Abdômen: os melhores exercícios post image

Abdômen: os melhores exercícios

A descoberta dos exercícios mais eficazes para sarar o abdominal é resultado de pesquisas científicas. O que funciona melhor: rolamento com barra abdominal, aparelhos ou exercícios comuns?

[kkstarratings]

Exercício mais eficaz para um abdominal sarado

Peter Francis, Professor da San Diego State University decidiu descobrir quais os exercícios abdominais mais eficazes. No decurso do estudo(1) se avaliou o efeito de 13 exercícios para os músculos abdominais em 30 homens com idades compreendidas entre os 20 e os 45 anos.

Com a ajuda de meios eletromiográficos se mediu a carga nos grupos de músculos abdominais superiores, inferiores e laterais. Além disso, se mediu também a carga atuante sobre os músculos do quadril, para determinar se não seria devido ao movimento das pernas que se executava o movimento.

Músculos reto abdominais: classificação dos exercícios

O resultado do exercício foi depois comparado com o resultado dos abdominais tradicionais. Se o coeficiente do exercício for de, por exemplo, 200, isso significa que o exercício em questão ativa o abdômen de forma duas vezes mais eficaz do que as abominais comuns. Se for de 50, então tem metade da eficácia.

1. Abdominais estilo bicicleta

2. Elevação das pernas na cadeira abdominal

3. Abdominais na bola suiça

4. Abdominais com pernas levantadas

5. Rolo de torso track

6. Abdominais com braço estendidos

7. Abdominal grupado invertido

8. Abdominais com Ab Roller

9. Prancha

10. Abdominais convencionais

248

212

139

129

127

119

109

105

100

100

Músculos oblíquos: classificação dos exercícios

1. Elevação de pernas na cadeira abdominal

2. Abdominais estilo bicicleta

3. Abdominal grupado invertido

4. Prancha

5. Abdominais com pernas levantadas

6. Abdominais na bola suíça

7. Abdominal com rolo

8. Abdominais com braços estendidos

9. Abdominais com Ab Roller

10. Abdominais convencionais

310

290

240

230

216

147

145

118

101

100

Existe divisão entre o abdômen superior e inferior?

O estudo constatou que a maioria dos homens testados não foi capaz de isolar o envolvimento dos grupos musculares superiores e inferiores nos exercícios abdominais: os movimentos são realizados graças ao trabalho conjunto simultâneo de todos os setores musculares que compõem a parede abdominal.

Claro que existem técnicas que permitem distinguir os diferentes músculos abdominais, mas a maioria dos homens que treina não conseguem fazer isso. Na sua essência, qualquer exercício para os abdominais trabalha tanto nas partes inferiores, como nas partes superiores dos músculos abdominais.

Os aparelhos para o abdômen funcionam mesmo?

Se um atleta profissional exibir em uma publicidade aquele super-aparelho que faz milagres sobre os músculos abdominais, e lhe disser que justamente graças a esse aparelho você vai conseguir ter uma barriga lisa em 15 minutos, o mais provável é que ele esteja lhe mentindo.

Como pode ver pelos resultados do estudo, a maioria dos aparelhos trabalha menos os músculos abdominais do que os abdominais convencionais. Além disso, quanto mais caro for o aparelho, menor será a sua eficácia. Tire suas próprias conclusões e pense se vale a pena jogar seu dinheiro fora.

O rolamento com barra funciona mesmo no abdômen?

Este foi outro mito facilmente desmascarado por este estudo: a indiscutível eficácia do rolamento com barra. Sim, de fato os exercícios com rolamento com barra acusam resultados superiores aos das abdominais convencionais, mas repare que existem exercícios mais eficazes.

Além disso, quando executa abdominais com o rolamento com barra você aumenta significativamente a pressão sobre as regiões inferiores das costas e muitos acabam sentido desconforto. O FitSeven não recomenda este exercício, especialmente porque ele é fácil de substituir.

O verdadeiro segredo de um abdômen sarado

Lembre-se de que não existe nenhum exercício capaz de queimar a gordura da barriga: os exercícios servem apenas para fortalecer os músculos. Se os músculos estiverem escondidos sob uma camada de gordura, então a primeira coisa que você tem que fazer é se livrar dessa camada de gordura.

Neste caso a dieta, e apenas a dieta, pode lhe ajudar a conseguir isso. O cardio está longe de ser a componente mais importante na luta por uma barriga lisa, pois as 500 calorias que perde correndo na esteira são facilmente readquiridas em apenas uma refeição.

***

Nenhum aparelho nem rolamento com barra é tão eficaz quanto a tradicional elevação de pernas na barra (ou aparelho) ou quanto o exercício dos abdominais em estilo “bicicleta”. Além disso, é praticamente impossível trabalhar separadamente com as partes superior e inferior dos músculos abdominais.

Laia mais:

Referências:

  1. Peter Francis, Ph.D, Laboratório de Biomecânica em San Diego State University, fonte

Data da ultima edição:

  • 11 de maio de 2015

Adicionar novo comentário: