Post image for Como aumentar a estatura

Como aumentar a estatura

in Treino caseiro

Que exercícios e alimentos são os mais adequados para aumentar a sua altura, qual é a altura média do homem brasileiro e é ou não possível crescer até 10 cm sem cirurgia?

A estatura média do homem brasileiro

A estatura média do homem brasileiro é de 169-170 cm(1), que acaba sendo ligeiramente inferior à média mundial de 176 centímetros. Em termos estatísticos, existe uma série de fórmulas conhecidas que permitem calcular aproximadamente a altura que a criança terá em adulta.

Para calcular a altura é necessário somar a altura da mãe e do pai, dividir essa soma ao meio e, em seguida, se o cálculo está sendo feito para um menino, deverá adicionar 13 cm, se for para raparigas deverá subtrair(2). Com uma probabilidade de 90%, a altura do futuro adulto terá uma variação ± 10 cm.

Como calcular altura: formula da altura

A desnutrição, assim como uma dieta pobre em proteínas, conduzem a uma diminuição da altura média. Por exemplo, a estatura média dos habitantes da Coreia do Norte é cerca de 7 cm menos do que a dos habitantes da Coreia do Sul. A causa desta diferença está na desnutrição constante ao longo de várias gerações(3).

Os cientistas acreditam que a altura do indivíduo depende em 80- 85% de factores genéticos (em primeiro lugar, da altura dos pais) e em apenas 15-20% de fatores externos(1). Entre os fatores externos, um papel importantíssimo tem a ingestão suficiente de alimentos e o consumo dos micronutrientes essenciais.

Alimentos que aumentam a estatura

Os ingredientes mais importantes para o crescimento são a vitamina D e o zinco, pelo que o consumo destes microelementos nos primeiros meses e anos de vida da criança são vitais para a determinação da sua estatura em adulto. É evidente que em adultos já formados estes nutrientes já não fazem ninguém mais alto.

No que diz respeito ao cálcio, em primeiro lugar, não foi encontrada nenhuma evidência de relação entre o crescimento da criança e o consumo de alimentos ricos em cálcio e, por outro lado, não ficou ainda provado que o consumo de cálcio melhora de fato a saúde dos ossos em indivíduos adultos(4).

Veja também:

Regras de treino de força para adolescentes de 14-16 ou 16-18 anos. Tudo sobre o peso adequado a usar e quais os exercícios permitidos.

Exercícios para crescer altura

De acordo com a informação de que dispomos, não existem estudos credíveis ​​sobre exercícios realmente capazes de acelerar o crescimento. O mais provável é que a relação entre o ato de ficar pendurado numa barra e o aumento do tamanho não seja mais do que um mito.

Claro que existem muitas histórias que contam como determinado adolescente, que ficava pendurado na barra, cresceu repentinamente. Mas a questão que se põe é a seguinte: será que ele não teria crescido o mesmo se não ficasse na barra?

É ou não possível crescer 10 cm?

Aumentar a estatura corporal em 10 centímetros é possível só para um adolescente no período de crescimento ativo, e não há exercícios ou suplementos que tornem possível a repetição deste processo físico. Existem, no entanto, duas exceções: injeções de hormônio do crescimento e por método cirúrgico.

É evidente que as injeções com hormônio do crescimento são realizadas apenas com prescrição médica e apenas em caso de se verificar uma inibição anormal no crescimento do adolescente. A cirurgia para aumento de estatura é extremamente dolorosa e, tal como a medida anterior, é realizada apenas em casos extremos.

O melhor de "Personal trainer":

  1. Chris Hemsworth: como ganhar um corpo de Thor?
  2. Treino para adolescentes
  3. Exercícios para malhar em casa

Cirurgia para aumentar a estatura

Os cirurgiões descobriram que com a dilatação do osso e dos tecidos moles circundantes surge uma tensão que estimula a formação de tecido celular. Desse modo, é possível aumentar o comprimento das pernas, e, por conseguinte, a estatura do indivíduo, em 6 ou 7 centímetros.

Neste processo se fixa na perna um suporte especial com pequenos aros, a camada externa do osso é cortada e a haste com rosca é ajustada 0,25 milímetros quatro vezes por dia. A operação completa dura entre seis meses a um ano e a maior parte desse tempo o paciente passa de muletas.

Como crescer em casa?

Como já mencionado antes, o fator mais importante do crescimento é a genética, seguida de uma dieta proteica completa e da ingestão de micronutrientes. Mas é importante notar que existem atividades com grande probabilidade de travar o processo de crescimento.

Por exemplo, qualquer exercício com carga vertical (levantamento terra, agachamento, press militar com barra e outros), mesmo quando executado com pesos médios, pode prejudicar o crescimento de um adolescente e não se recomenda a menores de 18 anos.

***

Apesar da ideia difundida, não existem quaisquer provas de existência de exercícios ou alongamentos que façam a pessoa crescer mais. O fator mais importante do crescimento é a altura dos pais e uma alimentação rica em proteínas.

Leia mais:


Fontes:

  1. Average Height by Country (Males >20 years), source
  2. Child growth: Can you predict adult height?, Jay L. Hoecker, M.D., source
  3. North Korea after Kim Jong Il, The Economist, source
  4. Regarding Calcium and Osteoporosis, Bureau of Nutritional Sciences, source

Data da primeira edição:

  • Julho de 2012
Material utilizado:

  • © 2010-2013 FitSeven Network. Todos os direitos desta publicação pertencem à FitSeven, Lda. É proibido reproduzir este material em qualquer idioma sem a devida autorização prévia por escrito. A utilização da ilustração é feita com acordo do banco de imagens Shutterstock.