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Tipos somáticos: endomorfo

Regras de treinamento e nutrição para que tem tendência a ganhar peso: como conseguir uma barriga tanquinho e ganhar um corpo atlético. Suplementos esportivos para queima de gordura.

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O que é ser endomorfo?

A estrutura física do endomorfo se caracteriza por ter muita gordura, ossos grandes e cintura bastante larga. Este somatótipo se diferencia por sua capacidade para aumentar rapidamente a massa corporal à custa da gordura.

Do ponto de vista evolutivo, este metabolismo, que permite “fazer estoque” de energia, é melhor porque as pessoas que o têm aguentam muito tempo sem comida. Acredita-se que o endomorfo é o tipo mais comum entre os europeus.

Ectomorfo / Mesomorfo / Endomorfo

Por que os europeus engordam facilmente?

As pessoas cujos antepassados viveram há muitos séculos em regiões frias e que tinham que conseguir sobreviver o inverno são as que engordam mais facilmente. Sem estas reservas de gordura, esses antepassados teriam morrido de fome em poucas semanas.

A acumulação de gordura é o método preferido do organismo para armazenar energia. A gordura é precisamente a última reserva ao qual o organismo recorre, antes disso ele vai queimar o tecido muscular porque o músculo, na verdade, não é vital para a sobrevivência.

Erros no treinamento dos endomorfos

O principal erro mais difundido é a ideia de que a corrida é a única coisa que faz emagrecer. Embora isto seja verdade em parte, nós já explicamos, nos artigos dedicados à luta contra a gordura, que esta estratégia serve para se livrar da gordura corporal mas não para alisar ou sarar a barriga.

O segundo erro do endomorfo é seguir dietas agressivas que por vezes o levam à completa recusa de comida. Acontece que o jejum consome não só gordura mas também o músculo e, além disso, uma perda rápida de peso retorna igualmente rápida assim que a dieta terminar. Os regimes moderados são muito mais eficazes.

Treinamento para queimar gordura

O treinamento cíclico é a forma mais eficaz para reestruturar o metabolismo do organismo a fim de queimar gordura e produzir tecido muscular. Este treinamento aumenta o nível do hormônio do crescimento, que faz com que o corpo fique mais sarado.

Além disso, é bom alterar os treinamentos cíclico com um programa de ganho de massa muscular. Isto permite criar um impacto adicional que se refletirá positivamente sobre o crescimento dos músculos e a aceleração do metabolismo em geral.

Como conseguir uma barriga tanquinho?

O sonho de todo endomorfo é ter uma barriga lisa e sarada, com o mínimo de gordura. Mas a verdade é que para um abdômen perfeito é bem mais importante a dieta do que exercícios e treinamentos.

Além disso, não se esqueça de que o corpo masculino se livra da gordura da área do abdômen e das costas em último lugar e você tem realmente que se esforçar para obrigá-lo a fazer isso. A gente já escreveu quais os métodos mais eficazes para isso.

Dieta para o endomorfo

Antes de mais, é importante monitorar a quantidade de carboidratos na sua dieta. Não é necessário abandonar completamente os carboidratos e passar para uma dieta cetogênica (keto diet), basta garantir que não consome por dia mais do que 100 gramas de carboidratos.

A maior quantidade de carboidratos deve ser consumida entre 30 a 40 minutos antes do treino de força e 30 minutos após a sua conclusão (“janela anabólica”). Além disso, é importante ter uma ingestão elevada de proteína e moderar nas gorduras.

Suplementos esportivos para perder peso

A principal tentação do endomorfo é recorrer aos chamados queimadores de gordura para se livrar facilmente do excesso de gordura. Mas lembre-se que esses suplementos não queimam a gordura por si sós, eles apenas ajudam o corpo a fazer isso e você não pode contar exclusivamente com eles.

Quando o organismo tem uma quantidade suficiente de ácidos graxos ômega 3, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), magnésio e cálcio, ele irá queimar melhor a gordura corporal e acelerar o metabolismo. É importante obter estes microelementos, seja através da comida habitual ou de suplementos alimentares.

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Geneticamente falando, a maioria dos europeus tende a acumular excesso de gordura corporal. Para alterar o seu metabolismo e fazer com que o corpo comece a queimar gordura e a produzir músculo, você vai precisar de uma dieta moderada, bem como de treinamento regular e básico.

Referências:

  1. «7 rules of building muscles» by Joe Warner, 2011
  2. “The New Rules of Lifting” by Lou Schuler, 2005
  3. http://www.bodybuilding.com/fun/beast41.htm

Data da primeira edição:

  • 8 de maio de 2013

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