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Como tomar hipercalóricos?

Proteínas de soro do leite ou hipercalóricos — o que é melhor para aumentar a massa muscular? Como tomar um hipercalórico para evitar um aumento da gordura corporal.

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O que são os hipercalóricos?

Os hipercalóricos ou “ganhadores de peso” são, como podemos inferir, suplementos esportivos para o aumento da massa muscular (e corporal em geral) que contém uma mistura de carboidratos, proteínas, creatina, minerais e vitaminas. O termo original do inglês, “gainers”, faz referência à palavra em inglês gain, a qual se traduz como ganhar, aumentar e/ou amplificar.

Recomenda-se o consumo de hipercalóricos a magros por natureza (ectomorfos), que são aqueles que têm dificuldade para aumentar o seu volume muscular. A função dos hipercalóricos é incrementar a quantidade de calorias consumidas e otimizar o transporte de proteínas e nutrientes aos músculos mediante o aumento dos níveis de insulina no sangue.

Hipercalóricos: forma de ação no crescimento muscular

Consumir uma porção de hipercalórico depois de treinar, que nada mais é do que uma combinação de proteínas e carboidratos de rápida absolvição, diminui os níveis de cortisol (cujos níveis se elevam durante o treino, causando a degradação muscular) e estimula a secreção de insulina (através da utilização de carboidratos com alto índice glicêmico).

A insulina é a “chave” que dá às células a possibilidade de assimilar os nutrientes. Os baixos níveis deste hormônio informam ao organismo sobre a ausência de depósitos de energia. Os carboidratos contidos nos suplementos preenchem estes depósitos de energia e, ao mesmo tempo, as enviam aos músculos.

Os carboidratos e o aumento muscular

É muito difundida a opinião acerca de que os músculos crescem como resultado do consumo de proteínas, soros de leite em pó. No entanto, sem dúvida alguma, esta crença é parcialmente correta. Na prática, é impossível alcançar o crescimento muscular sem aumentar o consumo de calorias e carboidratos dentro da nossa alimentação.

As atividades físicas requerem glicogênio, que são depósitos de açúcares processados acumulados diretamente no tecido muscular. A carência dos carboidratos necessários na alimentação impedirá que o organismo incremente seus depósitos de glicogênio, o que se refletirá negativamente nos indicadores de força.

O que é melhor: as proteínas ou os hipercalóricos?

O consumo de hipercalóricos se refletirá nos esportistas e usuários que têm tendência a acumular gordura, tornando-se evidente a aparição de uma capa de gordura no abdômen. Se o propósito de tomá-los é adquirir massa muscular magra (seca, sem gordura), recomenda-se ingerir uma proteína isolado do soro do leite.

Só os esportistas magros com problemas para aumentar o seu volume muscular devem consumí-los. Neste caso, ingerir proteínas na forma de leite com baixo teor de carboidrato simples será muito menos eficaz do que consumir misturas de proteínas rápidas e carboidratos completos com alto teor calórico (hipercalórico).

Hipercalórico caseiro

Se você quer economizar, pode combinar os ingredientes de um hipercalórico na sua casa. Para preparar um “coquetel” capaz de aumentar o peso corporal, precisa-se de uma proteína isolada e um carboidrato complexo (pode ser uma bebida isotérica ou qualquer suplemento esportivo similar. Ex.: Gatorade).

O preço de um quilo de hipercalórico é próximo ao custo de um quilo de soro do leite de proteína isolada, porém o preço dos componentes ricos em carboidrato é bastante inferior. Tendo em conta que o hipercalórico, por cada porção de proteína tem de 2,2 a 2,5 porções de carboidratos, a economia será grande.

Como tomar hipercalóricos?

A dose recomendada de hipercalórico para ajudar no crescimento da massa muscular equivale a 30-40gr de proteína e 50-70gr de carboidratos, é o mesmo que dizer que uma porção de hipercalórico pronto possui o equivalente a uma porção de proteína isolada e a proporção correspondente da mistura de carboidratos (2,2-2,5 vezes mais).

Os hipercalóricos devem ser consumidos depois do treino ou, ainda, a sua ingestão pode ser dividida entre antes e depois do treino. Fracionar o consumo garante que os músculos contenham a energia necessária para treinar e, ao mesmo tempo, supre a necessidade do organismo de receber carboidratos e proteínas ao terminar.

Consumo de suplemento durante o dia

Ingerir doses adicionais de hipercalóricos durante o dia é recomendado apenas para os tipos ectomorfos extremamente magros e unicamente em caso em que haja déficit no consumo diário de calorias. Em todos os outros casos, se aconselha obter energia alimentando em maior quantidade ou com proteína isolada.

Tendo em conta que a maior parte dos carboidratos contidos nos hipercalóricos possuem um alto índice glicêmico, consumir este tipo de suplementos sem praticar exercício físico o suficiente, acarretará a acumulação de gordura. Dessa forma, a gordura aparecerá na área mais problemática: a região abdominal.

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Os hipercalóricos são uma mistura de proteínas e carboidratos com alta velocidade de assimilação e são de grande ajuda para tipos ectomorfos que querem aumentar a sua massa muscular e corporal. Este suplemento esportivo deve ser consumido imediatamente depois do treino ou ser fracionado entre antes e depois do exercício físico.

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