Post image for Como escolher o seu tênis

Como escolher o seu tênis

in Equipamentos

Cinco regras para escolher o tênis para jogging. Tudo o que precisa saber para escolher o melhor tênis. Dicas para evitar os erros mais frequentes na compra de calçado esportivo.

Como escolher o melhor tênis para correr?

A primeira coisa que você precisa fazer quando escolhe tênis na loja é colocar o cadarço do jeito que você costuma usar. O incômodo causado ​​por esta situação será compensado com o modelo corretamente escolhido para corridas futuras.

Retire o cadarço dos primeiros furos, aperte bem o tênis de modo a ficar justo ao seu pé, mas não muito apertado, em seguida tente sacar o pé para fora: se o modelo escolhido for o apropriado, o pé deverá sair com facilidade. Se o calcanhar ficar demasiado livre dentro do sapato, então você está com um número maior do que necessita.

Escolhendo o tamanho certo

O segundo passo na escolha dos tênis certo é voltar a atar o cadarço por completo, enfiando-o de novo nos furos superiores. O topo do tênis deve encostar confortavelmente, sem criar pressão excessiva em nenhum ponto do seu pé ou tornozelo.

Se mesmo assim você ainda sente que está apertado, antes de passar para a prova do tamanho a seguir, tente atar o cadarço do seu tênis de outra maneira. Da técnica de como se amarra o cadarço depende muitas coisas, inclusive, o conforto do pé.

A largura ideal

O terceiro passo da seleção de calçado de corrida é verificar a largura do mesmo. Em condição ideal, a largura do tênis ao nível dos dedos deverá permitir que o pé se mova ligeiramente na lateral, sem ficar absolutamente colado à parede do tênis, com uma folguinha de uns 3 a 5 mm.

Além disso, certifique-se que existem em cada um dos tênis cerca de 7-10 milímetros de folga para a meia. Tudo isto permitirá que o pé se sinta mais confortável, uma vez que durante a corrida o pé pode inchar um pouco, aumentando ligeiramente de tamanho.

Teste da linha de dobra

O quarto passo de verificação dos tênis é testar a linha da dobra. Tire o pé para fora do sapato, encoste a sola ao chão e empurre o calcanhar para ver onde é que o modelo faz a dobra: o tênis certo deve dobrar no mesmo local que o pé.

Se o sapato não dobrar no mesmo local onde dobra o pé ou se, por exemplo, os locais das dobras do sapato esquerdo e direito forem diferentes, você corre o risco de desenvolver pé chato. Se os tênis tiverem uma dobra muito apertada, em breve ele começarão a lhe causar dor nos pés.

Palmilhas corretivas

O último passo que deve levar em atenção na escolha do seu tênis é determinar se você precisa ou não de palmilha corretiva para o arco da sola do pé. Se você tiver a sola do pé plana, o melhor mesmo é usar um apoio adicional para maior o conforto e segurança.

Uma das maneiras caseiras mais fáceis de determinar se você tem ou não pé chato é o chamado “teste do pé molhado”: mergulhe o pé na água e em seguida pise em um pedaço de papel seco. Analise a sua pegada: se o arco do pé tocar no papel, o melhor é consultar um médico.

O melhor de "Engenharia de fitness":

  1. Como correr corretamente?
  2. Academia em casa
  3. Regras da hipertrofia

Erros na escolha de Tênis

Quando estiver escolhendo o tênis ideal mantenha em mente que na maioria dos casos o pé acaba inchando ligeiramente no final do dia, aumentando assim de tamanho e, por isso, a melhor altura para comprar sapatos é, precisamente, à tardinha. Um modelo de tênis comprado no período da manhã pode resultar ser pequeno.

Além disso, escolha cuidadosamente o tamanho do tênis e não compre nunca um número de modelo menor só porque se sente constrangido, por exemplo, com o tamanho de seus pés grandes. A saúde e conforto acima de tudo! Calçado muito pequeno pode levar à dor.

Segredos na escolha do tênis

Um dos momentos não tão óbvios na compra de um tênis é, por exemplo, a grossura da meia que pretende usar: é óbvio que uma meia mais grossa fará o tênis parecer mais apertado. Tenha isso em mente sempre que escolher tênis para diferentes épocas do ano.

Antes de sair para correr pela primeira vez com os seus tênis novos já nos pés, teste-os primeiramente caminhando pela casa: se sentir desconforto e inconveniência em condições normais, esse desconforto só terá tendência a aumentar quando você estiver correndo. Além disso, em caso de necessidade, será muito mais fácil devolver os tênis limpos na loja.

***

A escolha do tamanho ideal é a principal regra na busca dos melhores tênis para jogging. A melhor altura para comprar calçado é no final do dia e quando estiver experimentando os tênis nos seus pés amarre os cadarços do seu jeito para melhor avaliar a qualidade do modelo. 

Leia também:


Referências:

  1. How to Buy the Right Running Shoes, source
  2. Running Shoe Fit Tips, source

Data da primeira edição:

  • Setembro de 2013
Material utilizado:

  • © 2010-2013 FitSeven Network. Todos os direitos desta publicação pertencem à FitSeven, Lda. É proibido reproduzir este material em qualquer idioma sem a devida autorização prévia por escrito. A utilização da ilustração é feita com acordo do banco de imagens Shutterstock.