Como acelerar o metabolismo? post image

Como acelerar o metabolismo?

Tudo sobre o funcionamento do metabolismo e a efetividade de acelerá-lo para emagrecer. Detalhes sobre a influência de treinos e suplementos na hora de acelerar o metabolismo.

O que é o metabolismo?

Se chama metabolismo o conjunto de processos que convertem os alimentos em energia, a qual logo é empregada para a realização de atividades. Ela não pode existir sem estimulantes: moléculas que otimizam as reações químicas próprias da digestão e que também são fundamentais para a assimilação dos carboidratos, proteínas e gorduras.

Os suplementos para acelerar o metabolismo não são mais do que uma propaganda enganosa. Apenas alimentando-se frequentemente e fazendo exercício com regularidade que se pode garantir a aceleração do metabolismo: esta é a única maneira segura de fazer que o organismo gaste mais energia que a usual durante certo período de tempo.

Estratégia de luta contra o excesso de peso e gordura na barriga: tudo sobre como deixar o abdômen sarado.

Como o corpo gasta energia?

O organismo utiliza as calorias obtidas como resultado dos processos digestivos para garantir o funcionamento do metabolismo básico (energia para que sejam realizadas as reações químicas próprias dos organismos vivos), o metabolismo ativo (energia para a atividade física) e a digestão (assimilação e absolvição dos alimentos).

Cerca de 80% da energia recebida em forma de alimento é utilizada nos processos digestivos e o metabolismo básico, os quais incluem o funcionamento dos órgãos, a assimilação da comida, a respiração e a conservação da temperatura corporal. Em média, só 20% da energia é gasta em atividade física e desporto.

Acelerar o metabolismo para emagrecer

A pior recomendação que você poderia seguir é começar a comer menos e fazer mais esportes com a intenção de acelerar o seu metabolismo. Fazer cardio até a exaustão, passar fome e restringir abruptamente o consumo de calorias desacelera o metabolismo e potencializa o acúmulo de gordura na região lombar e abdominal.

Esta estratégia para emagrecer induz o organismo a situasse de estresse constante, o qual aumento os níveis do hormônio cortisol (que aumenta o mal humor) e leptina (que abre o apetite e produz sensação de fome constante); assim mesmo, diminui a produção de serotonina e testosterona.

Por que se desacelera o metabolismo?

A função principal do metabolismo é manter o organismo com vida. Se o corpo envia sinais advertindo sobre o aumento acentuado de atividade física e a diminuição da energia recebida através de alimentos, o cérebro fará o possível para racionalizar o uso de energia que tem nos seus depósitos e reduzir a atividade física.

É por esta razão que as pessoas que recorrem a métodos rudes para emagrecer caem em uma sensação de moleza e sonolência. O problema consiste em que, ao voltar à alimentação habitual, o organismo temerá que se reputam os períodos de fome e cansaço, por isso acumulará a maior quantidade possível de energia em forma de gordura.

Método correto para acelerar o metabolismo

Fazer esportes com regularidade (especialmente treinos de força) e incrementar o consumo de calorias, não só possibilita o aumento da massa muscular, como também da velocidade do metabolismo. Apesar disso, o organismo de um esportista seguirá bastante a maioria de sua energia no funcionamento do metabolismo básico.

Quase metade da energia empregada para fazer exercício é gasta durante a recuperação pós-treino e na renovação dos depósitos de glicogênio. Mesmo assim, troca a assimilação dos carboidratos simples: em primeira instancia, a energia obtida deles se dirigirá aos músculos e não aos depósitos de gordura (como acontece com as pessoas sedentárias).

Como emagrecer corretamente?

Somente é necessário acelerar o organismo em caso de realização de atividades físicas de alto rendimento. Se o seu desejo é emagrecer e perder peso, mas ao mesmo tempo não quer fazer nenhum tipo de exercício, o melhor é que você se concentre em uma dieta balanceada: esta terá maiores e melhores resultados a longo prazo.

Se você educar o seu corpo para que ele gaste diariamente calorias adicionais em atividades físicas, o metabolismo responderá aumentando também o apetite. Sem dúvidas, se por longos períodos o corpo deixa de lado o exercício, o apetite se manterá e as calorias adicionais começarão a ser acumuladas em forma de gordura.

Suplementos para acelerar o metabolismo

É possível acelerar o metabolismo em um sentido literal. Sem dúvida, é possível aumentar os níveis de atividade do sistema nervoso central, o qual indiretamente incrementará a energia empregada no metabolismo básico e ativo. A cafeína e diferentes timos de queimadores de gorduras geram um efeito similar.

Da mesma forma, se pode manipular a porcentagem de absolvição dos nutrientes através do consumo de estimulantes adicionais: desde remédios combinados até bromelina e papaína; sem dúvida, estes métodos possuem maiores benefícios se implementados para aumentar a massa muscular, não para emagrecer.

***

O metabolismo é um conjunto de processos que convertem os alimentos em energia. Para acelerar o seu funcionamento, é necessário incrementar a alimentação e a atividade física; as dietas exageradamente baixas em calorias desaceleram e transtornam os processos metabólicos, o qual faz com que o organismo acumule mais energia em forma de gordura.

Adicionar novo comentário: