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Musculação: potencial genético

Como determinar se você tem tendência a ser musculoso e se consegue mudar o seu corpo? Quanto tempo precisam os músculos para crescer e para ficarem bombados?

Como queimar gordura e ganhar músculo?

A maioria dos homens procura um programa universal que lhe permita definir o tanque e aumentar a massa muscular ao mesmo tempo. Eles fazem um monte de exercícios de repetição, combinam uma dieta rigorosa e treinamento de impacto, mas sem obter os resultado desejados.

Essas pessoas acham que se seguirem o programa de treinamento do Brad Pitt ou do Ronaldo terão o mesmo corpo que as estrelas de cinema. A verdade é que isso não acontece porque em muitos aspectos a genética é o único fator que determina se uma pessoa será ou não capaz de mudar o seu corpo.

Como descobrir qual o seu somatótipo?

Para começar, você precisa saber qual a sua estrutura física. Para defini-la, meça o perímetro do seu pulso na parte do osso: o pulso do ectomorfo tem menos de 17,8 centímetros, no mesomorfo tem entre 17,8 e 19 cm e no endomorfo tem mais de 19 cm (estes valores são válidos para pessoas com mais de 160 cm de altura).

É possível identificar o seu tipo físico sem medição exata, basta para isso que agarre o seu pulso com a outra mão e tente juntar o dedão com o indicador: o ectomorfo conseguirá juntar estes dois dedos facilmente, o mesomorfo – com alguma dificuldade, enquanto que o endomorfo não conseguirá(1).

Proporções corporais e estrutura física

No que diz respeito às medidas gerais, o peito, cintura e ancas do ectomorfo têm mais ou menos as mesmas medidas (“H”), no mesomorfo a cintura é fina e o perímetro o peito é ligeiramente maior ao do quadril («V» ou «X»), enquanto que o no endomorfo o perímetro da cintura é maior do que o das ancas e do peito (“O”).

É claro que existe uma série de ressalvas: primeiro, estas medições mostram apenas os somatótipos puros, em segundo lugar, isto é válido para quem pratica esportes e, em terceiro lugar, mesmo o ectomorfo mais magro pode ficar muito, mesmo muito gordo.

“Sortudo” genéticos

A capacidade para alterar a forma física depende não só da somatotipia. Aqueles que conseguem ganhar músculo facilmente têm por natureza níveis mais elevados de testosterona, níveis baixos de cortisol e alta sensibilidade dos músculos esqueléticos à insulina e à proteína (p-ratio).

Os níveis baixos de cortisol permitem treinar mais e de forma mais eficiente, recuperando-se rapidamente depois do esforço. A sensibilidade de determinado tecidos à insulina afeta o aumento de peso e disto depende diretamente se você ganha músculo ou gordura.

Somatótipos e potencial genético

Estudos mostram que o metabolismo das diferentes somatotipias difere apenas em 7- 8%(2). O mais importante é saber como esta energia é usada e qual o tecido que vai “receber” as calorias: se a gordura ou o músculo. E isso depende da sensibilidade dos tecidos à insulina.

Por outras palavras, o organismo dos “sortudos” não gasta mais energia, como muitas vezes se acredita, ele apenas converte de maneira mais eficiente as calorias alimentares para o músculo, enquanto que nas pessoas comuns grande parte da energia vai para a gordura.

Quanto tempo precisa para bombar os músculos?

A pessoa comum pode ganhar em média 0,23 kg de músculo puro por semana (cerca de 1 kg por mês) e perder numa dieta entre 0,4 e 0,75 kg de gordura por semana(4). Se a balança mostrar que você perdeu mais peso do que isto, então vocês já está queimando músculo em vez de gordura.

Em média, a perda de 3 kg de gordura queimada corresponde a 1 kg de músculo perdido, mas os “sortudos” praticamente não perdem músculo. Em fase de emagrecimento o seu metabolismo praticamente não abranda e o seu corpo utiliza os ácidos graxos como combustível, mantendo intactos os músculos.

O treinamento dos fisiculturistas serve para você?

A maioria dos atletas profissionais, estrelas do fitness e musculação são mesomorfos com uma genética ideal para o crescimento muscular. Eles ganham massa muscular fácil e rapidamente e a sua estrutura óssea em forma de V torna os seus corpos proporcionais.

Se está tentando emagrecer e ganhar músculos bombados ao mesmo tempo, então você não faz parte do grupo dos sortudos. Caso contrário, sequer pensaria nisso. Você nunca vai alcançar os mesmos resultados seguindo os conselhos desses atletas, simplesmente porque você é diferente deles.

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Os atletas profissionais têm o aspeto que têm não porque seguem um programa de treinamento especial, mas simplesmente porque possuem uma característica genética excepcional. Os programas de treinamento dos profissionais geralmente não servem para as pessoas comuns.

Referências:

  1. How to Accurately calculate your Body Composition, source
  2. Somatotype and indicators of metabolic fitness in youth. Peter T. Katzmarzyk1, Robert M. Malina, Thomas M.K. Song, Claude Bouchard, 1998, source
  3. Predicting somatotype from body measurements. Damon, Albert; Bleibtreu, Hermann K.; Elliot, Orville; Giles, Eugene
  4. What is My Genetic Muscle Potential? Lyle McDonald, source

Data da última alteração:

  • 28 de abril de 2015

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