Salada Caesar post image

Salada Caesar

Receitas simples e úteis para homens: dicas para preparação rápida da versão mais correta e saudável da clássica salada Caesar para aqueles que não sabem cozinhar mesmo nada.

Quem inventou esta salada?

O inventor da salada caesar (também conhecida como salada césar) foi Caesar Cardini, um americano de origem italiana dono de restaurante. Foi ele quem inventou a receita e começou a servir uma salada como especialidade da casa em seu restaurante de Los Angeles, Califórnia, no início dos anos 1920.

Inicialmente, o prato se chamava “Salada do Aviador”, mas rapidamente foi rebatizado para o nome do restaurante de Cardini – «Caesar’s». Em 1930 a salada conquistou o título de “melhor receita norte-americana dos últimos 50 anos” na exposição de culinária em Paris(1).

Receita clássica

A receita original incluía folha de alface romana, gema de ovo, croutons com gosto de alho fritos em azeite, queijo parmesão e molho Worcestershire (também conhecido como ‘molho inglês’ e feito à base de vinagre de malte, melaço, açúcar, sal, anchovas, extrato de tamarindo, cebola, alho e especiarias).

O método de servir era completamente diferente do atual: sobre grandes folhas de alface com o caule virado para cima, se espalhava em primeiro lugar os croutons, em seguida a gema do ovo escalfada, queijo e molho. A salada era comida com as mãos sem o uso de talher.

O molho da salada Caesar

Em 1948 Cardini patenteou o molho Caesar, no entanto não conseguiu obter direitos de autor da salada propriamente dita. O molho continua ainda hoje sendo produzido nos EUA, sob o nome de «Cardini’s Original Caesar Dressing», e em muitos outros países tem empresas produzindo análogos.

Na sua composição entra óleo de soja e azeite, água, gema de ovo, vinho branco, vinagre, suco de limão, mostarda, queijo parmesão, alho, cebola, açúcar e anchovas(3). É importante não esquecer que uma porção desse molho contém 160 calorias, em oposição às 20-25 calorias por dose de molho Worcestershire.

Salada de frango com abacaxi

Dados os hábitos alimentares dos americanos, a quem a salada clássica parecia muito “pobre e insípida”, muito rapidamente surgiu a versão “nutritiva” da salada Caesar com peito de frango, molho gordo, grande quantidade de queijo e até mesmo abacaxi.

Os restaurantes mexicanos começaram a oferecer variações da salada servida enrolada em tortilhas. Essa experiência foi aceita adotada no McDonalds que, com base nela, criou uma das receitas de um dos pratos mais populares do seu menu — o “César Roll,” uma porção do qual contém 700 calorias.

Valor calórico da salada Caesar

A salada Caesar com frango e molho gordo pode conter entre 600-800 calorias — mais do que uma pizza comum. A gordura e os óleos vegetais contidos no frango frito e no molho acrescentam uma enorme quantidade de calorias. Tente evitar essa variedade da salada.

O valor nutricional de uma porção de salada preparada pela receita clássica é de cerca de 200 calorias: 90-120 kcal do pãozinho tostado, 30-40 kcal do queijo parmesão, 30-40 kcal da gema de ovo, 20-25 kcal do molho e 5-10 kcal das folhas de alface.

Receita da Salada Caesar “Correta”

Ingredientes para 4 porções(4):

  • Alface romana – 3 cabeça de tamanho médio
  • Azeite de oliva – meia xícara e mais duas colheres de chá
  • Meia baguete de pão francês para preparar os croutons
  • 2 dentes de alho
  • Suco de dois limões
  • 2 ovos de galinha (gemas)
  • 12 gotas de molho inglês
  • 120 g de queijo parmesão
  • Sal e pimenta a gosto

Para preparar o pão tostado crouton esmigalhe o alho para dentro de um copo e junte o azeite de oliva; corte a baguete em fatias de 1 cm, coloque-os em uma assadeira, pincele cuidadosamente com o azeite com alho; seque no forno e, em seguida, frite em uma frigideira com o azeite que restou.

Como preparar a salada Caesar?

Prepare os ingredientes necessários para o prato – corte a alface romana, retirando as folhas escuras e a base de pedúnculo. Coloque os ovos em água fervente por exatamente 1 minuto. Esprema o suco dos limões (ou use suco já pronto). Rale o queijo parmesão em um ralador grosso.

Pegue uma tigela grande de madeira, misture nela 2 colheres de sopa de azeite, 12 gotas de molho inglês (Worcestershire), sal e pimenta e, em seguida, adicione a alface romana e misture tudo. Acrescente as gemas dos ovos, os croutons e o queijo, volte a misturar com cuidado. Sirva nos pratos.

***

Para preparar a receita clássica da Salada Caesar não necessita de mais que 20 minutos mesmo sem quaisquer conhecimentos de culinária ou jeito para a cozinha. Não é por acaso que precisamente este prato seja tão popular nos “diners” americanos – os restaurantes de fast-food.

Fontes:

  1. History of Salads and Salad Dressings, fonte
  2. Caesar Salad: Myth debunked, fonte
  3. Original Caesar Dressing, fonte
  4. The Original Recipe for Caesar Salad, fonte

Data da primeira edição:

  • 13 de junho de 2014

Adicionar novo comentário: