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Tipos somáticos: mesomorfo

O treinamento para aqueles que, por natureza, têm um corpo atlético. Como saber se você teve essa sorte e se está entre os sortudos a quem os músculos crescem rápido?

O que é ser mesomorfo?

Mesomorfas são aquelas pessoas com compleição física atlética. O treinamento para o mesomorfo não é uma forma de ficar musculoso, mas antes um estilo de vida. Sem a prática de esportes e atividade diária puxada, o mesomorfo sentir-se-á sonolento e apático.

Estudos mostram que apenas 10 a 15% das pessoas têm traços físicos de prevalência mesomórfica. A maioria dos atletas profissionais, modelos de fitness, bem como os atores de Hollywood pertencem a este tipo.

Ectomorfo / Mesomorfo / Endomorfo

Tipo atlético: genética ou treinamento

A principal distinção do metabolismo do metamorfo é o seu elevado indicador de P-ratio, que define a capacidade do corpo em converter as proteínas que recebe do alimentos em proteína muscular. Por outras palavras, os seus músculos são mais nutridos.

Além disso, os mesomorfos não têm problemas com a formação de glicogênio nos músculos, o que lhes permite suportar treinos bem ativos e prolongados. A prática do esporte desde a infância é um outro fator que vem otimizar ainda mais o seu metabolismo.

Predisposição genética

Como explicamos no texto sobre predisposições genéticas, os europeus têm, em geral, tendência para acumular gordura e para pertencer ao tipo ectomorfo pelo fato de os seus antepassados terem ​​tido de suportar longos invernos com escassez de comida. A musculatura não era para eles uma prioridade.

Já os antepassados dos mesomorfos viviam em climas quentes e não precisavam de reservas de gordura para sobreviver a longos invernos sem comida. A porcentagem dos mesomorfos entre os povos europeus é muito menor do que entre os povos africanos e os povos indígenas da América do Sul.

Erros no treinamento do mesomorfo

Devido às características do seu metabolismo específico, qualquer exercício será eficaz para o mesomorfo. Os representantes deste somatótipo não terão dificuldade em ganhar massa muscular, nem em moldar o corpo ou criar o abdômen ideal.

O erro é outro e consiste na repetição de um programa de exercícios do mesomorfo por pessoas com outra característica genética não tão perfeita. Lembre-se que os atletas exibem aquele corpo não porque tenham um programa especial de treinamento, mas simplesmente porque têm um código genético diferente.

Erros na dieta do mesomorfo

O principal erro na dieta do mesomorfo é a sua paixão por comidas gostosas, mas nem sempre saudáveis. O que a princípio não tem consequências físicas, resulta alguns anos depois em excesso de peso (um bom exemplo é o de Ronaldo).

Esta é a principal razão pela qual os mesomorfos entram na zona de risco e nem sempre conseguem manter o seu físico atlético depois dos trinta anos. O metabolismo, que diminui com a idade, e o estilo de vida sedentário acabam deixando sua marca sobre eles.

Estratégia de treinamento para o mesomorfo

Se a natureza lhe deu um físico atlético, isso não significa que não haja necessidade de cuidar dele. Lembre-se que sem o nível adequado de atividade física qualquer mesomorfo ganha peso muito rapidamente e perde a compleição atlética.

Se você é mesomorfo deverá fazer treinos curtos e puxados, porque é um velocista por natureza e não um corredor de maratona. O melhor é executar repetições pequenas (de 4 a 6) com o peso máximo. Além disso, não se esqueça da “recuperação ativa”.

Dieta Fisiculturista: estratégia nutritiva do mesomorfo

A boa notícia é que você não precisa de tantos cuidados como o endomorfo ou o ectomorfo. A principal regra para você é consumir alimentos saudáveis ​​e nutritivos, já que eles terão um efeito positivo sobre a saúde em geral.

Além disso, os suplementos esportivos irão ajudá-lo mais do que a qualquer outra pessoa. A proteína vai permitir construir massa muscular rapidamente e a combinação dos ácidos graxos ômega 3 com o cálcio melhora o metabolismo da gordura e será útil para delinear e sarar o físico.

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Os mesomorfos são uns sortudos com um corpo atlético por natureza e com um metabolismo ideal para ganhar massa muscular, e não sabem viver sem esporte. Muitos tentam repetir o treinamento deles na esperança de criar o mesmo corpo, mas é inútil.

Data da primeira edição:

  • 8 de maio de 2013

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