Glúten: 7 perguntas simples post image

Glúten: 7 perguntas simples

Sete perguntas sobre o glúten — Por quê esta substância pode ser perigosa para a saúde? Que alimentos contêm glúten? e Quais os sintomas da intolerância a esta substância?

1: O que é o glúten?

O glúten é um complexo de proteínas que está presente em muitos cereais, especialmente no trigo, cevada e centeio. A percentagem de glúten no trigo é de mais de 80% da massa total do grão. Em latim, o nome gluten significa “cola, grude” e é por isso que às vezes o glúten é chamado em algumas línguas de “colante”.

O alto teor de glúten na farinha é o fator-chave que permite a facilidade da sua mistura com água. Na sua essência, o glúten gruda a massa — quanto menos glúten tiver o cereal, mais difícil será obter uma massa homogênea a partir da farinha desse cereal.

2: Quais os alimentos que contêm glúten?

É óbvio que a composição de todos os produtos produzidos a partir da farinha de trigo, cevada ou centeio é, mais de metade, constituída de glúten. Nesta categoria se inclui o pão e quaisquer produtos de panificação, bolos, diferentes tipos de macarrão e massas, cereais e granola.

Uma vez que o glúten é bom para dar viscosidade a substâncias líquidas, ele é também utilizado no fabrico de ketchup e molhos, sorvete, iogurte e outros produtos do gênero. Nestes casos ele surge com o nome de “amido modificado” ou “proteína hidrolisada”.

3: O glúten é nocivo?

De acordo com estudos existentes, a intolerância ao glúten (doença celíaca) ocorre em cerca de 1% da população – uma pessoa em cada 100-150(1). A imunidade dessas pessoas capta o glúten como uma substância estranha, fazendo com que o organismo “lute” contra ela com todos os meios possíveis.

Uma vez que o glúten é consumido junto com os alimentos, o estômago dos portadores da doença celíaca sofre particularmente – é lesada a função intestinal, diminui o nível de assimilação de açúcares, gorduras, vitaminas e minerais. O indivíduo sente desconforto e cansaço constante.

4: Sintomas de intolerância ao glúten

A maioria dos sintomas diretos de intolerância ao glúten tem a ver com o mau funcionamento do sistema digestivo – inchaço, diarreia de gravidade variada. Nos casos crônicos as fezes saem desbotadas, espumosas e com um forte odor desagradável(2).

Os sintomas secundários incluem diminuição da imunidade, deterioração geral do metabolismo e diminuição da operabilidade física. Dada a manifestação por vezes fraca e disfarçada dos sintomas, o diagnóstico da desta patologia é muitas vezes difícil de ser feito e os portadores não se apercebem da sua doença.

5: Como descobrir se eu tenho esta doença?

A maneira mais fácil e mais acessível para detectar a intolerância ao glúten é eliminando-o da dieta por alguns dias e fazer em seguida uma avaliação cuidadosa da sua saúde. O retorno da dieta com produtos de trigo será revelador.

A microflora intestinal necessita de pelo menos 10-14 dias para recuperação parcial. Se o retorno à dieta normal, com glúten, provoca sintomas desagradáveis ​​e problemas digestivos, o mais provável é que você não tenha tolerância ao glúten.

6: Lista de produtos sem glúten

Alimentos sem glúten são todos os tipos de carne e peixe, ovos, batatas, arroz, milho, ervilhas e outras leguminosas, nozes, frutas e legumes. Os produtos lácteos e queijos são permitidos nos casos em que o indivíduo não tenha nenhum tipo de intolerância à lactose.

É importante entender que a dieta livre de glúten é a completa rejeição de quaisquer produto feito de trigo, cevada e centeio – pão e massas em primeiro lugar. Aveia é permitida apenas nos casos em que vem limpa e não vem misturada com outros cereais.

7: Existe cura para a doença celíaca?

Estudos científicos recentes mostram que a doença celíaca (a intolerância ao glúten) é uma patologia genética. Se seus parentes mais próximos sofrem desse mal, existe grande probabilidade de você ser também a ter a doença(1).

Se seguir uma dieta isenta de glúten por vários anos, isso irá minimizar os efeitos da intoxicação, restabelecendo a sua saúde a níveis de normalidade aceitável, mas nos dias de hoje ainda não existe cura total para esta doença.

***

A intolerância ao glúten, detectada em 1% das pessoas, se manifesta na deterioração do funcionamento do intestino, na lesão da imunidade e no aumento do risco de doenças oncológicas. O único tratamento existente é deixar de comer qualquer alimento que contenha glúten.

Fontes:

  1. Gluten, Wikipedia Article, fonte
  2. Coeliac disease, Wikipedia Article, fonte

Data da primeira edição:

  • 7 de maio de 2014

Adicionar novo comentário: