Frutas perigosas post image

Frutas perigosas

Lista das frutas e legumes que contêm as quantidades máximas e mínimas de agrotóxicos e outros compostos químicos. Por que as maçãs são consideradas as mais prejudiciais para a saúde?

[kkstarratings]

Sobre o método de estudo

A organização norte-americana Environmental Working Group processa anualmente os dados sobre a composição química detalhada das 48 frutas e vegetais mais populares no mercado. Os resultados obtidos se baseiam na análise de 32 mil amostras realizada pelos laboratórios USDA e FDA(1).

Nessas análises são testadas características como a percentagem de agrotóxicos contidos na amostra; a percentagem de amostras com dois ou mais tipos diferentes de pesticidas e o número médio de pesticidas utilizados por cada tipo de fruta. A origem geográfica da fruta não é levada em conta.

Maçã: a fruta mais prejudicial

Por quatro anos consecutivos, a organização EWG reconheceu a maçã como sendo a fruta com mais agrotóxicos. Em uma escala de 1 a 100, em que 1 é o conteúdo mínimo de pesticidas e 100 – o máximo, a maçã obteve sempre a pontuação máxima de 100 pontos.

No total, foram detectados na maçã 47 pesticidas diferentes que podem ter impacto sobre a saúde humana – 6 deles pertencem ao grupo de conhecidos agentes ou potenciais agentes cancerígenos, 16 são suspeitos de atuar sobre os níveis hormonais e 11 pertencem ao grupo das toxinas(2).

Legumes perigosos

Além da maçã, outros produtos hortícolas e frutas que apresentaram elevado teor de substâncias químicas nocivas foram os morangos, as uvas, o aipo, o pêssego, o espinafre, o pimentão, a nectarina, o pepino, o tomate-cereja, a batata e as ervilhas.

A ingestão constante destes produtos tem um impacto negativo sobre a saúde do indivíduo, mesmo que seja adulto. O ideal seria as crianças não consumirem nunca estas frutas e legumes porque, para elas, basta uma quantidade bem mais pequena de substância tóxica para contaminar seus corpos.

Por que os produtores fazem isso?

As razões pelas quais os produtores agrícolas usam produtos químicos são essencialmente duas. Em primeiro lugar, os agrotóxicos permitem tornar a produção mais barata graças ao aceleramento do ciclo de maturação e à redução das perdas devido a pragas e doenças.

Em segundo lugar vem o visual do próprio produto. Os clientes no supermercado não querem comprar maçãs carcomidas e “pouco atraentes”, as pessoas procuram frutas grandes, coloridas e brilhantes. O problema é que as maçãs brilham precisamente devido ao tratamento químico.

Será necessário deixar de comer fruta?

É importante entender que o consumo regular de frutas e legumes é um dos principais pilares de uma dieta saudável. De modo algum se recomenda às pessoas que deixem de comer tais alimentos, apenas é necessário rever alguns hábitos de consumo.

Se possível, tente não comprar frutas da lista das mais prejudiciais, ou comprar apenas as marcas que vêm indicadas com o símbolo “orgânico”. E lembre-se também que comprar diretamente em um mercado ou feira agrícola nem sempre garante a pureza química do produto.

Espargos e abacate: os vegetais mais saudáveis

O abacate é cultivado pelo ser humano há mais de três mil anos. É um fruto rico em potássio, que ajuda a manter a saúde da pele e dos vasos sanguíneos, bem como em antioxidantes, gordura vegetal e vitamina E, que são elementos importantes na luta contra o envelhecimento do organismo.

Os brotos de espargos são utilizados na culinária também já há muito tempo, há mais de dois mil anos. A planta propriamente dita cresce em praticamente todo o mundo sem necessitar de condições especiais para o seu amadurecimento (ao contrário do abacate, que é cultivado principalmente no México).

Frutas saudáveis

O principal produtor mundial de manga é a Índia, seguida da China, Tailândia, México e Brasil. Em média, cada peça dessa fruta contém 120 calorias e 26 gramas de açúcar, o que a torna um produto excelente para fechar a janela metabólica depois da prática de exercícios físicos.

Por mais surpreendente que seja, o primeiro lugar em produção de kiwis pertence à Itália. A Nova Zelândia ocupa o segundo lugar. Além de ficar na frente de muitas outras frutas em teor de vitamina C, o kiwi também contém uma grande quantidade de microelementos importantes.

10 frutas e legumes mais saudáveis

  • Espargos
  • Abacate
  • Repolho
  • Melão
  • Couve-Flor
  • Berinjela
  • Toranja
  • Kiwi
  • Manga
  • Abacaxi
10 frutas e legumes mais nocivos

  • Maçã
  • Aipo
  • Tomate-cereja
  • Pepino
  • Uvas
  • Nectarina
  • Pêssego
  • Batatas
  • Ervilhas
  • Espinafre

***

Das 32.000 amostras de frutas e legumes testadas no estudo, as maçãs foram consideradas as mais prejudiciais – uma maçã contém em média 47 pesticidas diferentes. A lista de frutas e legumes com a menor quantidade de agrotóxicos é encabeçada pelos espargos e abacate.

Fontes:

  1. EWG’s Shopper’s Guide to Pesticides in Produce, fonte
  2. What’s on my food: Apples, fonte

Data da última alteração:

Adicionar novo comentário: