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Massagem desportiva

Por que a massagem não consegue nos livrar da gordura corporal mas por que é que ela é vital para os atletas? Tudo sobre como a massagem desportiva acelera o crescimento muscular.

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É possível emagrecer com massagem?

Tem muita revista e site anunciando que existem diferentes técnicas de massagem que permitem a você se livrar facilmente da gordura corporal, como, por exemplo, a massagem anticelulite ou modeladora.

Na maioria das vezes são dadas explicações elementares de como esse tipo de massagem “rompe” as células de gordura, causando a “saída” da massa gorda e, consequentemente, reduzindo o volume do corpo, deixando a pele mais lisa e elástica em “apenas” 10 ou 12 sessões.

A massagem modeladora funciona mesmo?

Na verdade, não existem estudos que comprovem existir algum tipo de massagem — manual ou instrumental – que aja sobre as acumulações de gordura(1). Além disso, a ideia em si é contrária à fisiologia do corpo humano.

Se a ação mecânica permitisse “romper” as células de gordura, a intensidade desse impacto seria mais prejudicial do que benéfico. A verdade é que só os hormônios, e apenas os hormônios, conseguem influenciar a saída dos ácidos graxos livres das células de gordura.

Como queimar gordura?

Um esquema simplificado da queima gordura é o seguinte: quando está sob a ação da adrenalina e de uma série de outros hormônios semelhantes, a célula de gordura liberta os ácidos graxo livres (AGL) do seu interior, que são então levados pela corrente sanguínea para o fígado, onde são transformados em energia.

O hormônio da insulina, que é a resposta ao consumo de carboidratos ou proteínas, bloqueia fortemente a ação da adrenalina e não permite com isso que a célula liberte os AGL. Além disso, para conseguir queimar gordura o organismo necessita de energia, o que significa esforço.

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Cintos vibratórios massageadores

Ao contrário da massagem manual, que embora não seja capaz de nos livrar da gordura tem, não obstante, algumas vantagens (incluindo a remoção de toxinas dos tecidos e a retirada do excesso de líquido no corpo), os cintos vibratórios e os massageadores automáticos podem lesar gravemente a saúde.

Não são raros os casos em que o uso constante destes cintos leva a uma diminuição do tônus dos músculos abdominais e do torso, fazendo com que órgãos internos sejam afetados por uma vibração desnecessária(2). Não utilize nunca estes dispositivos.

Massagem desportiva para crescimento muscular

Apesar de não ser possível livrar-se da gordura com a massagem, ninguém nega a importância desta para o crescimento muscular. A massagem desportiva pode, de fato, acelerar a recuperação após um treino de força.

Na essência, a técnica da massagem desportiva é semelhante aos métodos da massagem convencional, sendo que a principal diferença está na sua ação mais ativa(3): a massagem desportiva pode resultar até mesmo dolorosa, especialmente se você a executar muitas vezes.

Vantagens e benefícios da massagem

A principal vantagem da massagem desportiva é que ela ajuda a desintoxicar o tecido muscular e a libertar o ácido lático que se acumula depois do treino e que provoca normalmente ardor e dor, podendo desse modo ser reaproveitado pelo corpo.

Com a massagem melhora o fluxo sanguíneo, que vai afetar positivamente tanto a sua permeabilidade ao oxigénio, quanto a assimilação de nutrientes, principalmente de proteínas. Além disso, a massagem relaxa e diminui o nível de cortisol, o hormônio do estresse(1).

Com que frequência devemos nos submeter a uma massagem?

O ideal seria combinar o treinamento de alta intensidade do programa base e uma sessão semanal de massagem desportiva com cerca de uma hora de duração. O melhor é planejar o treino mais difícil no final de semana e logo depois fazer massagem.

Logo após a primeira sessão você sentirá que seus músculos vão começar a se recuperar muito mais rápido e que a dor do dia seguinte ao treino será menos. É evidente que todos estes fatores juntos permitem tornar o treino posterior mais eficaz.

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A massagem não é capaz de queimar gordura, de a redistribuir pelo corpo ou de diminuir a sua quantidade. A massagem desportiva regular acelera, sim, a recuperação e, portanto, o crescimento muscular. Não esqueça que antes de qualquer massagem é importante consultar o médico.

Referências:

  1. Massage & Weight Loss, fonte
  2. Can Massage Squeeze Out Body Fat, fonte
  3. Técnica da massagem desportiva (em russo), fonte

Data da primeira edição:

  • 28 de fevereiro de 2013

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