Whey Protein Isolado post image

Whey Protein Isolado

Tudo sobre a importância da proteína de soro para o crescimento muscular, recomendações sobre a ingestão e dosagens. Classificação das melhores proteínas de soro segundo a FitSeven.

[kkstarratings]

A melhor proteína isolada

A FitSeven não coopera com nenhum dos fabricantes dos suplementos indicados a seguir e não tem qualquer interesse na promoção das marcas. A classificação de suplementos esportivos apresentada se baseia unicamente na opinião e feedback de nossos especialistas e não é publicidade.

  1. Gold Standard 100 % Whey (Optimum Nutrition)
  2. Whey Elite (Dymatize)
  3. Hydrowhey Platinum (Optimum Nutrition)
  4. Syntha-6 (BSN)
  5. AMP Amplified Wheybolic Extremo 60 (GNC)

Proteína para o crescimento muscular

O isolado proteico de soro (Whey Protein Isolate) é muitas vezes referido como uma “proteína rápida”, pressupondo uma proteína com elevada rapidez de absorção pelo organismo. O objetivo principal do produto é servir de fonte proteica com um teor de proteína entre os 70 e 90% em marcas boas.

O isolado é um bom complemento à sua dieta, tendo em conta que o crescimento da massa muscular precisa de um maior consumo de proteínas (até vários gramas por cada quilo de peso corporal) e obter essa proteína diretamente da carne é tão caro quanto difícil em termos de digestão.

Proteína de absorção “lenta” e “rápida”

A principal matéria-prima para a obtenção da proteína de soro é o leite de vaca comum, que é inicialmente seco e em seguida é-lhe retirada a lactose, as gorduras e outras substâncias. A qualidade do produto final depende muito do método de purificação.

Parte da matéria-prima é utilizada para produzir a proteína “lenta” caseína (mais do que 80% da proteína do leite é do tipo lenta) e outra parte vai para a extração e produção do isolado “rápido”, que no leite não ultrapassa a porcentagem de 1-2%.

Veja também:

O que são os suplementos pré-treino? Classificação dos melhores suplementos pré-treino feita pela FitSeven.

A qualidade da proteína varia?

Apesar de quase todas as proteínas de soro serem produzidas a partir de leite de vaca, a qualidade varia de marca para marca. As tecnologias mais antigas destroem as cadeias de aminoácidos, deixando a gordura e lactose no soro, o que provoca problemas digestivos.

Uma boa proteína contém tanto uma quantidade substancial de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), como outros aminoácidos (acima de tudo, a glutamina). Em uma proteína ruim o teor de aminoácidos é menor e, por isso, ela é mais barata.

Vantagens de proteína de soro de leite

A eficácia da proteína para o crescimento muscular já foi comprovada por numerosos estudos independentes. Além disso, apesar de em uma série de casos ser possível ficar bem com a carne comum e produtos lácteos, deve ser dada preferência à ingestão de proteína isolada.

Principais vantagens da proteína de soro de leite: 1) elevada porcentagem de absorção rápida, 2) elevada concentração de proteínas no produto: 24-25 gramas por porção, o que equivale a 100 gramas de carne, 3) ausência de lactose e colesterol e 4) facilidade de armazenamento e transporte.

Como tomar a proteína: dosagem

O mais importante na ingestão do isolado de proteína é tomá-lo entre 30 a 40 minutos antes do treino de força para garantir um suplemento complementar à sua dieta (se recomenda tomar uma dose de proteína com água ou suco). Após o treinamento é necessário tomar mais 20-30 gramas de proteína.

Além disso, você pode tomar proteína logo que acorda pela manhã ou entre as principais refeições, já que isso irá minimizar os processos catabólicos nos músculos e diminuir a sensação de fome. Antes de ir para a cama pode tomar caseína – uma proteína lenta.

Contra-indicações e efeitos colaterais

Obviamente que se você por algum motivo não pode tomar proteínas ou produtos lácteos, não se recomenda que tome proteína de soro de leite. Além disso, é perigoso ingerir uma grande quantidade de isolado sem acompanhar com a adequada quantidade de água.

No entanto, a opinião de que a proteína provoca problemas de saúde, prejudicando o funcionamento do fígado e dos rins, é um dos principais mitos da musculação. É importante lembrar que um produto obtido a partir do leite pode causar danos à saúde humana apenas em casos atípicos.

***

O isolado proteico de soro é um dos suplementos esportivos mais importantes para ganhar massa muscular magra e satisfazer a necessidade do corpo em proteína. A matéria-prima do isolado é o leite e, em uma proteína de boa qualidade, o teor de substâncias químicas é mínimo.

Leia também:

Data da primeira edição:

  • 22 de outubro de 2013

Adicionar novo comentário: