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Brad Pitt: Clube da Luta

Programa de treinamento, dicas e dieta de Brad Pitt para o filme de culto "Clube da Luta". O segredo da figura esportiva: como criar um corpo musculoso com bem definido.

Brad Pitt

  • Data de nascimento: 18 de dezembro de 1963.
  • Altura: 1,82m.
  • Peso: 72kg
  • Melhores filmes: “Clube da Luta”, “Bastardos Inglórios”, “Sr. e Sra. Smith”, “Snatch – Porcos e Diamantes”, “Seven”.
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Músculos para “Clube da Luta”

Muita gente acredita que para ficar com um corpo musculoso o mais importante é trabalhar para ganhar massa. No entanto, não é bem assim que isso funciona. O importante não é tanto o volume dos músculos, quanto a sua simetria, assim como o seu desenho e definição que se ganham com um nível baixo de gordura no corpo.

Durante a filmagem de “Clube da Luta”, Brad Pitt, com uma altura de 1,82 m, pesava apenas 72 kg, mas o seu percentual de gordura subcutânea era de 5-6%. Curiosamente, segundo a opinião médica, um nível tão baixo de gordura é indicador de um corpo extremamente esgotado.

Como ganhar abdômen perfeito?

Não é difícil notar, olhando a foto do ator no início dos 90, que ele é naturalmente magro e tudo leva a crer que tenha sido bastante difícil para ele ganhar músculo. Ao sujeito com este tipo de compleição física se dá o nome de ectomorfo ou até de hard gainer (com dificuldade de ganhar peso).

Em suas primeiras entrevistas, Brad referiu que em um de seus primeiros filmes (“Thelma e Louise”) ele não seguiu nenhuma dieta específica e os treinos estavam mais direcionados para trincar o abdômen. É curioso ver que foi precisamente a partir desse filme ele começou a ser considerado um símbolo sexual.

Treinamento para o “Clube da Luta”

Para se preparar para a filmagem do “Clube da Luta”, em 1999, Brad Pitt treinou intensivamente durante alguns meses. Ele efetuava rotinas de força quatro vezes por semana e cárdio – duas vezes. Paralelamente, seguia uma dieta bem rígida.

A quantidade de repetições era alta, já que a ênfase era feita na perfeição da técnica e com a execução mais lenta possível(1). Os pesos operacionais de treino eram médios, para não atrapalhar a técnica (abaixo estão indicados os pesos de uma semana do programa).

Programa de treinamento do Brad Pitt

Segunda-feira: peitoral

  • Flexões — 3×25
  • Supino — 25x75kg, 15x90kg, 8x100kg
  • Supino no aparelho — 15х40kg, 15х45kg, 15х60kg
  • Supino inclinado — 15х40kg, 15х45kg, 15х60kg
  • Voador — 15х30kg, 15х35kg, 15х40kg

Terça-feira: costas

  • Barras fixa — no máximo 3 sets
  • Remada aberta— 3х15 (30kg, 45kg, 60kg)
  • Puxada de dorsais em polia alta — 3х15 (60kg, 70 kg, 75kg)
  • Remada com a barra T — 3х15 (35kg, 40kg, 50kg)

Quarta-feira: ombros

  • Desenvolvimento Arnold — 3х15 (25kg)
  • Elevação lateral — 3х15 (15kg)
  • Elevação frontal — 3х15 (11kg)

Quinta-feira: braços

  • Rosca Scott —  3х15 (27kg, 36kg, 45 kg)
  • Rosca no aparelho com barra W— 3х15 (22kg, 30kg, 36kg)
  • Rosca martelo — 3х15 (13kg, 20kg, 25kg)
  • Tríceps banco— 3х15 (30kg, 40kg, 45kg)

Sexta-feira: cárdio

Sábado: cárdio

  • 60 minutos de corrida na pista com 80-90% de FCmax

Domingo: descanso

Dieta do Brad Pitt

Para ganhar músculo, Brad seguiu uma dieta rica em proteínas e comia seis vezes por dia. A base do cardápio era ovos, carne e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Quanto a suplementos esportivos, o ator tomava coquetéis proteicos e comia barras de proteína.

A quantidade de carboidratos era média, por volta de 100-150 g por dia, com ênfase nos legumes verdes e cereais integrais, como aveia ou arroz integral. A ingestão de gordura rondava as 50-60 g por dia.

Exemplo de cardápio

  • Café da manhã: 6 claras de ovos, 75 g de aveia com passas, coquetel proteico.
  • Snack matinal: atum em lata com pão integral.
  • Almoço: 2 peitos de frango, 75-100 g de arroz integral ou legumes verdes.
  • Lanche: uma barrinha ou coquetel proteico com uma banana.
  • Após o treino: mais um coquetel proteico com uma banana.
  • Jantar: frango ou peixe grelhado, arroz integral, legumes verdes, uma porção grande de salada.
  • Lanche da noite: ricota desnatada ou coquetel de caseína.

***

O segredo da figura atlética de Brad Pitt não está nos músculos enormes, mas no seu nível baixo de gordura subcutânea. A dieta para criar esse corpo atlético se baseou em uma ingestão moderada de carboidratos e gorduras, mas com total controle sobre a qualidade.

Referências:

  1. Brad Pitt Fight Club Workout, source

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