioria delas segura no celular bem lá em baixo e se inclina sobre ele.

A primeira coisa que deve fazer é tentar não usar o celular enquanto caminha, pois isso afeta consideravelmente não só a postura, mas também a própria marcha. Se possível, use o telefone para navegar na internet ou jogar apenas quando estiver sentado, segurando-o sempre ao nível dos olhos.

5. Dirigir carro

O assento do carro bem baixo, que faz com que os joelhos fiquem acima da posição normal, é considerado o mais prejudicial para a saúde da coluna(3). Adicione a isso a inclinação para a frente, para o volante, e você terá não só dores nas costas, mas também desordem global da postura.

Para dirigir um carro, os especialistas aconselham não só usar almofadas especiais no banco, que levantam o quadril, mas também várias abas ergonômica entre as suas costas e a cadeira, que ajudam a manter a curvatura natural na parte inferior da coluna vertebral.

6. No sofá

É óbvio que tudo o que foi dito acima se aplica à posição de quem se senta no sofá. Cada vez mais as pesquisas sugerem que muitas horas de posição errada podem conduzir à deterioração da posição e também ao desenvolvimento e agravamento de diversas doenças metabólicas(3).

A posição semideitada com inclinação lateral é a pior de todas para a sua saúde. A posição correta para quem se senta no sofá é aquela da cadeira da classe business dos aviões, com as pernas e cabeça amparadas e um ângulo de 120o entre o corpo e o quadril.

7. Dormir na posição errada

Passamos cerca de um terço do nosso dia dormindo, o que faz com que a posição que assumimos durante o sono seja a mais natural para o nosso corpo. Se você dorme constantemente em uma posição errada, com almofada muito alta, isso levará seguramente ao encurvamento da coluna vertebral.

A posição mais correta e saudável para as costas é quando você se deita de costas com duas almofadas apoiando o corpo: uma almofada bem fina debaixo da cabeça e uma almofada de espessura média colocada debaixo dos joelhos e erguendo ligeiramente os quadris.

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Se passar a vida toda em uma posição inclinada e torcida, por volta dos 30 ou 40 anos a pessoa começa a sentir os efeitos dos distúrbios da postura: dores crônicas nas costas, fadiga constante e distúrbios metabólicos. É de importância crítica iniciar a correção da postura o mais cedo possível.

Fontes:

  1. Poor posture, Wikipedia Article, fonte
  2. Are Flip Flops Bad for Your Health?, fonte
  3. How Bad Sitting Posture at Work Leads to Bad Standing Posture All the Time, fonte

Data da primeira edição:

  • 3 de julho de 2014

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