Supino inclinado e declinado post image

Supino inclinado e declinado

Por que a remada curvada com barra não difere do convencional supino reto e por que é que o supino declinado é um exercício perigoso? São ou não precisos aparelhos para bombar o peito?

[kkstarratings]

Exercícios para os músculos do peito

Tendo em conta que o desenvolvimento dos músculos peitorais é um dos primeiros objetivos de quem malha, você encontrará em qualquer academia vários aparelhos para trabalhar estes músculos, já para não mencionar as variações de exercícios no banco com diferentes níveis de inclinação.

Mas é importante compreender que a maioria destes exercícios se limitam apenas a imitar a lógicas do exercício básico para os músculos do peito – o supino reto. Além disso, se você não dominar bem a técnica do supino reto, executar variações dele será algo sem sentido.

Aparelhos para músculos peitorais

Os aparelhos para exercitar os músculos do peito podem ser divididos em dois tipos: os que simulam o supino e os que simulam o crucifixo com halteres. No entanto, os aparelhos de simulação do supino serão claramente menos eficazes do que o trabalho com a barra comum.

Em geral, a existência de um grande número de aparelhos nas academias se deve não tanto à sua eficácia, quanto ao lucro dos fabricantes. Além disso, a academia arrisca menos, pois é mais raro se lesionar num aparelho do que no manuseio direto com a barra.

Supino declinado / Decline press

Quando falamos de bancos inclinado para a execução do supino é importante notar que no supino declinado diminui a trajetória do movimento, o que permite que você trabalhe com mais peso, simplificando a subida. Mas é importante compreender que isto é uma desvantagem, já que aumenta o risco de lesão.

Apesar de o supino declinado engajar mais ativamente no trabalho a parte inferior dos músculos do peito, a diferença em comparação à variação clássica é mínima. Além disso, um exercício simples como fundos para peitoral desenvolve melhor a parte inferior do peito.

Supino inclinado / Incline imprensa

Tal como no supino declinado, o supino inclinado não varia fundamentalmente do supino reto tradicional no que diz respeito ao nível de envolvimento da parte superior dos músculos do peito. A diferença está talvez mais nos músculos deltoides.

Lembre-se que o supino inclinado, onde a cabeça fica acima no nível do resto do corpo, é apenas um exercício adicional. Sem mencionar o fato de que a maioria das pessoas que treinam reduz a um nível mínimo a diferença entre este exercício e o supino convencional.

Erros do supino inclinado

A execução do supino inclinado com os pés levantado (ou com os pés apoiados numa base especial) transforma o exercício em uma versão mais perigosa do supino reto. Lembre-se de que os pés deverão sempre estar bem assentes no chão.

No supino reto de forma alguma pode arquear as costas, erguendo os glúteos do banco. Esse truque permite que você use mais peso, mas usar mais peso é mais perigoso do que útil: você pode forçar demais o pulso e soltar a barra em cima de si mesmo.

Técnica correta de execução do supino inclinado

A técnica de execução do supino inclinado com barra em nada difere da técnica de execução do supino tradicional com barra: as omoplatas aproximam-se ligeiramente, o peito vai para a frente, as costas ficam tensas e ligeiramente arqueadas, os glúteos assentam no banco e os pés ficam bem apoiados no chão.

Na execução do exercício os olhos não acompanham o movimento da barra, mas antes olham para um ponto fixo no teto. No ponto baixo do movimento, a barra toca o peito um pouco acima do supino reto. Os cotovelos devem trabalhar sempre na mesma linha que a barra.

Como bombar os músculos do peito?

Se deseja bombar os músculos do peito prefira o supino normal, substituindo-o apenas às vezes pelo supino inclinado. É importante compreender que estes exercícios não se complementam um ao outro, mas antes se substituem, de modo que não há necessidade de executá-los seguidos.

Além disso, qualquer variação do exercício para os músculos peitorais executado em um aparelho será significativamente menos eficaz do que o supino tradicional ou fundos para peitoral. O fato de existirem muitos aparelhos na academia não significa que eles sejam necessários.

***

A técnica de execução do supino inclinado praticamente não difere da técnica de execução do supino reto. O supino declinado, com a cabeça inclinada para baixo, é um exercício perigoso e o melhor é substituí-lo por fundos para peitoral.

Referências:

  1. Starting Strength, 3rd edition: Mark Rippetoe, Jason Kelly.

Adicionar novo comentário: