Como aumentar a estatura post image

Como aumentar a estatura

Que exercícios e alimentos são os mais adequados para aumentar a sua altura, qual é a altura média do homem brasileiro e é ou não possível crescer até 10 cm sem cirurgia?

A estatura média do homem brasileiro

A estatura média do homem brasileiro é de 169-170 cm(1), que acaba sendo ligeiramente inferior à média mundial de 176 centímetros. Em termos estatísticos, existe uma série de fórmulas conhecidas que permitem calcular aproximadamente a altura que a criança terá em adulta.

Para calcular a altura é necessário somar a altura da mãe e do pai, dividir essa soma ao meio e, em seguida, se o cálculo está sendo feito para um menino, deverá adicionar 13 cm, se for para raparigas deverá subtrair(2). Com uma probabilidade de 90%, a altura do futuro adulto terá uma variação ± 10 cm.

Como calcular altura: formula da altura

A desnutrição, assim como uma dieta pobre em proteínas, conduzem a uma diminuição da altura média. Por exemplo, a estatura média dos habitantes da Coreia do Norte é cerca de 7 cm menos do que a dos habitantes da Coreia do Sul. A causa desta diferença está na desnutrição constante ao longo de várias gerações(3).

Os cientistas acreditam que a altura do indivíduo depende em 80- 85% de factores genéticos (em primeiro lugar, da altura dos pais) e em apenas 15-20% de fatores externos(1). Entre os fatores externos, um papel importantíssimo tem a ingestão suficiente de alimentos e o consumo dos micronutrientes essenciais.

Alimentos que aumentam a estatura

Os ingredientes mais importantes para o crescimento são a vitamina D e o zinco, pelo que o consumo destes microelementos nos primeiros meses e anos de vida da criança são vitais para a determinação da sua estatura em adulto. É evidente que em adultos já formados estes nutrientes já não fazem ninguém mais alto.

No que diz respeito ao cálcio, em primeiro lugar, não foi encontrada nenhuma evidência de relação entre o crescimento da criança e o consumo de alimentos ricos em cálcio e, por outro lado, não ficou ainda provado que o consumo de cálcio melhora de fato a saúde dos ossos em indivíduos adultos(4).

Exercícios para crescer altura

De acordo com a informação de que dispomos, não existem estudos credíveis ​​sobre exercícios realmente capazes de acelerar o crescimento. O mais provável é que a relação entre o ato de ficar pendurado numa barra e o aumento do tamanho não seja mais do que um mito.

Claro que existem muitas histórias que contam como determinado adolescente, que ficava pendurado na barra, cresceu repentinamente. Mas a questão que se põe é a seguinte: será que ele não teria crescido o mesmo se não ficasse na barra?

É ou não possível crescer 10 cm?

Aumentar a estatura corporal em 10 centímetros é possível só para um adolescente no período de crescimento ativo, e não há exercícios ou suplementos que tornem possível a repetição deste processo físico. Existem, no entanto, duas exceções: injeções de hormônio do crescimento e por método cirúrgico.

É evidente que as injeções com hormônio do crescimento são realizadas apenas com prescrição médica e apenas em caso de se verificar uma inibição anormal no crescimento do adolescente. A cirurgia para aumento de estatura é extremamente dolorosa e, tal como a medida anterior, é realizada apenas em casos extremos.

Cirurgia para aumentar a estatura

Os cirurgiões descobriram que com a dilatação do osso e dos tecidos moles circundantes surge uma tensão que estimula a formação de tecido celular. Desse modo, é possível aumentar o comprimento das pernas, e, por conseguinte, a estatura do indivíduo, em 6 ou 7 centímetros.

Neste processo se fixa na perna um suporte especial com pequenos aros, a camada externa do osso é cortada e a haste com rosca é ajustada 0,25 milímetros quatro vezes por dia. A operação completa dura entre seis meses a um ano e a maior parte desse tempo o paciente passa de muletas.

Como crescer em casa?

Como já mencionado antes, o fator mais importante do crescimento é a genética, seguida de uma dieta proteica completa e da ingestão de micronutrientes. Mas é importante notar que existem atividades com grande probabilidade de travar o processo de crescimento.

Por exemplo, qualquer exercício com carga vertical (levantamento terra, agachamento, press militar com barra e outros), mesmo quando executado com pesos médios, pode prejudicar o crescimento de um adolescente e não se recomenda a menores de 18 anos.

