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Dieta de Dukan

in Todo sobre dietas

Por que os nutricionistas profissionais consideram a dieta Dukan a mais perigosa de todas e por que 80% das pessoas que emagrecem com a sua ajuda acabam ganhando o peso de volta?

A dieta mais perigosa

O autor da dieta de Dukan foi o francês de origem marroquina Pierre Dukan, nascido em julho de 1941. Milhões de pessoas seguem a sua dieta e o valor do seu negócio em venda de livros e produtos da sua marca ascende já a € 100 milhões anualmente(1).

Uma organização francesa de médicos acusou abertamente Dukan de estar “fazendo da medicina um negócio”(2), sem se preocupar com a saúde das pessoas que querem perder peso, enquanto a Associação Britânica de Dietistas já por três anos consecutivo considera precisamente esta a dieta número um a não ser seguida(3).

Dieta de Dukan: os principais pilares

A causa da popularidade da dieta de Dukan é simples: ela não requer a contagem de calorias nem restrição alimentar. Segundo ela, tudo o que você precisa fazer para perder peso é cumprir as principais disposições da dieta e comer apenas os alimentos propostos na lista.

Os princípios básicos da alimentação segundo Dukan se focam no consumo de alimentos ricos em proteína, na limitação ao máximo de ingestão de gorduras e açúcares e no consumo de elevadas quantidades de fontes de fibra. Na sua essência, esta é uma dieta rica em proteínas e sem gordura.

Erros factuais

Começamos com o fato de existirem declarações perfeitamente absurdas no livro de Dukan. Afirma-se por exemplo que “a água e a proteína pura quebram a celulite” e que a dieta “transforma as reservas de gordura em glicose”. É óbvio que nenhuma destas afirmações possui qualquer fundamento científico.

Além disso Dukan proíbe o espinafre por conter açúcar, embora estejamos aqui falando de 3,6 g de açúcar em uma enorme porção de 100 gramas de salada, levando o leite desnatado aos produtos de consumo ilimitado (um copo de leite contém 13 g de açúcar).

Rejeitar a gordura: certo ou errado?

Um dos principais pilares da dieta é o corte séria no consumo de gorduras. Dukan esquece completamente de mencionar que, para o seu funcionamento normal, o corpo humano precisa de, pelo menos, 40-50 gramas de gordura por dia.

Entre outras coisas, a ingestão exclusiva de alimentos sem gordura é perigosa pelo fato de, na ausência de gorduras o organismo deixar de absorver as vitaminas lipossolúveis (como, por exemplo, a vitamina D), o que irá limitar a absorção de cálcio e de outros minerais.

Carboidratos lentos e rápidos

Dukan classifica os carboidratos contidos nos vegetais e cereais integrais como “açúcares lentos”, fazendo crer que estes hidratos de carbono são de digestão lenta, em contraste com os “açúcares rápidos”, contidos na farinha ou no açúcar.

Mas a verdade é que muitos vegetais aumentam o nível de glicose no sangue mais depressa do que o açúcar puro, e para o organismo é indiferente qual a moagem da farinha ou do cereal – integrais ou habitual: o efeito de ambos sobre a insulina é praticamente o mesmo(4).

O melhor de "Queima de gordura":

  1. Os maiores inimigos alimentares da barriga chapada
  2. Como queimar gordura?
  3. Projeto Six-Pack: como conseguir um abdômen trincado?

A proporção de 5:3:2

Baseando-se no fato de a composição do leite humano se encontrar na proporção de 5:3:2 (hidratos de carbono, gorduras, proteínas), Dukan conclui que esta relação é a “proporção de ouro” e é a mais harmoniosa e correcta para a alimentação dos adultos.

É importante notar que não existem estudos científicos que suportem esta tese e que esta não passa de uma opinião pessoal. Além disso, mesmo se a proporção 5:3:2 for ideal para bebês, isto de modo algum significa que seja ideal para adultos(4).

Por que a dieta de Dikan funciona?

Obviamente, qualquer controle sobre a comida que se ingere é definitivamente melhor do que nenhum controle. Como o menu desta dieta assenta em alimentos saudáveis, ela realmente funciona a curto prazo, embora seja mais apropriado descrever o resultado como “emagrecimento de choque”.

Infelizmente, a dieta não altera em nada os hábitos alimentares – tal como estudos feitos em larga escala têm mostrado, mais de 80% das 5000 pessoas que emagreceram com a dieta de Dukan, voltaram ao seu peso inicial ao fim de alguns anos(1).

***

A dieta de Dukan pode facilmente ser considerada a mais repudiada dieta entre os nutricionistas profissionais. O emagrecimento de choque causado pela rejeição brutal de gorduras e carboidratos não dura muito: em 80% dos casos, o peso perdido durante a dieta regressa de novo.

Leia mais:


Referências:

  1. Dukan diet inventor faces censure, fonte
  2. French diet guru Pierre Dukan faces ethics hearing, fonte
  3. British Dietetic Association (BDA): Worst Diets to Avoid, fonte
  4. Dukan Diet Review, fonte

Data da primeira edição:

  • Julho de 2013
Material utilizado:

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