O café da manhã saudável post image

O café da manhã saudável

Teaser: Como começar corretamente a manhã? Recomendações para preparar um café da manhã rico e saudável. Alimentos com alto conteúdo de vitaminas e nutrientes fundamentais para o organismo.

[kkstarratings]

Importância do café da manhã para o metabolismo 

O café da manhã é importante para o metabolismo por duas razões: a primeira: as calorias que são ingeridas pela manhã são principalmente utilizadas para garantir o funcionamento do organismo, e portanto não se acumulam em forma de gordura. A segunda: não tomar café da manhã abre o apetite e provoca que se coma em excesso durante o dia e a tarde. 

O café da manhã ideal deve basear-se em carboidratos de alta qualidade com baixo índice glicêmico, fibra e gorduras saudáveis: estes produtos proporcionam sensação de saciedade durante um período considerável de tempo e estimulam o funcionamento dos intestinos. A pior escolha para a manhã são alimentos doces e cereais açucarados.  

O porquê dos carboidratos no jantar não engordam e, pelo contrário, possibilitam a queima de gorduras. Pode se comer à noite?

Muesli x Aveia 

Por mais saudável que pareça o muesli com mel, uvas passas, pedaços de chocolate e aveia integral, a aveia por muito será sempre uma melhor opção. No primeiro caso, porque o mel em si contém 0,02% de pólen e outros componentes ativos, e 80% de sua composição são açúcares e o restante 19,98% é água. 

Os flocos de aveia cuidadosamente fervidos (a diferença dos grãos secos e comprimidos) formam uma massa no estômago que dificulta a sua digestão. É precisamente esta característica a maior vantagem da aveia, porque permite que se mantenha a sensação de saciedade por longos períodos, melhora a flora intestinal e a qualidade do sangue. 

Os melhores alimentos para o desjejum

1: A aveia é uma excelente fonte de carbonatos para começar o dia. Este alimento libera sua energia no organismo lenta e paulatinamente, fenômeno que permite que se sinta satisfeito durante um longo tempo depois de comer. Ao mesmo tempo, melhora o funcionamento dos intestinos e diminui os níveis de colesterol no sangue.

2: O muesli pode ser substituído pela aveia em caso de não ter tempo suficiente durante a manhã para cozinhar. Na hora de comprar muesli, leia atentamente toda a informação da embalagem e certifique-se que o conteúdo de açúcar, mel, frutos secos (uvas passas, abacaxi, entre outros) e outras fontes de carboidratos rápidos sejam mínimos.

3: Produtos lácteos. Se você é tolerante à lactose, não tem motivos para restringir o consumo de queijos frescos (queijada, queijo quarck, coalhada) ou aveia em leite. Os produtos lácteos são uma excelente fonte de proteínas com alta porcentagem de assimilação pelo organismo; assim mesmo, os aminoácidos que contém são de alta qualidade.

4: Ovos. Sempre houve o mito sobre o perigo que os ovos representam para a saúde do organismo, ideia fundamentada pelo suposto incremento de colesterol que eles provocam. Muitas pesquisas recentes desmentem esta informação e afirmam que o consumo de ovo acarreta apenas a benefícios (tanto a clara de ovo, como a gema).

5: Frutas de temporada. A manhã é o melhor momento para as frutas: o açúcar natural que estes contém lhe deram energia, enquanto que a fibra proporcionará um balanço calórico. Pode-se consumir a fruta ou como complemento para a aveia e muesli, já mencionados; da mesma forma, pode fazer um batido de frutas com leite ou outro produto lácteo.

6: A manteiga de amendoim se converterá em um produto insubstituível para aquelas pessoas que teimam e querem aumentar a massa muscular, assim como para aqueles que desejam consumir calorias adicionais e saudáveis. O tipo de gordura deste manteiga é similar ao de oliva e proporciona 200 Kcal e 10 gr de proteínas adicionais em 2 colheradas.

7: O abacate aporta, não só uma considerável quantidade de gorduras de origem vegetal (as quais representam cerca de 75% das calorias que este contém), como também vitaminas B, K, E e C. Entre outros elementos importantes da composição do abacate está a glutationa, que é um potente antioxidante.

8: Uma colherada de óleo de coco ao acordar, não só ajuda a deter os processos católicos nos músculos, como também prepara o estômago para receber comida, A característica mais interessante deste óleo é que as suas calorias dificilmente serão enviadas para serem acumuladas nos depósitos de gordura do organismo.

9: Canela. Desde milhões de anos atrás, o homem conhece os benefícios da canela. Ao ser adicionada à comida, esta influi no metabolismo da glicose, normalizando a ação da insulina no organismo. Em outras palavras, a canela é capaz de diminuir o índice glicêmico dos alimentos. Agregue uma putada de canela à aveia.

10: Vitamina D em cápsulas. A vitamina D é um elemento de suma importância para o metabolismo que só é produzido pelo corpo ao estar exposto aos raios solares. Impor o hábito de ingerir uma cápsula desta vitamina todos os dias no período de outono e inverno, esta medida melhorará o metabolismo e evitará as depressões comuns durante estas estações.

***

O café da manhã ideal é composta de aveia cuidadosamente fervida que contenha além de um produto lácteo, uma pitada de canela, uma colherada de óleo de amendoim e frutas da temporada. A pior escolha para começar o dia são os produtos doces como os cereais açucarados, embutidos ou uma torrada de pão branco com nutella.

Adicionar novo comentário: