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Espaguete com azeite de oliva

Receita de preparação rápida de espaguete à moda italiana com alho, pimenta vermelho e azeite de oliva. Tudo sobre os benefícios para a saúde do macarrão clássico Aglio Et Olio.

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Massa: comida antiga

A tecnologia de mistura dos grãos de trigo com água para a preparação de alimento é conhecida pela humanidade há pelo menos dois mil anos; nos livros de receitas do século V já se menciona uma receita que consistia em camadas de massa alternada com camadas de carne, semelhante à lasanha.

O macarrão é considerado o ingrediente por excelência da cozinha italiana, uma vez que a primeira descrição da separação da massa seca em tiras é encontrada no livro do reino da Sicília do século 12. A produção em massa do macarrão teve início igualmente na Itália, em Sanremo, no século 17(1).

O espaguete é prejudicial para a saúde?

O espaguete, um tipo de massa fino e longo, é conhecido na Itália há mais de 200 anos. Como qualquer produto da cozinha tradicional, o espaguete, quando preparado de acordo com a receita clássica de trigo duro, ovos e água, é um alimento balanceado.

Apesar do comum equívoco, a massa clássica não provoca qualquer dano à saúde. O problema está exclusivamente nos queijos, molhos e temperos, já que precisamente eles são ricos em calorias e gorduras e precisamente eles levam a excessos.

Espaguete com alho e azeite

Uma das maneiras mais fáceis de dar ao macarrão “simples” sabor e cheiro é adicionando alho, azeite e um pouco de pimentão vermelho. Além de o prato resultar de fato saboroso, ele se mantém saudável.

O azeite é a base do sistema de alimentação tradicional dos povos de Itália, França, Espanha, entre outros, que seguem a chamada dieta mediterrânea. É importante lembrar que o organismo prefere usar a energia desse tipo de gordura no metabolismo, em vez de o armazenar como gordura corporal.

Benefícios do alho e pimenta

Numerosos estudos científicos comprovam um fato há muito conhecido: o alho faz bem à saúde. Além de suas características antimicrobianas, o alho consegue normalizar o colesterol ruim e reduzir a percentagem de açúcar no sangue(2).

Um dente de alho e uma pequena pimenta caiena vermelha conseguem satisfazer quase completamente a necessidade diária em vitaminas A, B2, B6, E, C, potássio e magnésio. E graças aos grãos de trigo contidos na massa, você recebe também o selênio, zinco e vitamina B1.

Receita espaguete Aglio Et Olio

Ingredientes para duas porções. Tempo total de cozedura: 16 minutos(3).

  • Espaguete – 160 g
  • Alho – 2 dentes
  • Meia pimenta caiena vermelha, sem carocinhos.
  • Azeite – 20 ml
  • Sal a gosto
  • Suco de limão e salsa – opcional

Enquanto o macarrão estiver cozendo, junte o alho picado, a pimenta e o azeite de oliva e, em seguida, frite tudo isso em fogo baixo por cerca de 5-7 minutos, até o alho ficar levemente dourado. Despeje o molho sobre o espaguete pronto. Opcionalmente, pode adicionar suco de limão e salsa.

Como cozinhar macarrão à moda italiana?

Na Itália, o espaguete se prepara tradicionalmente al dente, que significa que é retirado da cozedura quando ainda oferece uma leve resistência à “mordida”. O tempo deste tipo de cozimento da massa é de cerca de 7-8 minutos (se o pacote não especificar outro tempo); o espaguete deve ser cozido em bastante água.

Despeje para uma panela funda dois litros de água (um litro por cada 80 gramas de espaguete), leve para ferver em fogo alto e, em seguida, adicione uma colher de chá de sal marinho grosso. Aguarde até que a água voltar a ferver e então mergulhe o espaguete, tentando não o quebrar.

Calorias do espaguete

Como a FitSeven já mencionou acima, a massa tradicional é realmente dietética – uma porção de espaguete com azeite contém apenas 170 calorias, 25 gramas de hidratos de carbono complexos, 6 gramas de gordura (azeite de oliva) e 5 gramas de proteína.

Lembre-se que a adição de uma “pitada” de queijo ralado aumenta logo ao prato cerca de 80 calorias e 7 gramas de gordura (4 gramas dos quais são gordura animal). O mesmo vale para o molho de creme de leite — cerca de 50-60 calorias e 3 gramas de gordura por porção pequena.

***

A receita tradicional de espaguete com azeite de oliva e alho preparado segundo a tradicional receita italiana é um prato gostoso e equilibrado. No entanto, é importante evitar a tentação de adicionar queijo ou molhos, já que estes são fonte de calorias “más”.

Fontes:

  1. Pasta, Wikipedia Article, fonte
  2. Garlic, Wikipedia Article, fonte
  3. Spaghetti with Oil and Garlic (Aglio Et Olio), fonte

Data da primeira edição:

  • 29 de mayo de 2014

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