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Keto: dieta proteica

Que quantidade de carboidrato necessita o organismo para poder viver ativamente? Será possível combinar a dieta cetogênica com treino de força? Keto-dieta: vantagens e desvantagens.

Dieta sem carboidratos

A dieta cetogênica, também conhecida como dieta keto, limita ao máximo a ingestão de hidratos de carbono, chegando mesmo a eliminá-los por completo em alguns casos. Ao deixar de obter carboidratos, o organismo reestrutura o metabolismo, fazendo com que a gordura se torne a sua principal fonte de energia.

O nome “dieta cetogênica” (ketogenic diet) deriva do conceito “processos cetogênicos”. Por sua vez, os processos de cetogênicos indicam a alteração metabólica no qual a gordura será convertida em corpos cetônicos que o cérebro irá utilizar no lugar dos hidratos de carbono.

O organismo necessita de hidratos de carbono?

Ao contrário das proteínas e gorduras, sem as quais o corpo não sobrevive, o consumo de hidratos de carbono não é tão vital, uma vez que por si só, a presença de açúcar no sangue não é crítica para a vida e o cérebro consegue trabalhar com corpos cetônicos.

O perigo da dieta cetogênica está em outra coisa. Os alimentos que contêm carboidratos contêm também outros nutrientes importantes como fibras, vitaminas e minerais (ao contrário da carne). O corte desses alimentos leva, naturalmente, ao empobrecimento da dieta.

Qual a eficácia da dieta cetogênica?

Não obtendo carboidratos através do alimento, o corpo começa a usar a energia da gordura, reorganizando o metabolismo para gastar de modo eficiente as reservas de gordura. O nível de insulina cai, o que ajuda o tecido adiposo a libertar mais rapidamente os AGL (ácidos graxos livres).

Dado que em estado cetogênico o corpo transforma a gordura na sua principal fonte de energia, os acima referidos AGL acabam sendo processados muito rapidamente, “consumindo-se” no fígado ou nos músculos. O resultado é uma diminuição factual da gordura corporal.

Limitação de gordura na dieta cetogênica

Existe a ideia errada de que na dieta cetogênica a ingestão de calorias não tem nenhuma influência. Como em todos os outros casos, a queima de gordura, mesmo no estado cetogênico, requer um balanço energético negativo e você precisa consumir sempre menos calorias do que aquelas que o corpo gasta.

O fato de a dieta sem carboidratos não proibir o consumo de gordura se deve ao fenômeno de ser fisicamente difícil comer muitos alimentos gordurosos que não contenham carboidratos: o corpo controla muito melhor a saturação de gordura do que de hidratos de carbono.

Vantagens da dieta sem carboidratos

As duas principais vantagens da dieta keto está no fato de, por um lado, devido ao elevado nível de saturação da gordura, a sensação de fome nele ser mínima e, por outro lado, o uso de grandes quantidades de proteína minimizar a perda de massa muscular.

Além disso, é muitas vezes mais fácil se manter fiel à dieta cetogênica do que ter que andar contando o consumo de nutrientes e calorias. Com esta dieta basta riscar do seu cardápio alimentos que contenham hidratos de carbono e elaborar um cardápio com base principal na carne.

A dieta cetogênica e os treinos de força

A principal limitação desta dieta sem carboidrato está no fato de ela não permitir o treinamento de força, já que o corpo se vê privado do seu principal combustível para os músculos: a glicose (para um treino completo o corpo necessita entre 120 a 150 g de carboidrato).

O corpo consegue manter atividades lentas, mas certamente não aguentará um treino com pesos elevados ou com corrida de velocidade. Lembre-se que o treinamento com nível reduzido de glicose tem grande probabilidade de levar a desmaios, o que pode ser mortal quando o trabalhamos com pesos.

Dieta cetogênica: vale ou não a pena?

É um grande erro simplificar a lógica da dieta cetogênica à frase “desde que não coma carboidratos, você pode comer o quanto quiser e ainda perde peso”. É importante entender que ao rejeitarmos os carboidratos somos obrigados a reestruturar o nosso cardápio para manter a normalização da dieta.

O uso indiscriminado da dieta sem carboidratos durante algumas semanas pode ter um impacto negativo sobre a saúde. Se ao mesmo tempo se der também uma forte redução no consumo de calorias, o corpo, embora perca factualmente peso, estará fazendo isso em detrimento dele mesmo.

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Embora a dieta livre de carboidratos possa ser eficaz, o desejo de perder peso o mais rápido possível (e, ao mesmo tempo exibir músculo trincado) leva muitos a combinarem a dieta cetogênica com a musculação, o que é perigoso. Além disso, convém não simplificar a lógica da dieta.

Referências:

  1. The Ketogenic Diet by Lyle McDonald, source

Data da primeira edição:

  • 29 de janeiro de 2011
  • Camila jul 10, 2016

    Faço esse tipo de dieta e nunca me senti mal para treinar u consumo 150 gramas de carbo ao dia, não perdi peso, e ainda diminui circunferência do abdômen eu amei fazer essa dieta!

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