***

Apesar da ideia difundida, não existem quaisquer provas de existência de exercícios ou alongamentos que façam a pessoa crescer mais. O fator mais importante do crescimento é a altura dos pais e uma alimentação rica em proteínas.

Fontes:

  1. Average Height by Country (Males >20 years), source
  2. Child growth: Can you predict adult height?, Jay L. Hoecker, M.D., source
  3. North Korea after Kim Jong Il, The Economist, source
  4. Regarding Calcium and Osteoporosis, Bureau of Nutritional Sciences, source

Data da ultima edição:

  • 21 de maio de 2015
  • Joaquim Pinheiro jun 14, 2016

    Tenho 15 anos e meço 1m e 91 cm. Ainda vou crescer?

    • Álife Campos jul 22, 2016

      Cara, quero te conhecer! me amarro em homens altos hahaha

    • Louro jul 23, 2016

      Man se e bem grande de tem algum segredo? Que horas dorme o que geralmente costuma comer? Pratica algum esporte?

    • pedro ago 22, 2016

      nao bastatnte pessoas sos 13 14 e 15 anos atinge sua maioridade na altura assim como uns famos tbm como o will smith ele era daquele tamanho desde os 13 anos dali em diante nao cresceu mais … se vc crescer mais no muito vai ser uns 1 ou 2 cm .. vlw abracos

    • Kauã out 3, 2016

      Sim,Entre 1,98 e 2,02

  • petelson asa paulo jun 23, 2016

    ola meus caros,gostaria de obter algumas dicas de como ter mais massa muscular e de quais vitaminas posso usar.
    abraco forte

    • Gildo out 15, 2016

      Treine Bastante, Mantenha Boa Alimentacao. Muiita Agua

  • Ruben xavier jul 14, 2016

    Tenho 16 anos e gostaria de saber se dos 16 até os 21 eu posso crescer uns 10cm por exemplo. Gostaria também de saber se o hormônio do crescimento pode ser usado em pessoas com 16 anos pra cima, seria uma boa aplicar esse hormônio no corpo ?, existe algum maleficio ?

    • Álife Campos jul 22, 2016

      To com a mesma dúvida! Se descobrir me avisa!

    • Ryan ago 10, 2016

      Se vc estiver num ginasio , vc tem q tomar proteina de massa (propria para o acompanhamento do ginasio ) . Caso contrario , consulte um Medico .

    • Yago out 1, 2016

      Iae de boa, então mano quanto vc mede agr ? E possível sim amg, ainda tem mt tempo e está no começo da fase de crescimento ! Jaja vc da uma espichada

    • Jorge out 8, 2016

      Cara tenha fé 😉

  • jin cavalari jul 31, 2016

    Tenho 15 anos 1,70,meu pai 176cm e minha mae 150cm quero quero crecser ate ter 185 a 195 ou ate conseguir enterrar na cesta de baskete. Agradeco pelas informacoes do site agr sei os exercicios q tenho q fazer(ficar pendurado em uma barra) e os alimentos q tenho q comer(alimentos ricos em vitaminas D e ZINCO)
    OBRIGADO

  • Carol out 3, 2016

    Eu tenho 16 anos e meço 1,55 quero saber de até os meus 18 à 25 anos consigo chegar aos 1,60( é a altura mínima para ser policial! )

  • João Pedro out 9, 2016

    Olá tenho 14 anos tenho 1,33 quero crescer mais eu quero saber se depois dos 15 a 21 ainda cresco

  • Ronald out 10, 2016

    Tenho 16 Anos E A Minha Altura E De 1.65 Vou Ser Um Jogador De Futebol, Zagueiro Precisa Muito Ser Alto E Eu Preciso Crescer Mais Uns 5 Ou 10 Centímetros !💢

  • Júlia Durães out 11, 2016

    Eu tenho 12 anos e a médica disse que minha idade óssea é de 15 anos.O que eu posso fazer para crescer?

  • SLAYER out 17, 2016

    tenho 15 anos e tenho 1,60 ainda cresço? mnh mãe tem 1,45 e meu pai 1,70

  • jean carlos out 28, 2016

    Ola tenho 12 anos e ainda tenho 1m e 37cm

  • Izamar out 30, 2016

    Oi tenho 14 anos e tenho 1,50,como posso saber com qual altura vou ficar?e tbm como posso ficar mais alta?

  • Kamilli nov 1, 2016

    Tenho 12 anos e 1,45 de altura, minha mãe tem 1,50 e meu pai 1,69, será que posso crescer um pouco mais do que 1,54?

Adicionar novo comentário: